Tecnologias digitais, formação e ensino: uma análise dos PPCS de licenciatura em história no Estado de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Luiz Gustavo Martins
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: da Silva, Thálita Maria Francisco, Coelho, George Leonardo Seabra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clio (Recife. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251073
Resumo: Neste artigo, abordamos os usos das TDIC no processo formativo dos professores de História. Tendo como fonte os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de Licenciatura em seis Universidades Federais do estado de Minas Gerais, apresentamos as formas como as TDIC estão presentes nesses documentos. A partir disso, analisamos de que modo as Mídias e Tecnologias Digitais são propostas pelos PPCs, as quais fundamentariam a formação dos futuros professores de História. Neste sentido, nosso intuito é problematizar o conceito de Tecnologias Digitais, seus usos no campo do ensino e as formas como foram – e tem sido – pensadas no processo de ensino e aprendizagem de História.
id UFPE-3_76d5e8e482926768010a9c9747ecff93
oai_identifier_str oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/251073
network_acronym_str UFPE-3
network_name_str Clio (Recife. Online)
repository_id_str
spelling Tecnologias digitais, formação e ensino: uma análise dos PPCS de licenciatura em história no Estado de Minas GeraisMídiasFormaçãoEnsinoDidática HistóricaNeste artigo, abordamos os usos das TDIC no processo formativo dos professores de História. Tendo como fonte os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de Licenciatura em seis Universidades Federais do estado de Minas Gerais, apresentamos as formas como as TDIC estão presentes nesses documentos. A partir disso, analisamos de que modo as Mídias e Tecnologias Digitais são propostas pelos PPCs, as quais fundamentariam a formação dos futuros professores de História. Neste sentido, nosso intuito é problematizar o conceito de Tecnologias Digitais, seus usos no campo do ensino e as formas como foram – e tem sido – pensadas no processo de ensino e aprendizagem de História. Universidade Federal de Pernambuco2022-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/25107310.22264/clio.issn2525-5649.2022.40.1.4CLIO: Historical Research Journal; Vol. 40 No. 1 (2022): Jan-Jun. Dossiê: Humanidades digitais pós-coloniais/decoloniais e o ensino de história; 51-73CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 40 Núm. 1 (2022): Jan-Jun. Dossiê: Humanidades digitais pós-coloniais/decoloniais e o ensino de história; 51-73CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 40 n. 1 (2022): Jan-Jun. Dossiê: Humanidades digitais pós-coloniais/decoloniais e o ensino de história; 51-732525-56490102-4736reponame:Clio (Recife. Online)instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251073/40774Copyright (c) 2022 .info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Luiz Gustavo Martinsda Silva, Thálita Maria FranciscoCoelho, George Leonardo Seabra2024-04-03T19:33:23Zoai:oai.periodicos.ufpe.br:article/251073Revistahttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/indexPUBhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/oai||editorclio@gmail.com2525-56490102-4736opendoar:2024-04-03T19:33:23Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias digitais, formação e ensino: uma análise dos PPCS de licenciatura em história no Estado de Minas Gerais
title Tecnologias digitais, formação e ensino: uma análise dos PPCS de licenciatura em história no Estado de Minas Gerais
spellingShingle Tecnologias digitais, formação e ensino: uma análise dos PPCS de licenciatura em história no Estado de Minas Gerais
da Silva, Luiz Gustavo Martins
Mídias
Formação
Ensino
Didática Histórica
title_short Tecnologias digitais, formação e ensino: uma análise dos PPCS de licenciatura em história no Estado de Minas Gerais
title_full Tecnologias digitais, formação e ensino: uma análise dos PPCS de licenciatura em história no Estado de Minas Gerais
title_fullStr Tecnologias digitais, formação e ensino: uma análise dos PPCS de licenciatura em história no Estado de Minas Gerais
title_full_unstemmed Tecnologias digitais, formação e ensino: uma análise dos PPCS de licenciatura em história no Estado de Minas Gerais
title_sort Tecnologias digitais, formação e ensino: uma análise dos PPCS de licenciatura em história no Estado de Minas Gerais
author da Silva, Luiz Gustavo Martins
author_facet da Silva, Luiz Gustavo Martins
da Silva, Thálita Maria Francisco
Coelho, George Leonardo Seabra
author_role author
author2 da Silva, Thálita Maria Francisco
Coelho, George Leonardo Seabra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Luiz Gustavo Martins
da Silva, Thálita Maria Francisco
Coelho, George Leonardo Seabra
dc.subject.por.fl_str_mv Mídias
Formação
Ensino
Didática Histórica
topic Mídias
Formação
Ensino
Didática Histórica
description Neste artigo, abordamos os usos das TDIC no processo formativo dos professores de História. Tendo como fonte os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de Licenciatura em seis Universidades Federais do estado de Minas Gerais, apresentamos as formas como as TDIC estão presentes nesses documentos. A partir disso, analisamos de que modo as Mídias e Tecnologias Digitais são propostas pelos PPCs, as quais fundamentariam a formação dos futuros professores de História. Neste sentido, nosso intuito é problematizar o conceito de Tecnologias Digitais, seus usos no campo do ensino e as formas como foram – e tem sido – pensadas no processo de ensino e aprendizagem de História.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251073
10.22264/clio.issn2525-5649.2022.40.1.4
url https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251073
identifier_str_mv 10.22264/clio.issn2525-5649.2022.40.1.4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251073/40774
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 .
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 .
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal; Vol. 40 No. 1 (2022): Jan-Jun. Dossiê: Humanidades digitais pós-coloniais/decoloniais e o ensino de história; 51-73
CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 40 Núm. 1 (2022): Jan-Jun. Dossiê: Humanidades digitais pós-coloniais/decoloniais e o ensino de história; 51-73
CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 40 n. 1 (2022): Jan-Jun. Dossiê: Humanidades digitais pós-coloniais/decoloniais e o ensino de história; 51-73
2525-5649
0102-4736
reponame:Clio (Recife. Online)
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Clio (Recife. Online)
collection Clio (Recife. Online)
repository.name.fl_str_mv Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv ||editorclio@gmail.com
_version_ 1797240112466100224