O curso de especialização do Proeja no município de Sousa - PB: desafios e possibilidades na formação de educadores de EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Paula Mendes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
Texto Completo: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4636
Resumo: This work described a specific course of continued formation of educators of EJA carried through the Program of Integration of the Professional Education with the Basic Education in the modality of Young Education of e Adult - PROEJA in the city of Sousa, presenting the main characteristics of this course and as it was implanted in the Paraíba. For the realization of this study, it was adopted as methodological approach the documentary research, a time that, the survey of information was made through official and not official documents, beyond technique of interview half-structuralized with the general coordinator of the PROEJA, in the Paraíba and applied questionnaire the twenty pupils egresses of this course. Other data had been gotten, still, taking as base the story of personal experience, fruit of the intense participation and done comments still when pupil of the course. The research consisted of a case study and identified to challenges and possibilities lived deeply for the pupils in elapsing of the specialization course. We wait that the work can contribute for the field of the Professional Education and Adult the Young Education of e, in view of the reflection on one of the parts most important for the teaching: the formation.
id UFPB_f9df124399706d28ad333061e3c84b47
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpb.br:tede/4636
network_acronym_str UFPB
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository_id_str
spelling O curso de especialização do Proeja no município de Sousa - PB: desafios e possibilidades na formação de educadores de EJAFormação de EducadoresEducação ProfissionalPROEJATraining for EducatorsProfessional EducationPROEJACNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis work described a specific course of continued formation of educators of EJA carried through the Program of Integration of the Professional Education with the Basic Education in the modality of Young Education of e Adult - PROEJA in the city of Sousa, presenting the main characteristics of this course and as it was implanted in the Paraíba. For the realization of this study, it was adopted as methodological approach the documentary research, a time that, the survey of information was made through official and not official documents, beyond technique of interview half-structuralized with the general coordinator of the PROEJA, in the Paraíba and applied questionnaire the twenty pupils egresses of this course. Other data had been gotten, still, taking as base the story of personal experience, fruit of the intense participation and done comments still when pupil of the course. The research consisted of a case study and identified to challenges and possibilities lived deeply for the pupils in elapsing of the specialization course. We wait that the work can contribute for the field of the Professional Education and Adult the Young Education of e, in view of the reflection on one of the parts most important for the teaching: the formation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEste trabalho teve como objeto de estudo a descrição de um curso específico de formação continuada de educadores de EJA realizado através do Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos PROEJA, no município de Sousa, apresentando as principais características desse curso bem como, sua implantação na Paraíba. Para a efetivação desse estudo, foi adotado como enfoque metodológico a pesquisa documental, uma vez que, o levantamento de informações foi feito através de documentos oficiais e não oficiais, além de técnica de entrevista semi-estruturada com o coordenador geral do PROEJA na Paraíba e questionário aplicado a vinte alunos egressos desse curso. Outros dados foram obtidos, tomando como base o relato de experiência pessoal, fruto da intensa participação e observações feitas ainda quando aluna do curso. A pesquisa consistiu em um estudo de caso e revelou que dos 41 candidatos inscritos a seleção, 40 foram aprovados e desses, 35 concluíram o curso com êxito. Descreveu ainda, desafios e possibilidades vivenciadas pelos alunos no decorrer do curso de especialização, características dos professores ministrantes, perfil da turma investigada e o conhecimento do IFPB campus de Sousa, lócus da pós-graduação do PROEJA. Esperamos que o trabalho possa contribuir para o campo da Educação Profissional e da Educação de Jovens e Adultos, tendo em vista a reflexão sobre uma das partes mais importantes para a docência: a formação.Universidade Federal da Paraí­baBREducaçãoPrograma de Pós Graduação em EducaçãoUFPBPrestes, Emília Maria da Trindadehttp://lattes.cnpq.br/8104627122146105Silva, Ana Paula Mendes2015-05-07T15:08:21Z2018-07-20T23:54:14Z2012-01-062018-07-20T23:54:14Z2011-08-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Ana Paula Mendes. O curso de especialização do Proeja no município de Sousa - PB: desafios e possibilidades na formação de educadores de EJA. 2011. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4636porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPBinstname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)instacron:UFPB2018-09-06T01:06:47Zoai:repositorio.ufpb.br:tede/4636Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufpb.br/PUBhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/oai/requestdiretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.bropendoar:2018-09-06T01:06:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)false
dc.title.none.fl_str_mv O curso de especialização do Proeja no município de Sousa - PB: desafios e possibilidades na formação de educadores de EJA
title O curso de especialização do Proeja no município de Sousa - PB: desafios e possibilidades na formação de educadores de EJA
spellingShingle O curso de especialização do Proeja no município de Sousa - PB: desafios e possibilidades na formação de educadores de EJA
Silva, Ana Paula Mendes
Formação de Educadores
Educação Profissional
PROEJA
Training for Educators
Professional Education
PROEJA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O curso de especialização do Proeja no município de Sousa - PB: desafios e possibilidades na formação de educadores de EJA
title_full O curso de especialização do Proeja no município de Sousa - PB: desafios e possibilidades na formação de educadores de EJA
title_fullStr O curso de especialização do Proeja no município de Sousa - PB: desafios e possibilidades na formação de educadores de EJA
title_full_unstemmed O curso de especialização do Proeja no município de Sousa - PB: desafios e possibilidades na formação de educadores de EJA
title_sort O curso de especialização do Proeja no município de Sousa - PB: desafios e possibilidades na formação de educadores de EJA
author Silva, Ana Paula Mendes
author_facet Silva, Ana Paula Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Prestes, Emília Maria da Trindade
http://lattes.cnpq.br/8104627122146105
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Paula Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Educadores
Educação Profissional
PROEJA
Training for Educators
Professional Education
PROEJA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Formação de Educadores
Educação Profissional
PROEJA
Training for Educators
Professional Education
PROEJA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work described a specific course of continued formation of educators of EJA carried through the Program of Integration of the Professional Education with the Basic Education in the modality of Young Education of e Adult - PROEJA in the city of Sousa, presenting the main characteristics of this course and as it was implanted in the Paraíba. For the realization of this study, it was adopted as methodological approach the documentary research, a time that, the survey of information was made through official and not official documents, beyond technique of interview half-structuralized with the general coordinator of the PROEJA, in the Paraíba and applied questionnaire the twenty pupils egresses of this course. Other data had been gotten, still, taking as base the story of personal experience, fruit of the intense participation and done comments still when pupil of the course. The research consisted of a case study and identified to challenges and possibilities lived deeply for the pupils in elapsing of the specialization course. We wait that the work can contribute for the field of the Professional Education and Adult the Young Education of e, in view of the reflection on one of the parts most important for the teaching: the formation.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-19
2012-01-06
2015-05-07T15:08:21Z
2018-07-20T23:54:14Z
2018-07-20T23:54:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Ana Paula Mendes. O curso de especialização do Proeja no município de Sousa - PB: desafios e possibilidades na formação de educadores de EJA. 2011. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4636
identifier_str_mv SILVA, Ana Paula Mendes. O curso de especialização do Proeja no município de Sousa - PB: desafios e possibilidades na formação de educadores de EJA. 2011. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.
url https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Educação
Programa de Pós Graduação em Educação
UFPB
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Paraí­ba
BR
Educação
Programa de Pós Graduação em Educação
UFPB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
instname:Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron:UFPB
instname_str Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
instacron_str UFPB
institution UFPB
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPB - Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
repository.mail.fl_str_mv diretoria@ufpb.br|| diretoria@ufpb.br
_version_ 1801842890057449472