Tecnologias digitais, formação e ensino: uma análise dos PPCS de licenciatura em história no Estado de Minas Gerais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Clio (Recife. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251073 |
Resumo: | Neste artigo, abordamos os usos das TDIC no processo formativo dos professores de História. Tendo como fonte os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de Licenciatura em seis Universidades Federais do estado de Minas Gerais, apresentamos as formas como as TDIC estão presentes nesses documentos. A partir disso, analisamos de que modo as Mídias e Tecnologias Digitais são propostas pelos PPCs, as quais fundamentariam a formação dos futuros professores de História. Neste sentido, nosso intuito é problematizar o conceito de Tecnologias Digitais, seus usos no campo do ensino e as formas como foram – e tem sido – pensadas no processo de ensino e aprendizagem de História. |
id |
UFPE-3_76d5e8e482926768010a9c9747ecff93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/251073 |
network_acronym_str |
UFPE-3 |
network_name_str |
Clio (Recife. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias digitais, formação e ensino: uma análise dos PPCS de licenciatura em história no Estado de Minas GeraisMídiasFormaçãoEnsinoDidática HistóricaNeste artigo, abordamos os usos das TDIC no processo formativo dos professores de História. Tendo como fonte os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de Licenciatura em seis Universidades Federais do estado de Minas Gerais, apresentamos as formas como as TDIC estão presentes nesses documentos. A partir disso, analisamos de que modo as Mídias e Tecnologias Digitais são propostas pelos PPCs, as quais fundamentariam a formação dos futuros professores de História. Neste sentido, nosso intuito é problematizar o conceito de Tecnologias Digitais, seus usos no campo do ensino e as formas como foram – e tem sido – pensadas no processo de ensino e aprendizagem de História. Universidade Federal de Pernambuco2022-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/25107310.22264/clio.issn2525-5649.2022.40.1.4CLIO: Historical Research Journal; Vol. 40 No. 1 (2022): Jan-Jun. Dossiê: Humanidades digitais pós-coloniais/decoloniais e o ensino de história; 51-73CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 40 Núm. 1 (2022): Jan-Jun. Dossiê: Humanidades digitais pós-coloniais/decoloniais e o ensino de história; 51-73CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 40 n. 1 (2022): Jan-Jun. Dossiê: Humanidades digitais pós-coloniais/decoloniais e o ensino de história; 51-732525-56490102-4736reponame:Clio (Recife. Online)instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251073/40774Copyright (c) 2022 .info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Luiz Gustavo Martinsda Silva, Thálita Maria FranciscoCoelho, George Leonardo Seabra2024-04-03T19:33:23Zoai:oai.periodicos.ufpe.br:article/251073Revistahttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/indexPUBhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/oai||editorclio@gmail.com2525-56490102-4736opendoar:2024-04-03T19:33:23Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias digitais, formação e ensino: uma análise dos PPCS de licenciatura em história no Estado de Minas Gerais |
title |
Tecnologias digitais, formação e ensino: uma análise dos PPCS de licenciatura em história no Estado de Minas Gerais |
spellingShingle |
Tecnologias digitais, formação e ensino: uma análise dos PPCS de licenciatura em história no Estado de Minas Gerais da Silva, Luiz Gustavo Martins Mídias Formação Ensino Didática Histórica |
title_short |
Tecnologias digitais, formação e ensino: uma análise dos PPCS de licenciatura em história no Estado de Minas Gerais |
title_full |
Tecnologias digitais, formação e ensino: uma análise dos PPCS de licenciatura em história no Estado de Minas Gerais |
title_fullStr |
Tecnologias digitais, formação e ensino: uma análise dos PPCS de licenciatura em história no Estado de Minas Gerais |
title_full_unstemmed |
Tecnologias digitais, formação e ensino: uma análise dos PPCS de licenciatura em história no Estado de Minas Gerais |
title_sort |
Tecnologias digitais, formação e ensino: uma análise dos PPCS de licenciatura em história no Estado de Minas Gerais |
author |
da Silva, Luiz Gustavo Martins |
author_facet |
da Silva, Luiz Gustavo Martins da Silva, Thálita Maria Francisco Coelho, George Leonardo Seabra |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Thálita Maria Francisco Coelho, George Leonardo Seabra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Luiz Gustavo Martins da Silva, Thálita Maria Francisco Coelho, George Leonardo Seabra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídias Formação Ensino Didática Histórica |
topic |
Mídias Formação Ensino Didática Histórica |
description |
Neste artigo, abordamos os usos das TDIC no processo formativo dos professores de História. Tendo como fonte os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) de Licenciatura em seis Universidades Federais do estado de Minas Gerais, apresentamos as formas como as TDIC estão presentes nesses documentos. A partir disso, analisamos de que modo as Mídias e Tecnologias Digitais são propostas pelos PPCs, as quais fundamentariam a formação dos futuros professores de História. Neste sentido, nosso intuito é problematizar o conceito de Tecnologias Digitais, seus usos no campo do ensino e as formas como foram – e tem sido – pensadas no processo de ensino e aprendizagem de História. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251073 10.22264/clio.issn2525-5649.2022.40.1.4 |
url |
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251073 |
identifier_str_mv |
10.22264/clio.issn2525-5649.2022.40.1.4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/251073/40774 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 . info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 . |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
CLIO: Historical Research Journal; Vol. 40 No. 1 (2022): Jan-Jun. Dossiê: Humanidades digitais pós-coloniais/decoloniais e o ensino de história; 51-73 CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 40 Núm. 1 (2022): Jan-Jun. Dossiê: Humanidades digitais pós-coloniais/decoloniais e o ensino de história; 51-73 CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 40 n. 1 (2022): Jan-Jun. Dossiê: Humanidades digitais pós-coloniais/decoloniais e o ensino de história; 51-73 2525-5649 0102-4736 reponame:Clio (Recife. Online) instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Clio (Recife. Online) |
collection |
Clio (Recife. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||editorclio@gmail.com |
_version_ |
1797240112466100224 |