Perspectivas históricas: passado, presente e futuro sobre a Lei 10.639/2003

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, José Francisco dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clio (Recife. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/250792
Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir a situação dos afro-brasileiros na sociedade atual e os avanços relacionados às políticas de ações afirmativas na área da educação, com destaque para as seguintes leis: a nº 10.639/2003 e a nº 11.645/2008, que instituíram a obrigatoriedade do ensino de História da África e Cultura Afro-brasileira e Indígena. Embora o Brasil tenha a maior população de afro-brasileiros de todas as Américas, as políticas de ações afirmativas voltadas a essa população só obtiveram avanços significativos a partir dos anos 2000, com melhorias expressivas no acesso ao ensino superior e o combate à discriminação e ao racismo. Neste texto, os autores debatem a relação do eurocentrismo mediante o ensino de história.
id UFPE-3_1d0c8ee556196f398c1d2ef1797726f0
oai_identifier_str oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/250792
network_acronym_str UFPE-3
network_name_str Clio (Recife. Online)
repository_id_str
spelling Perspectivas históricas: passado, presente e futuro sobre a Lei 10.639/2003Ações afirmativasAfro-brasileirosEurocentrismoRacismoEste artigo tem por objetivo discutir a situação dos afro-brasileiros na sociedade atual e os avanços relacionados às políticas de ações afirmativas na área da educação, com destaque para as seguintes leis: a nº 10.639/2003 e a nº 11.645/2008, que instituíram a obrigatoriedade do ensino de História da África e Cultura Afro-brasileira e Indígena. Embora o Brasil tenha a maior população de afro-brasileiros de todas as Américas, as políticas de ações afirmativas voltadas a essa população só obtiveram avanços significativos a partir dos anos 2000, com melhorias expressivas no acesso ao ensino superior e o combate à discriminação e ao racismo. Neste texto, os autores debatem a relação do eurocentrismo mediante o ensino de história.Universidade Federal de Pernambuco2022-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/25079210.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.10CLIO: Historical Research Journal; Vol. 39 No. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 129-152CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 39 Núm. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 129-152CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 39 n. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 129-1522525-56490102-4736reponame:Clio (Recife. Online)instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/250792/40454Copyright (c) 2022 .info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Carlos EduardoSantos, José Francisco dos2024-04-03T19:35:09Zoai:oai.periodicos.ufpe.br:article/250792Revistahttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/indexPUBhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/oai||editorclio@gmail.com2525-56490102-4736opendoar:2024-04-03T19:35:09Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas históricas: passado, presente e futuro sobre a Lei 10.639/2003
title Perspectivas históricas: passado, presente e futuro sobre a Lei 10.639/2003
spellingShingle Perspectivas históricas: passado, presente e futuro sobre a Lei 10.639/2003
Rodrigues, Carlos Eduardo
Ações afirmativas
Afro-brasileiros
Eurocentrismo
Racismo
title_short Perspectivas históricas: passado, presente e futuro sobre a Lei 10.639/2003
title_full Perspectivas históricas: passado, presente e futuro sobre a Lei 10.639/2003
title_fullStr Perspectivas históricas: passado, presente e futuro sobre a Lei 10.639/2003
title_full_unstemmed Perspectivas históricas: passado, presente e futuro sobre a Lei 10.639/2003
title_sort Perspectivas históricas: passado, presente e futuro sobre a Lei 10.639/2003
author Rodrigues, Carlos Eduardo
author_facet Rodrigues, Carlos Eduardo
Santos, José Francisco dos
author_role author
author2 Santos, José Francisco dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Carlos Eduardo
Santos, José Francisco dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ações afirmativas
Afro-brasileiros
Eurocentrismo
Racismo
topic Ações afirmativas
Afro-brasileiros
Eurocentrismo
Racismo
description Este artigo tem por objetivo discutir a situação dos afro-brasileiros na sociedade atual e os avanços relacionados às políticas de ações afirmativas na área da educação, com destaque para as seguintes leis: a nº 10.639/2003 e a nº 11.645/2008, que instituíram a obrigatoriedade do ensino de História da África e Cultura Afro-brasileira e Indígena. Embora o Brasil tenha a maior população de afro-brasileiros de todas as Américas, as políticas de ações afirmativas voltadas a essa população só obtiveram avanços significativos a partir dos anos 2000, com melhorias expressivas no acesso ao ensino superior e o combate à discriminação e ao racismo. Neste texto, os autores debatem a relação do eurocentrismo mediante o ensino de história.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/250792
10.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.10
url https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/250792
identifier_str_mv 10.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/250792/40454
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 .
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 .
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal; Vol. 39 No. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 129-152
CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 39 Núm. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 129-152
CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 39 n. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 129-152
2525-5649
0102-4736
reponame:Clio (Recife. Online)
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Clio (Recife. Online)
collection Clio (Recife. Online)
repository.name.fl_str_mv Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv ||editorclio@gmail.com
_version_ 1797240112448274432