“A abolição da escravidão não significa a instauração da liberdade”: os abolicionistas britânicos e os africanos libertados do tráfico, 1840-1854.
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Clio (Recife. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/249176 |
Resumo: | O artigo explora como os abolicionistas da British and Foreign Anti-Slavery Society (BFASS) incentivaram o “esquema de imigração africana”, implantado a partir do início da década de 1840, para transferir os “africanos libertados” dos navios negreiros, capturados pelos cruzadores britânicos, para as colônias das Índias Ocidentais. Apesar do apoio ao esquema, os abolicionistas criticaram de forma sistemática e insistente todas as iniciativas das assembleias coloniais e do governo britânico para alterar as condições de trabalho desses imigrantes. Essa posição indica que a BFASS concedeu primazia aos aspectos humanitários dessa imigração frente aos interesses econômicos e políticos coloniais. |
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“A abolição da escravidão não significa a instauração da liberdade”: os abolicionistas britânicos e os africanos libertados do tráfico, 1840-1854.Tráfico de escravosEscravidãoAfricanos libertadosAbolicionismoO artigo explora como os abolicionistas da British and Foreign Anti-Slavery Society (BFASS) incentivaram o “esquema de imigração africana”, implantado a partir do início da década de 1840, para transferir os “africanos libertados” dos navios negreiros, capturados pelos cruzadores britânicos, para as colônias das Índias Ocidentais. Apesar do apoio ao esquema, os abolicionistas criticaram de forma sistemática e insistente todas as iniciativas das assembleias coloniais e do governo britânico para alterar as condições de trabalho desses imigrantes. Essa posição indica que a BFASS concedeu primazia aos aspectos humanitários dessa imigração frente aos interesses econômicos e políticos coloniais.Universidade Federal de Pernambuco2022-01-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/24917610.22264/clio.issn2525-5649.2021.39.2.20CLIO: Historical Research Journal; Vol. 39 No. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 463-488CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 39 Núm. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 463-488CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 39 n. 2 (2021): Jul-Dez. Dossiê: Didática da História e o ensino de História: questões contemporâneas; 463-4882525-56490102-4736reponame:Clio (Recife. Online)instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/249176/40464Copyright (c) 2022 .info:eu-repo/semantics/openAccessRé, Henrique Antonio2024-04-03T19:35:09Zoai:oai.periodicos.ufpe.br:article/249176Revistahttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/indexPUBhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/oai||editorclio@gmail.com2525-56490102-4736opendoar:2024-04-03T19:35:09Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
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