Ensino religioso, representações sociais e formação docente: implicações sobre o processo de atuação do professor de ensino religioso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Firmino, Girleine de Mélo Andrade
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19872
Resumo: We discuss about the social representations about teacher education and its importance to a healthy practice in religious education, directly influencing the stance taken by their teachers, and thus reaching the worldview of the students with whom they relate. We seek to start reporting the historical trajectory of Religious Education and the various changes over time in relation to the concept of Teacher Education, following the challenges relevant to teachers of Religious Education, seeking to know them through the Social Representations, understanding how the same in spite of dealing directly with common sense socially constructed, reveal the possible intentions we have about our stance against the religious education teacher and our degree of involvement in it.
id UFPB_be7f999b41189810d3111f65c769f6b2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:123456789/19872
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Ensino religioso, representações sociais e formação docente: implicações sobre o processo de atuação do professor de ensino religiosoEnsino religiosoFormação docenteRepresentações sociaisReligious educationTeacher trainingSocial representationsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAWe discuss about the social representations about teacher education and its importance to a healthy practice in religious education, directly influencing the stance taken by their teachers, and thus reaching the worldview of the students with whom they relate. We seek to start reporting the historical trajectory of Religious Education and the various changes over time in relation to the concept of Teacher Education, following the challenges relevant to teachers of Religious Education, seeking to know them through the Social Representations, understanding how the same in spite of dealing directly with common sense socially constructed, reveal the possible intentions we have about our stance against the religious education teacher and our degree of involvement in it.NenhumaAbordamos acerca das Representações Sociais sobre formação docente e sua importância para uma prática sadia no Ensino Religioso, influenciando diretamente na postura assumida por seus professores, e consequentemente alcançando a visão de mundo dos discentes com quem se relacionam. Buscamos iniciar relatando a trajetória histórica do Ensino Religioso e das várias mudanças ocorridas ao longo do tempo com relação ao conceito de Formação Docente, seguindo para os desafios pertinentes aos professores de Ensino Religioso, procurando conhecê-los por meio das Representações Sociais, entendendo o quanto as mesmas, apesar de lidar diretamente com o senso comum socialmente construído, revelam as possíveis intenções que temos acerca da nossa postura docente frente ao Ensino Religioso e o nosso grau de comprometimento nisso.Universidade Federal da ParaíbaBrasilCiência das ReligiõesPrograma de Pós-Graduação em Ciências das ReligiõesUFPBSilva, Marinilson Barbosa dahttp://lattes.cnpq.br/9320767757082850Firmino, Girleine de Mélo Andrade2021-03-26T19:44:06Z2020-02-052021-03-26T19:44:06Z2012-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19872porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2021-06-25T00:28:22Zoai:repositorio.ufpb.br:123456789/19872Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2021-06-25T00:28:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino religioso, representações sociais e formação docente: implicações sobre o processo de atuação do professor de ensino religioso
title Ensino religioso, representações sociais e formação docente: implicações sobre o processo de atuação do professor de ensino religioso
spellingShingle Ensino religioso, representações sociais e formação docente: implicações sobre o processo de atuação do professor de ensino religioso
Firmino, Girleine de Mélo Andrade
Ensino religioso
Formação docente
Representações sociais
Religious education
Teacher training
Social representations
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
title_short Ensino religioso, representações sociais e formação docente: implicações sobre o processo de atuação do professor de ensino religioso
title_full Ensino religioso, representações sociais e formação docente: implicações sobre o processo de atuação do professor de ensino religioso
title_fullStr Ensino religioso, representações sociais e formação docente: implicações sobre o processo de atuação do professor de ensino religioso
title_full_unstemmed Ensino religioso, representações sociais e formação docente: implicações sobre o processo de atuação do professor de ensino religioso
title_sort Ensino religioso, representações sociais e formação docente: implicações sobre o processo de atuação do professor de ensino religioso
author Firmino, Girleine de Mélo Andrade
author_facet Firmino, Girleine de Mélo Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Marinilson Barbosa da
http://lattes.cnpq.br/9320767757082850
dc.contributor.author.fl_str_mv Firmino, Girleine de Mélo Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino religioso
Formação docente
Representações sociais
Religious education
Teacher training
Social representations
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
topic Ensino religioso
Formação docente
Representações sociais
Religious education
Teacher training
Social representations
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
description We discuss about the social representations about teacher education and its importance to a healthy practice in religious education, directly influencing the stance taken by their teachers, and thus reaching the worldview of the students with whom they relate. We seek to start reporting the historical trajectory of Religious Education and the various changes over time in relation to the concept of Teacher Education, following the challenges relevant to teachers of Religious Education, seeking to know them through the Social Representations, understanding how the same in spite of dealing directly with common sense socially constructed, reveal the possible intentions we have about our stance against the religious education teacher and our degree of involvement in it.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-31
2020-02-05
2021-03-26T19:44:06Z
2021-03-26T19:44:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19872
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Ciência das Religiões
Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraíba
Brasil
Ciência das Religiões
Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842972456648704