MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM ESTRUTURAS URBANAS HISTÓRICAS: O CASO DA PONTE PRETA EM CURITIBA PR
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2360 |
Resumo: | Estruturas viárias antigas em ferro são elementos pouco comuns no Paraná e mesmo em se tratando de Brasil, temos poucos exemplares bem conservados e ainda em uso. No caso do viaduto conhecido como Ponte Preta na cidade de Curitiba Paraná temos um exemplar de um sistema construtivo único no país. Por conta da pouca altura de seu vão e por estar localizada em uma região central da cidade, com muita atividade industrial e próxima à rodoferroviária, não é raro de ver nos noticiários veículos de altura excedente que desrespeitam os avisos de altura e danificam sua estrutura. Os objetivos desta pesquisa são investigar de uma forma geral quais as patologias mais comuns em decorrência de reabilitação e da falta de conservação correta de estruturas viárias urbanas consideradas de valor histórico. Também tem como objetivo realizar um estudo aprofundado acerca dos sistemas viários antigos existentes em Curitiba, bem como do sistema construtivo único da Ponte, e avaliar as patologias que surgiram com a falta de manutenção bem como a falta de conservação adequada. Em um primeiro momento será realizado um estudo sobre o assunto e um levantamento acerca do tema e de como ele é abordado no exterior, onde é uma prática cada vez mais comum, e como ele se desenvolve no Brasil. Esta fase de estudos se dará através de pesquisa bibliográfica em publicações, sites e artigos científicos sobre o assunto. Com isso será realizada uma construção de referencial teórico que irá embasar as atividades de campo. Em um segundo momento será realizada uma pesquisa de campo, utilizando a cidade de Curitiba como campo de estudo, onde será feito um levantamento de exemplares de estruturas urbanas históricas que foram reabilitadas e suas patologias encontradas. Serão selecionados edifícios dentro de uma amostragem específica, com representantes de diversas categorias de usos, dentro dos mais comuns para que possam ser analisadas as patologias encontradas e investigar um possível padrão dentre elas. Serão considerados itens como: projeto original, conservação, projeto de intervenção, utilização, manutenção, para que se possa construir uma amostragem concisa. Após realizar a coleta de dados, será realizado um cruzamento de referências, associando dados teóricos e os verificados nos estudos de caso para assim poder construir um parecer técnico acerca da incidência das patologias possíveis e permitir a construção de uma pesquisa objetiva e contundente. Os resultados esperados com esta pesquisa são a construção de um conhecimento teórico, com aplicabilidade prática, acerca da reabilitação de estruturas viárias históricos e suas patologias mais usuais vinculadas à novos usos. Com isso objetiva-se fomentar a prática da conservação e correta manutenção predial destas estruturas evitando a degradação sofrida pela reutilização e aumentando a segurança e a vida útil destas estruturas. Também se espera trazer a atenção da comunidade técnica e acadêmica acerca do tema e fomentar novas e mais aprofundadas pesquisas sobre o assunto, visando contribuir sobremaneira com a preservação histórica e a correta ocupação dos centros urbanos. |
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