Um Estudo das Manifestações Patológicas e das Condições Estruturais da Ponte sobre o Rio Igarassu na BR 101/PE
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada |
Texto Completo: | http://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/537 |
Resumo: | A ponte sobre o Rio Igarassu, construída no ínicio da década de 1960, tem uma grande importância para o tráfego da BR 101 Norte no Estado de Pernambuco devido ao grande fluxo de veículos que se destinam ao polo industrial de Goiana e aos Estados da Paraiba e Rio Grande do Norte. Essa obra de Arte Especial, passa atualmente por estado bastante avançado de degradação estrutural, especialmente nas vigas do tabuleiro de concreto armado. Por se tratar de uma obra implantada em área de alta agressividade ambiental, e não ter recebido manutenções regulares ao longo de todas essas décadas, apresenta uma situação aparentemente de risco para os usuários que trafegam sobre ela. Nesse sentido, este trabalho se propõe em fazer uma análise dos fenômenos patológicos que atuam na ponte, a partir de vistorias, visando propor alternativas para a correção de tais problemas, de modo a possibilitar o restabelecimento das condições apropriadas de estabilidade e funcionalidade. |
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Um Estudo das Manifestações Patológicas e das Condições Estruturais da Ponte sobre o Rio Igarassu na BR 101/PEA ponte sobre o Rio Igarassu, construída no ínicio da década de 1960, tem uma grande importância para o tráfego da BR 101 Norte no Estado de Pernambuco devido ao grande fluxo de veículos que se destinam ao polo industrial de Goiana e aos Estados da Paraiba e Rio Grande do Norte. Essa obra de Arte Especial, passa atualmente por estado bastante avançado de degradação estrutural, especialmente nas vigas do tabuleiro de concreto armado. Por se tratar de uma obra implantada em área de alta agressividade ambiental, e não ter recebido manutenções regulares ao longo de todas essas décadas, apresenta uma situação aparentemente de risco para os usuários que trafegam sobre ela. Nesse sentido, este trabalho se propõe em fazer uma análise dos fenômenos patológicos que atuam na ponte, a partir de vistorias, visando propor alternativas para a correção de tais problemas, de modo a possibilitar o restabelecimento das condições apropriadas de estabilidade e funcionalidade.Escola Politécnica de Pernambuco2016-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/53710.25286/repa.v3i1.537Journal of Engineering and Applied Research; Vol 3 No 1 (2016): Revista de Engenharia e Pesquisa AplicadaRevista de Engenharia e Pesquisa Aplicada; v. 3 n. 1 (2016): Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada2525-425110.25286/repa.v3i1reponame:Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicadainstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/article/view/537/165Copyright (c) 2016 Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Dayse Câmara Pereira dosVitório, José Afonso Pereira2018-03-21T01:44:57Zoai:ojs.poli.br:article/537Revistahttp://revistas.poli.br/index.php/repaONGhttp://revistas.poli.br/index.php/repa/oai||repa@poli.br2525-42512525-4251opendoar:2018-03-21T01:44:57Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
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