Comunicação gráfica em interfaces de hipermídia de educação a distância via web

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Burgos, Taciana de Lima
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16323
Resumo: This study aims to analyze the communication graphics of layouts of hypermedia interfaces oriented to Distance Education via the Internet. This proposal is justified by widening the offer of courses that modality and the consequent application of items of hypermedia for teaching-learning. The method of analysis involved the search nethnographic, addressed to the cycle student intermediary of the Training Program Continuing Medias in Education, and the evaluation heuristic of the interfaces of Virtual Learning Environment "E-Proinfo" and of the modules of the Cycle. This evaluation we observed the implementation of the attributes of usability and the degree of interactivity of each interface. The results revealed an inefficient implementation of the attributes of usability, which meant a consequent reduction of the levels of interactivity. As proposing the present Design Virtual Learning, a model of hypermedia layout, designed to generate usability for Virtual learning environments and extend the acquisition of literancy for students and tutors. This proposal design not hypermedia aims the demarcation of models pre-conceived, but the proposal of layout in which each element of hypermedia is applied with a view to generate a seaworthiness intuitive, more agile and efficient, in these ambients
id UFRN_06c105b635f4d74a7b6a0976b414dee2
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16323
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Burgos, Taciana de Limahttp://lattes.cnpq.br/081084229393329http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708857E2Barros, Kasue Saito Monteiro dehttp://lattes.cnpq.br/6586979705254421Marquesi, Sueli Cristinahttp://lattes.cnpq.br/6803520489692073Alves, Maria da Penha Casadohttp://lattes.cnpq.br/7377731555637172Weck, João Tadeuhttp://lattes.cnpq.br/0214220780499127Silva Neto, João Gomes da2014-12-17T15:07:09Z2010-12-152014-12-17T15:07:09Z2010-07-23BURGOS, Taciana de Lima. Comunicação gráfica em interfaces de hipermídia de educação a distância via web. 2010. 229 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16323This study aims to analyze the communication graphics of layouts of hypermedia interfaces oriented to Distance Education via the Internet. This proposal is justified by widening the offer of courses that modality and the consequent application of items of hypermedia for teaching-learning. The method of analysis involved the search nethnographic, addressed to the cycle student intermediary of the Training Program Continuing Medias in Education, and the evaluation heuristic of the interfaces of Virtual Learning Environment "E-Proinfo" and of the modules of the Cycle. This evaluation we observed the implementation of the attributes of usability and the degree of interactivity of each interface. The results revealed an inefficient implementation of the attributes of usability, which meant a consequent reduction of the levels of interactivity. As proposing the present Design Virtual Learning, a model of hypermedia layout, designed to generate usability for Virtual learning environments and extend the acquisition of literancy for students and tutors. This proposal design not hypermedia aims the demarcation of models pre-conceived, but the proposal of layout in which each element of hypermedia is applied with a view to generate a seaworthiness intuitive, more agile and efficient, in these ambientsEste estudo tem como objetivo analisar a comunicação gráfica de leiautes de hipermídia de interfaces voltadas à Educação a Distância via Internet. Tal proposta se justifica pela ampliação da oferta de cursos nessa modalidade e da consequente aplicação de elementos de hipermídia para ensino-aprendizagem. O método de análise envolveu a pesquisa netnográfica, dirigida aos cursistas do Ciclo Intermediário do Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação, e a avaliação heurística das interfaces do Ambiente Virtual de Aprendizagem E-Proinfo e dos módulos desse Ciclo. Nessa avaliação observamos a aplicação dos atributos de usabilidade e o grau de interatividade de cada interface. Os resultados revelaram uma ineficiente aplicação dos atributos de usabilidade, o que implicou uma consequente redução dos graus de interatividade. Como proposição apresentamos o Design Virtual de Aprendizagem, um modelo leiaute de hipermídia, concebido para gerar usabilidade para os Ambientes Virtuais de Aprendizagem e ampliar a aquisição de letramentos para cursistas e tutores. Essa proposta de desenho de hipermídia não objetiva a demarcação de modelos pré-concebidos, mas a proposta de leiaute na qual cada elemento de hipermídia é aplicado com vista a gerar uma navegabilidade intuitiva, mais ágil e eficiente, nesses ambientesapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Estudos da LinguagemUFRNBRLinguística Aplicada; Literatura ComparadaHipermídiaInteratividade hipermídiaEducação a distânciaCommunication hypermediaInteractivity hypermediaDistance educationCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAComunicação gráfica em interfaces de hipermídia de educação a distância via webinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTacianaLB_TESE.pdfapplication/pdf3592846https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16323/1/TacianaLB_TESE.pdf6a017a6671c48c40da9d2db19776e9beMD51TEXTTacianaLB_TESE.pdf.txtTacianaLB_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain414182https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16323/6/TacianaLB_TESE.pdf.txte6e2eed6cd6aee13f76ff4014d0a9ebbMD56THUMBNAILTacianaLB_TESE.pdf.jpgTacianaLB_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1897https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16323/7/TacianaLB_TESE.pdf.jpgf751f8707b165b1a0278c32ebe24e15eMD57123456789/163232017-11-02 11:56:26.92oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16323Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T14:56:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Comunicação gráfica em interfaces de hipermídia de educação a distância via web
title Comunicação gráfica em interfaces de hipermídia de educação a distância via web
spellingShingle Comunicação gráfica em interfaces de hipermídia de educação a distância via web
Burgos, Taciana de Lima
Hipermídia
Interatividade hipermídia
Educação a distância
Communication hypermedia
Interactivity hypermedia
Distance education
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
title_short Comunicação gráfica em interfaces de hipermídia de educação a distância via web
title_full Comunicação gráfica em interfaces de hipermídia de educação a distância via web
title_fullStr Comunicação gráfica em interfaces de hipermídia de educação a distância via web
title_full_unstemmed Comunicação gráfica em interfaces de hipermídia de educação a distância via web
title_sort Comunicação gráfica em interfaces de hipermídia de educação a distância via web
author Burgos, Taciana de Lima
author_facet Burgos, Taciana de Lima
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/081084229393329
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708857E2
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Barros, Kasue Saito Monteiro de
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6586979705254421
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Marquesi, Sueli Cristina
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6803520489692073
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv Alves, Maria da Penha Casado
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7377731555637172
dc.contributor.referees4.pt_BR.fl_str_mv Weck, João Tadeu
dc.contributor.referees4ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0214220780499127
dc.contributor.author.fl_str_mv Burgos, Taciana de Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva Neto, João Gomes da
contributor_str_mv Silva Neto, João Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Hipermídia
Interatividade hipermídia
Educação a distância
topic Hipermídia
Interatividade hipermídia
Educação a distância
Communication hypermedia
Interactivity hypermedia
Distance education
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Communication hypermedia
Interactivity hypermedia
Distance education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
description This study aims to analyze the communication graphics of layouts of hypermedia interfaces oriented to Distance Education via the Internet. This proposal is justified by widening the offer of courses that modality and the consequent application of items of hypermedia for teaching-learning. The method of analysis involved the search nethnographic, addressed to the cycle student intermediary of the Training Program Continuing Medias in Education, and the evaluation heuristic of the interfaces of Virtual Learning Environment "E-Proinfo" and of the modules of the Cycle. This evaluation we observed the implementation of the attributes of usability and the degree of interactivity of each interface. The results revealed an inefficient implementation of the attributes of usability, which meant a consequent reduction of the levels of interactivity. As proposing the present Design Virtual Learning, a model of hypermedia layout, designed to generate usability for Virtual learning environments and extend the acquisition of literancy for students and tutors. This proposal design not hypermedia aims the demarcation of models pre-conceived, but the proposal of layout in which each element of hypermedia is applied with a view to generate a seaworthiness intuitive, more agile and efficient, in these ambients
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-12-15
2014-12-17T15:07:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-07-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T15:07:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BURGOS, Taciana de Lima. Comunicação gráfica em interfaces de hipermídia de educação a distância via web. 2010. 229 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16323
identifier_str_mv BURGOS, Taciana de Lima. Comunicação gráfica em interfaces de hipermídia de educação a distância via web. 2010. 229 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Linguística Aplicada; Literatura Comparada
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16323/1/TacianaLB_TESE.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16323/6/TacianaLB_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16323/7/TacianaLB_TESE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a017a6671c48c40da9d2db19776e9be
e6e2eed6cd6aee13f76ff4014d0a9ebb
f751f8707b165b1a0278c32ebe24e15e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117568104759296