Professores e estudantes produzindo o conhecimento histórico - reflexões teóricas e práticas sobre a aula-oficina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Clio (Recife. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251022 |
Resumo: | No presente artigo, apresentamos reflexões resultantes de nossa pesquisa no âmbito do ProfHistória que fundamentam a importância do uso cotidiano de fontes históricas em sala de aula. Por isso, acreditamos necessária a reflexão teórico-metodológica sobre a prática do ensino de história a partir da estrutura da aula-oficina desenvolvida por Isabel Barca (2004) e o apontamento de possibilidades práticas deste modelo, evidenciando a associação entre pesquisa historiográfica e ensino de história. Nossas reflexões passam pelas diferentes etapas da aula-oficina, abordando tanto os aspectos teóricos de cada uma delas quanto possibilidades de trabalho prático em sala, sempre tendo em vista a autonomia acadêmica dos professores. |
id |
UFPE-3_245084fd9beb2a38ffd4e502607eb4c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/251022 |
network_acronym_str |
UFPE-3 |
network_name_str |
Clio (Recife. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Professores e estudantes produzindo o conhecimento histórico - reflexões teóricas e práticas sobre a aula-oficinaEnsino de históriaAula-oficinaSequências didáticasConhecimento históricoNo presente artigo, apresentamos reflexões resultantes de nossa pesquisa no âmbito do ProfHistória que fundamentam a importância do uso cotidiano de fontes históricas em sala de aula. Por isso, acreditamos necessária a reflexão teórico-metodológica sobre a prática do ensino de história a partir da estrutura da aula-oficina desenvolvida por Isabel Barca (2004) e o apontamento de possibilidades práticas deste modelo, evidenciando a associação entre pesquisa historiográfica e ensino de história. Nossas reflexões passam pelas diferentes etapas da aula-oficina, abordando tanto os aspectos teóricos de cada uma delas quanto possibilidades de trabalho prático em sala, sempre tendo em vista a autonomia acadêmica dos professores.Universidade Federal de Pernambuco2022-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/25102210.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.4CLIO: Historical Research Journal; Vol. 39 No. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 52-74CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 39 Núm. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 52-74CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 39 n. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 52-742525-56490102-4736reponame:Clio (Recife. Online)instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251022/40449Copyright (c) 2022 .info:eu-repo/semantics/openAccessGevigier, Jeferson José2024-04-03T19:35:09Zoai:oai.periodicos.ufpe.br:article/251022Revistahttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/indexPUBhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/oai||editorclio@gmail.com2525-56490102-4736opendoar:2024-04-03T19:35:09Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores e estudantes produzindo o conhecimento histórico - reflexões teóricas e práticas sobre a aula-oficina |
title |
Professores e estudantes produzindo o conhecimento histórico - reflexões teóricas e práticas sobre a aula-oficina |
spellingShingle |
Professores e estudantes produzindo o conhecimento histórico - reflexões teóricas e práticas sobre a aula-oficina Gevigier, Jeferson José Ensino de história Aula-oficina Sequências didáticas Conhecimento histórico |
title_short |
Professores e estudantes produzindo o conhecimento histórico - reflexões teóricas e práticas sobre a aula-oficina |
title_full |
Professores e estudantes produzindo o conhecimento histórico - reflexões teóricas e práticas sobre a aula-oficina |
title_fullStr |
Professores e estudantes produzindo o conhecimento histórico - reflexões teóricas e práticas sobre a aula-oficina |
title_full_unstemmed |
Professores e estudantes produzindo o conhecimento histórico - reflexões teóricas e práticas sobre a aula-oficina |
title_sort |
Professores e estudantes produzindo o conhecimento histórico - reflexões teóricas e práticas sobre a aula-oficina |
author |
Gevigier, Jeferson José |
author_facet |
Gevigier, Jeferson José |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gevigier, Jeferson José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de história Aula-oficina Sequências didáticas Conhecimento histórico |
topic |
Ensino de história Aula-oficina Sequências didáticas Conhecimento histórico |
description |
No presente artigo, apresentamos reflexões resultantes de nossa pesquisa no âmbito do ProfHistória que fundamentam a importância do uso cotidiano de fontes históricas em sala de aula. Por isso, acreditamos necessária a reflexão teórico-metodológica sobre a prática do ensino de história a partir da estrutura da aula-oficina desenvolvida por Isabel Barca (2004) e o apontamento de possibilidades práticas deste modelo, evidenciando a associação entre pesquisa historiográfica e ensino de história. Nossas reflexões passam pelas diferentes etapas da aula-oficina, abordando tanto os aspectos teóricos de cada uma delas quanto possibilidades de trabalho prático em sala, sempre tendo em vista a autonomia acadêmica dos professores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251022 10.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.4 |
url |
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251022 |
identifier_str_mv |
10.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251022/40449 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 . info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 . |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
CLIO: Historical Research Journal; Vol. 39 No. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 52-74 CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 39 Núm. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 52-74 CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 39 n. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 52-74 2525-5649 0102-4736 reponame:Clio (Recife. Online) instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Clio (Recife. Online) |
collection |
Clio (Recife. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||editorclio@gmail.com |
_version_ |
1797240112455614464 |