Aplicação das ferramentas da qualidade em uma empresa de serviços de saúde da região metropolitana do Recife-PE
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada |
Texto Completo: | http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/750 |
Resumo: | Com o aumento da demanda de terceirização dos serviços na área de saúde, tanto em hospitais quanto em residências, home care (cuidados em casa), as empresas prestadoras de serviços e os consumidores que aderem a estes, ficaram muito mais exigentes no intuito de melhorar os processos e/ou produtos com qualidade, almejando uma satisfação das duas partes. Para que as empresas sobrevivam a este modelo é necessário adotar métodos de qualidade, ou seja, ter uma Gerência da Qualidade Total, usualmente conhecida por Total Quality Management (TQM). Diante disso tudo, surge a necessidade de utilizar um método tendo como base o ciclo PDCA, que significa planejar, fazer, checar e agir na correção dos processos. Desta maneira tem-se uma grande versatilidade para resolução de problemas ou proporcionar melhorias dentro de um ambiente de trabalho, onde a quantidade de informações disponíveis pode ser extremamente grande e o tempo de compartilhamento reduzido. Este artigo foi elaborado com base em um estudo de caso que, com algumas aplicações desta técnica de melhoria, teve como consequência nos processos uma grande satisfação das duas partes. O referido estudo foi realizado em uma empresa que presta serviço na área de saúde, situada na região metropolitana do Recife, e tornou possível solucionar problemas desde a sua causa raiz. A aplicação das principais ferramentas da qualidade, como melhoria nos processos das atividades rotineiras, foi imprescindível para o crescimento da empresa. |
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Aplicação das ferramentas da qualidade em uma empresa de serviços de saúde da região metropolitana do Recife-PECom o aumento da demanda de terceirização dos serviços na área de saúde, tanto em hospitais quanto em residências, home care (cuidados em casa), as empresas prestadoras de serviços e os consumidores que aderem a estes, ficaram muito mais exigentes no intuito de melhorar os processos e/ou produtos com qualidade, almejando uma satisfação das duas partes. Para que as empresas sobrevivam a este modelo é necessário adotar métodos de qualidade, ou seja, ter uma Gerência da Qualidade Total, usualmente conhecida por Total Quality Management (TQM). Diante disso tudo, surge a necessidade de utilizar um método tendo como base o ciclo PDCA, que significa planejar, fazer, checar e agir na correção dos processos. Desta maneira tem-se uma grande versatilidade para resolução de problemas ou proporcionar melhorias dentro de um ambiente de trabalho, onde a quantidade de informações disponíveis pode ser extremamente grande e o tempo de compartilhamento reduzido. Este artigo foi elaborado com base em um estudo de caso que, com algumas aplicações desta técnica de melhoria, teve como consequência nos processos uma grande satisfação das duas partes. O referido estudo foi realizado em uma empresa que presta serviço na área de saúde, situada na região metropolitana do Recife, e tornou possível solucionar problemas desde a sua causa raiz. A aplicação das principais ferramentas da qualidade, como melhoria nos processos das atividades rotineiras, foi imprescindível para o crescimento da empresa.Escola Politécnica de Pernambuco2017-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/75010.25286/repa.v2i4.750Journal of Engineering and Applied Research; Vol 2 No 4 (2017): Revista de Engenharia e Pesquisa AplicadaRevista de Engenharia e Pesquisa Aplicada; v. 2 n. 4 (2017): Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada2525-425110.25286/repa.v2i4reponame:Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicadainstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/750/418Copyright (c) 2017 Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rodrigo Felix daBraga Barbosa, Ana de Fátima2018-03-21T01:53:55Zoai:ojs.poli.br:article/750Revistahttp://revistas.poli.br/index.php/repaONGhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/oai||repa@poli.br2525-42512525-4251opendoar:2018-03-21T01:53:55Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
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