Produção de materiais didáticos hipermídia para educação a distância na formação de gestores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Raquel Alves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5937
Resumo: This research is a result of an applied research that aims to investigate the conceptual theoretical presuppositions necessary to create a conceptual model enough to produce hypermedia didactic material to be used to the distance teaching. To produce an interactive prototype based on press and audiovisual media it was used an experimental methodology designed by an interdisciplinary developer s team from the science, communication and education areas. For that reason, it was created a conceptual model based on Howard Gardner Multiple Intelligence Theory (TIM). To the interactive tests it was used an authorial tool named Marker, that was developed to create interactive applying to the Interactive Digital TV TVDI in addition to some video marker techniques. As a result, two didactic materials were produced: a didactic book and an interactive video lesson, that serve as a model to produce managers course. Some tests could proof the conceptual model has a good applicability, showing the interactive applications making possible managers access their multiple intelligence, with different ways to their learning. The validation of this model allows verify the interactivity promoted by this material giving to the learner the possibility to develop his/her potentialities to activate the most valuable minds in the future.
id UFPB_d03f77708f0748dffb8d3fc6c22a777d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/5937
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling Produção de materiais didáticos hipermídia para educação a distância na formação de gestoresInteligências múltiplasAplicações InterativasHipermídiaMultiple intelligenceInteractive ApplyingHypermediaCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis research is a result of an applied research that aims to investigate the conceptual theoretical presuppositions necessary to create a conceptual model enough to produce hypermedia didactic material to be used to the distance teaching. To produce an interactive prototype based on press and audiovisual media it was used an experimental methodology designed by an interdisciplinary developer s team from the science, communication and education areas. For that reason, it was created a conceptual model based on Howard Gardner Multiple Intelligence Theory (TIM). To the interactive tests it was used an authorial tool named Marker, that was developed to create interactive applying to the Interactive Digital TV TVDI in addition to some video marker techniques. As a result, two didactic materials were produced: a didactic book and an interactive video lesson, that serve as a model to produce managers course. Some tests could proof the conceptual model has a good applicability, showing the interactive applications making possible managers access their multiple intelligence, with different ways to their learning. The validation of this model allows verify the interactivity promoted by this material giving to the learner the possibility to develop his/her potentialities to activate the most valuable minds in the future.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESEste estudo é resultado de uma pesquisa aplicada que teve como objetivo investigar pressupostos teóricos conceituais para a criação de um modelo conceitual para a produção de material didático hipermídia para Educação a distância. Nesse sentido, foi utilizada a metodologia experimental na produção do protótipo interativo em mídia impressa e audiovisual por meio de uma equipe interdisciplinar de desenvolvedores da área de ciência da computação, comunicação e de educação. Para isso, foi criado um modelo conceitual baseado na Teoria das Inteligências Múltiplas (TIM) de Howard Gardner. Para os testes de interatividade, foi utilizada uma ferramenta de autoria denominada Marker, desenvolvida visando gerar aplicações interativas para a Televisão Digital Interativa TVDI com técnicas de marcação em vídeo. Como resultado, foram produzidos dois materiais didáticos: um caderno didático e uma videoaula interativa, que servirão de parâmetros para a produção de cursos para gestores. Os testes comprovaram que o modelo conceitual possui boa aplicabilidade, demonstrando que as aplicações interativas produzidas podem possibilitar aos gestores acionar suas múltiplas inteligências e buscar diferentes caminhos para a aprendizagem. A validação do modelo permitiu verificar que a interatividade proporcionada pelo material pode conduzir o aprendente a desenvolver potencialidades para acionar as mentes mais valorizadas no futuro.Universidade Federal da Paraí­baBREducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações AprendentesUFPBBrennand, Edna Gusmão de Góeshttp://lattes.cnpq.br/9163217527871872Soares, Ismênia Mangueirahttp://lattes.cnpq.br/9418923073241355Santos, Raquel Alves2015-05-14T12:20:15Z2018-07-21T00:11:45Z2015-01-152018-07-21T00:11:45Z2014-09-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Raquel Alves. Produção de materiais didáticos hipermídia para educação a distância na formação de gestores. 2014. 168 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5937porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-05T23:19:38Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/5937Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-05T23:19:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção de materiais didáticos hipermídia para educação a distância na formação de gestores
title Produção de materiais didáticos hipermídia para educação a distância na formação de gestores
spellingShingle Produção de materiais didáticos hipermídia para educação a distância na formação de gestores
Santos, Raquel Alves
Inteligências múltiplas
Aplicações Interativas
Hipermídia
Multiple intelligence
Interactive Applying
Hypermedia
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Produção de materiais didáticos hipermídia para educação a distância na formação de gestores
title_full Produção de materiais didáticos hipermídia para educação a distância na formação de gestores
title_fullStr Produção de materiais didáticos hipermídia para educação a distância na formação de gestores
title_full_unstemmed Produção de materiais didáticos hipermídia para educação a distância na formação de gestores
title_sort Produção de materiais didáticos hipermídia para educação a distância na formação de gestores
author Santos, Raquel Alves
author_facet Santos, Raquel Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brennand, Edna Gusmão de Góes
http://lattes.cnpq.br/9163217527871872
Soares, Ismênia Mangueira
http://lattes.cnpq.br/9418923073241355
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Raquel Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligências múltiplas
Aplicações Interativas
Hipermídia
Multiple intelligence
Interactive Applying
Hypermedia
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Inteligências múltiplas
Aplicações Interativas
Hipermídia
Multiple intelligence
Interactive Applying
Hypermedia
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This research is a result of an applied research that aims to investigate the conceptual theoretical presuppositions necessary to create a conceptual model enough to produce hypermedia didactic material to be used to the distance teaching. To produce an interactive prototype based on press and audiovisual media it was used an experimental methodology designed by an interdisciplinary developer s team from the science, communication and education areas. For that reason, it was created a conceptual model based on Howard Gardner Multiple Intelligence Theory (TIM). To the interactive tests it was used an authorial tool named Marker, that was developed to create interactive applying to the Interactive Digital TV TVDI in addition to some video marker techniques. As a result, two didactic materials were produced: a didactic book and an interactive video lesson, that serve as a model to produce managers course. Some tests could proof the conceptual model has a good applicability, showing the interactive applications making possible managers access their multiple intelligence, with different ways to their learning. The validation of this model allows verify the interactivity promoted by this material giving to the learner the possibility to develop his/her potentialities to activate the most valuable minds in the future.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-29
2015-05-14T12:20:15Z
2015-01-15
2018-07-21T00:11:45Z
2018-07-21T00:11:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Raquel Alves. Produção de materiais didáticos hipermídia para educação a distância na formação de gestores. 2014. 168 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5937
identifier_str_mv SANTOS, Raquel Alves. Produção de materiais didáticos hipermídia para educação a distância na formação de gestores. 2014. 168 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Educação
Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Educação
Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842900027310080