Identificação de Possíveis Influenciadores Digitais em Fóruns de Discussão em Cursos a Distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada |
Texto Completo: | http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/1428 |
Resumo: | Este artigo apresenta a problemática de identificação de indivíduos com maior potencial de influenciar comportamentos e ações de outros utilizadores em ambientes de Educação a Distância, com o intuito de auxiliar o docente na otimização o aprendizado coletivo. Diversos trabalhos acadêmicos têm sido desenvolvidos para analisar a interação entre indivíduos e identificar padrões de comportamento coletivo. Nestas pesquisas, destacam-se os resultados obtidos através uso das Redes Complexas. Por outro lado, o estudo sistemático de indivíduos com maior potencial de influência em redes sociais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem ainda é considerado um campo de pesquisa acadêmico pouco comentado. Neste contexto, um fórum de discussão pode ser o equivalente a uma rede social, e os integrantes que obtém destaque podem ser o equivalente aos indivíduos influenciadores. Este trabalho apresenta uma alternativa computacional para identificar os possíveis influenciadores através de seus comentários nos fóruns de discussão realizados em cursos a distância. |
id |
UFPE-2_003235aa47c152c31f526ccc96df6578 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.poli.br:article/1428 |
network_acronym_str |
UFPE-2 |
network_name_str |
Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada |
repository_id_str |
|
spelling |
Identificação de Possíveis Influenciadores Digitais em Fóruns de Discussão em Cursos a DistânciaEste artigo apresenta a problemática de identificação de indivíduos com maior potencial de influenciar comportamentos e ações de outros utilizadores em ambientes de Educação a Distância, com o intuito de auxiliar o docente na otimização o aprendizado coletivo. Diversos trabalhos acadêmicos têm sido desenvolvidos para analisar a interação entre indivíduos e identificar padrões de comportamento coletivo. Nestas pesquisas, destacam-se os resultados obtidos através uso das Redes Complexas. Por outro lado, o estudo sistemático de indivíduos com maior potencial de influência em redes sociais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem ainda é considerado um campo de pesquisa acadêmico pouco comentado. Neste contexto, um fórum de discussão pode ser o equivalente a uma rede social, e os integrantes que obtém destaque podem ser o equivalente aos indivíduos influenciadores. Este trabalho apresenta uma alternativa computacional para identificar os possíveis influenciadores através de seus comentários nos fóruns de discussão realizados em cursos a distância.Escola Politécnica de Pernambuco2020-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/142810.25286/repa.v5i1.1428Journal of Engineering and Applied Research; Vol 5 No 1 (2020): Edição Especial em Ciência de Dados e Analytics; 117-123Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada; v. 5 n. 1 (2020): Edição Especial em Ciência de Dados e Analytics; 117-1232525-425110.25286/repa.v5i1reponame:Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicadainstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/1428/601http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/1428/602-Copyright (c) 2020 Thainá Paes da Justa Silva, Crystiano José Richard Machado; Alexandre Magno Andrade Macielhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Thainá Paes da JustaMachado, Crystiano José RichardMaciel, Alexandre Magno Andrade2021-07-13T08:41:05Zoai:ojs.poli.br:article/1428Revistahttp://revistas.poli.br/index.php/repaONGhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/oai||repa@poli.br2525-42512525-4251opendoar:2021-07-13T08:41:05Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identificação de Possíveis Influenciadores Digitais em Fóruns de Discussão em Cursos a Distância |
title |
Identificação de Possíveis Influenciadores Digitais em Fóruns de Discussão em Cursos a Distância |
spellingShingle |
Identificação de Possíveis Influenciadores Digitais em Fóruns de Discussão em Cursos a Distância Silva, Thainá Paes da Justa |
title_short |
Identificação de Possíveis Influenciadores Digitais em Fóruns de Discussão em Cursos a Distância |
title_full |
Identificação de Possíveis Influenciadores Digitais em Fóruns de Discussão em Cursos a Distância |
title_fullStr |
Identificação de Possíveis Influenciadores Digitais em Fóruns de Discussão em Cursos a Distância |
title_full_unstemmed |
Identificação de Possíveis Influenciadores Digitais em Fóruns de Discussão em Cursos a Distância |
title_sort |
Identificação de Possíveis Influenciadores Digitais em Fóruns de Discussão em Cursos a Distância |
author |
Silva, Thainá Paes da Justa |
author_facet |
Silva, Thainá Paes da Justa Machado, Crystiano José Richard Maciel, Alexandre Magno Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Crystiano José Richard Maciel, Alexandre Magno Andrade |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Thainá Paes da Justa Machado, Crystiano José Richard Maciel, Alexandre Magno Andrade |
description |
Este artigo apresenta a problemática de identificação de indivíduos com maior potencial de influenciar comportamentos e ações de outros utilizadores em ambientes de Educação a Distância, com o intuito de auxiliar o docente na otimização o aprendizado coletivo. Diversos trabalhos acadêmicos têm sido desenvolvidos para analisar a interação entre indivíduos e identificar padrões de comportamento coletivo. Nestas pesquisas, destacam-se os resultados obtidos através uso das Redes Complexas. Por outro lado, o estudo sistemático de indivíduos com maior potencial de influência em redes sociais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem ainda é considerado um campo de pesquisa acadêmico pouco comentado. Neste contexto, um fórum de discussão pode ser o equivalente a uma rede social, e os integrantes que obtém destaque podem ser o equivalente aos indivíduos influenciadores. Este trabalho apresenta uma alternativa computacional para identificar os possíveis influenciadores através de seus comentários nos fóruns de discussão realizados em cursos a distância. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/1428 10.25286/repa.v5i1.1428 |
url |
http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/1428 |
identifier_str_mv |
10.25286/repa.v5i1.1428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/1428/601 http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/1428/602 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
- |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Politécnica de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Politécnica de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Engineering and Applied Research; Vol 5 No 1 (2020): Edição Especial em Ciência de Dados e Analytics; 117-123 Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada; v. 5 n. 1 (2020): Edição Especial em Ciência de Dados e Analytics; 117-123 2525-4251 10.25286/repa.v5i1 reponame:Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada |
collection |
Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||repa@poli.br |
_version_ |
1798035999880642560 |