O PARADOXO DA DECISÃO JUDICIAL À LUZ DE NIKLAS LUHMANN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias Ferreira, Carlos Wagner
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica (Faculdade de Direito do Recife. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/ACADEMICA/article/view/1552
Resumo: RESUMO: Este ensaio monográfico busca analisar, à luz da ótica de Niklas Luhmann, o fenômeno do paradoxo das decisões judiciais dentro de seu vasto pensamento sistêmico. Para explicar de maneira mais adequada o fenômeno decisório no plano judicial, Luhmann parte de uma noção bem particular de paradoxo como condição necessária para a operacionalidade do sistema jurídico. Na visão luhmanniana, decisão se traduz em observação e se desencadeia através de distinções, que se designam como alternativas. Essas alternativas são específicas formas de distinção. Decisão não seria uma escolha entre as várias alternativas possíveis, mas uma particular observação entre distinções que indicam um lado e outro. A decisão sempre se apresentaria como um específico ponto de vista a respeito de algo. Neste sentido, a teor do pensamento luhmanniano, será analisado o entendimento do Supremo Tribunal Federal e os paradoxos presentes na decisão prolatada na ADPF 132, lastreada na premissa de que a busca da felicidade constitui-se em princípio decorrente do postulado constitucional da dignidade da pessoa humana.
id UFPE-1_e8c8d4f7ff31cbd70c2f3babbf9046d8
oai_identifier_str oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/1552
network_acronym_str UFPE-1
network_name_str Revista Acadêmica (Faculdade de Direito do Recife. Online)
repository_id_str
spelling O PARADOXO DA DECISÃO JUDICIAL À LUZ DE NIKLAS LUHMANNRESUMO: Este ensaio monográfico busca analisar, à luz da ótica de Niklas Luhmann, o fenômeno do paradoxo das decisões judiciais dentro de seu vasto pensamento sistêmico. Para explicar de maneira mais adequada o fenômeno decisório no plano judicial, Luhmann parte de uma noção bem particular de paradoxo como condição necessária para a operacionalidade do sistema jurídico. Na visão luhmanniana, decisão se traduz em observação e se desencadeia através de distinções, que se designam como alternativas. Essas alternativas são específicas formas de distinção. Decisão não seria uma escolha entre as várias alternativas possíveis, mas uma particular observação entre distinções que indicam um lado e outro. A decisão sempre se apresentaria como um específico ponto de vista a respeito de algo. Neste sentido, a teor do pensamento luhmanniano, será analisado o entendimento do Supremo Tribunal Federal e os paradoxos presentes na decisão prolatada na ADPF 132, lastreada na premissa de que a busca da felicidade constitui-se em princípio decorrente do postulado constitucional da dignidade da pessoa humana.Universidade Federal de Pernambuco2015-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/ACADEMICA/article/view/1552Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife; Vol. 87 No. 1 (2015)Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife; Vol. 87 Núm. 1 (2015)Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife; Vol. 87 No. 1 (2015)Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife; v. 87 n. 1 (2015)2448-23071980-3087reponame:Revista Acadêmica (Faculdade de Direito do Recife. Online)instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/ACADEMICA/article/view/1552/1219Dias Ferreira, Carlos Wagnerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-08T16:49:37Zoai:oai.periodicos.ufpe.br:article/1552Revistahttp://www.repositorios.ufpe.br/revistas/index.php/ACADEMICA/indexPUBhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/ACADEMICA/oai||revista.academica@ufpe.br2448-23071980-3087opendoar:2022-03-08T16:49:37Revista Acadêmica (Faculdade de Direito do Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv O PARADOXO DA DECISÃO JUDICIAL À LUZ DE NIKLAS LUHMANN
title O PARADOXO DA DECISÃO JUDICIAL À LUZ DE NIKLAS LUHMANN
spellingShingle O PARADOXO DA DECISÃO JUDICIAL À LUZ DE NIKLAS LUHMANN
Dias Ferreira, Carlos Wagner
title_short O PARADOXO DA DECISÃO JUDICIAL À LUZ DE NIKLAS LUHMANN
title_full O PARADOXO DA DECISÃO JUDICIAL À LUZ DE NIKLAS LUHMANN
title_fullStr O PARADOXO DA DECISÃO JUDICIAL À LUZ DE NIKLAS LUHMANN
title_full_unstemmed O PARADOXO DA DECISÃO JUDICIAL À LUZ DE NIKLAS LUHMANN
title_sort O PARADOXO DA DECISÃO JUDICIAL À LUZ DE NIKLAS LUHMANN
author Dias Ferreira, Carlos Wagner
author_facet Dias Ferreira, Carlos Wagner
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias Ferreira, Carlos Wagner
description RESUMO: Este ensaio monográfico busca analisar, à luz da ótica de Niklas Luhmann, o fenômeno do paradoxo das decisões judiciais dentro de seu vasto pensamento sistêmico. Para explicar de maneira mais adequada o fenômeno decisório no plano judicial, Luhmann parte de uma noção bem particular de paradoxo como condição necessária para a operacionalidade do sistema jurídico. Na visão luhmanniana, decisão se traduz em observação e se desencadeia através de distinções, que se designam como alternativas. Essas alternativas são específicas formas de distinção. Decisão não seria uma escolha entre as várias alternativas possíveis, mas uma particular observação entre distinções que indicam um lado e outro. A decisão sempre se apresentaria como um específico ponto de vista a respeito de algo. Neste sentido, a teor do pensamento luhmanniano, será analisado o entendimento do Supremo Tribunal Federal e os paradoxos presentes na decisão prolatada na ADPF 132, lastreada na premissa de que a busca da felicidade constitui-se em princípio decorrente do postulado constitucional da dignidade da pessoa humana.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/ACADEMICA/article/view/1552
url https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/ACADEMICA/article/view/1552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/ACADEMICA/article/view/1552/1219
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife; Vol. 87 No. 1 (2015)
Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife; Vol. 87 Núm. 1 (2015)
Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife; Vol. 87 No. 1 (2015)
Revista Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife; v. 87 n. 1 (2015)
2448-2307
1980-3087
reponame:Revista Acadêmica (Faculdade de Direito do Recife. Online)
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Revista Acadêmica (Faculdade de Direito do Recife. Online)
collection Revista Acadêmica (Faculdade de Direito do Recife. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica (Faculdade de Direito do Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.academica@ufpe.br
_version_ 1798321553079795712