Chega mais perto e contempla as palavras: os modos de representação em A Rosa do Povo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8291 |
Resumo: | The poetry of Carlos Drummond de Andrade (CDA), as a form of representation, is the object of this research that has the proposal of analyzing seven poems from A Rosa do Povo (1945) based on the semiotics developed by the North American Charles Sanders Peirce in the end of the nineteenth-century. Our central question is: which aesthetic effects are provoked by the iconic, indicial and symbolic forms of representation in these poems of Drummond? The application of Peircean semiotics to the work of CDA expands the reading possibilities of his poetry, as long as it highlights the process of representation and ratifies the poet’s craft with language, showing that in A Rosa do Povo he explores the icon, the index and the symbol in a very balanced way, using the various signifying potentialities of the word. |
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Chega mais perto e contempla as palavras: os modos de representação em A Rosa do PovoPoesiaPoetryRepresentaçãoDrummondSemióticaSemioticsRepresentationDrummondLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASThe poetry of Carlos Drummond de Andrade (CDA), as a form of representation, is the object of this research that has the proposal of analyzing seven poems from A Rosa do Povo (1945) based on the semiotics developed by the North American Charles Sanders Peirce in the end of the nineteenth-century. Our central question is: which aesthetic effects are provoked by the iconic, indicial and symbolic forms of representation in these poems of Drummond? The application of Peircean semiotics to the work of CDA expands the reading possibilities of his poetry, as long as it highlights the process of representation and ratifies the poet’s craft with language, showing that in A Rosa do Povo he explores the icon, the index and the symbol in a very balanced way, using the various signifying potentialities of the word.A poesia de Carlos Drummond de Andrade (CDA), como forma de representação, é o objeto desta pesquisa, que tem como proposta a análise de sete poemas de A Rosa do Povo (1945) com base na semiótica desenvolvida pelo norte-americano Charles Sanders Peirce, no final do século XIX. A nossa questão central é: que efeitos estéticos são provocados pelos modos de representação icônico, indicial e simbólico nestes poemas de Drummond? A aplicação da semiótica peirciana ao texto de CDA amplia as possibilidades de leitura da sua poesia, ao destacar o processo de representação, e ratifica o trabalho do poeta com a linguagem, mostrando que, em A Rosa do Povo, ele explora o ícone, o índice e o símbolo de forma bastante equilibrada, usando as diversas potencialidades sígnicas da palavra.Universidade Federal da ParaíbaBrasilLetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFPBFerraz Júnior, Expeditohttp://lattes.cnpq.br/4812183259432237Medeiros, Lindjane dos Santos Pereira de2016-06-21T12:35:43Z2018-07-21T00:16:52Z2018-07-21T00:16:52Z2015-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMEDEIROS, Lindjane dos Santos Pereira de. Chega mais perto e contempla as palavras: os modos de representação em A Rosa do Povo. 2015.116 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/8291porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T01:32:41Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/8291Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T01:32:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false |
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