Professores e estudantes produzindo o conhecimento histórico - reflexões teóricas e práticas sobre a aula-oficina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gevigier, Jeferson José
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clio (Recife. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251022
Resumo: No presente artigo, apresentamos reflexões resultantes de nossa pesquisa no âmbito do ProfHistória que fundamentam a importância do uso cotidiano de fontes históricas em sala de aula. Por isso, acreditamos necessária a reflexão teórico-metodológica sobre a prática do ensino de história a partir da estrutura da aula-oficina desenvolvida por Isabel Barca (2004) e o apontamento de possibilidades práticas deste modelo, evidenciando a associação entre pesquisa historiográfica e ensino de história. Nossas reflexões passam pelas diferentes etapas da aula-oficina, abordando tanto os aspectos teóricos de cada uma delas quanto possibilidades de trabalho prático em sala, sempre tendo em vista a autonomia acadêmica dos professores.
id UFPE-3_245084fd9beb2a38ffd4e502607eb4c3
oai_identifier_str oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/251022
network_acronym_str UFPE-3
network_name_str Clio (Recife. Online)
repository_id_str
spelling Professores e estudantes produzindo o conhecimento histórico - reflexões teóricas e práticas sobre a aula-oficinaEnsino de históriaAula-oficinaSequências didáticasConhecimento históricoNo presente artigo, apresentamos reflexões resultantes de nossa pesquisa no âmbito do ProfHistória que fundamentam a importância do uso cotidiano de fontes históricas em sala de aula. Por isso, acreditamos necessária a reflexão teórico-metodológica sobre a prática do ensino de história a partir da estrutura da aula-oficina desenvolvida por Isabel Barca (2004) e o apontamento de possibilidades práticas deste modelo, evidenciando a associação entre pesquisa historiográfica e ensino de história. Nossas reflexões passam pelas diferentes etapas da aula-oficina, abordando tanto os aspectos teóricos de cada uma delas quanto possibilidades de trabalho prático em sala, sempre tendo em vista a autonomia acadêmica dos professores.Universidade Federal de Pernambuco2022-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/25102210.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.4CLIO: Historical Research Journal; Vol. 39 No. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 52-74CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 39 Núm. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 52-74CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 39 n. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 52-742525-56490102-4736reponame:Clio (Recife. Online)instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251022/40449Copyright (c) 2022 .info:eu-repo/semantics/openAccessGevigier, Jeferson José2024-04-03T19:35:09Zoai:oai.periodicos.ufpe.br:article/251022Revistahttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/indexPUBhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/oai||editorclio@gmail.com2525-56490102-4736opendoar:2024-04-03T19:35:09Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores e estudantes produzindo o conhecimento histórico - reflexões teóricas e práticas sobre a aula-oficina
title Professores e estudantes produzindo o conhecimento histórico - reflexões teóricas e práticas sobre a aula-oficina
spellingShingle Professores e estudantes produzindo o conhecimento histórico - reflexões teóricas e práticas sobre a aula-oficina
Gevigier, Jeferson José
Ensino de história
Aula-oficina
Sequências didáticas
Conhecimento histórico
title_short Professores e estudantes produzindo o conhecimento histórico - reflexões teóricas e práticas sobre a aula-oficina
title_full Professores e estudantes produzindo o conhecimento histórico - reflexões teóricas e práticas sobre a aula-oficina
title_fullStr Professores e estudantes produzindo o conhecimento histórico - reflexões teóricas e práticas sobre a aula-oficina
title_full_unstemmed Professores e estudantes produzindo o conhecimento histórico - reflexões teóricas e práticas sobre a aula-oficina
title_sort Professores e estudantes produzindo o conhecimento histórico - reflexões teóricas e práticas sobre a aula-oficina
author Gevigier, Jeferson José
author_facet Gevigier, Jeferson José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gevigier, Jeferson José
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Aula-oficina
Sequências didáticas
Conhecimento histórico
topic Ensino de história
Aula-oficina
Sequências didáticas
Conhecimento histórico
description No presente artigo, apresentamos reflexões resultantes de nossa pesquisa no âmbito do ProfHistória que fundamentam a importância do uso cotidiano de fontes históricas em sala de aula. Por isso, acreditamos necessária a reflexão teórico-metodológica sobre a prática do ensino de história a partir da estrutura da aula-oficina desenvolvida por Isabel Barca (2004) e o apontamento de possibilidades práticas deste modelo, evidenciando a associação entre pesquisa historiográfica e ensino de história. Nossas reflexões passam pelas diferentes etapas da aula-oficina, abordando tanto os aspectos teóricos de cada uma delas quanto possibilidades de trabalho prático em sala, sempre tendo em vista a autonomia acadêmica dos professores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251022
10.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.4
url https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251022
identifier_str_mv 10.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251022/40449
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 .
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 .
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal; Vol. 39 No. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 52-74
CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 39 Núm. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 52-74
CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 39 n. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 52-74
2525-5649
0102-4736
reponame:Clio (Recife. Online)
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Clio (Recife. Online)
collection Clio (Recife. Online)
repository.name.fl_str_mv Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv ||editorclio@gmail.com
_version_ 1797240112455614464