Esfinge ou Caleidoscópio? O desafio da pesquisa em livros didáticos de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Helenice Aparecida Bastos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clio (Recife. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243670
Resumo: Situamos o problema da pesquisa do livro didático no Brasil, a partir do desafio colocado a sua análise em diversas partes do mundo. Tomamos o livro didático como repositório material de discursos didatizados sobre conhecimentos relativos a um campo específico de saber, com leitura mediada ou não, destinado ao público escolar.  Na primeira parte, nos interessa “re”apresentar advertências trazidas a público por Alain Choppin, ao classificar os tipos de pesquisas sobre tais livros. Na segunda apresentaremos algumas alternativas teórico-metodológicas no escopo de uma parte dessas pesquisas e, entre elas, o percurso do projeto “Narrativa Histórica nos livros didáticos: tradição e rupturas.” 
id UFPE-3_7fe1e168d4998d222cad1a53be3ca33a
oai_identifier_str oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/243670
network_acronym_str UFPE-3
network_name_str Clio (Recife. Online)
repository_id_str
spelling Esfinge ou Caleidoscópio? O desafio da pesquisa em livros didáticos de HistóriaLivro didáticoEnsino de históriaNarrativaCurrículo.Situamos o problema da pesquisa do livro didático no Brasil, a partir do desafio colocado a sua análise em diversas partes do mundo. Tomamos o livro didático como repositório material de discursos didatizados sobre conhecimentos relativos a um campo específico de saber, com leitura mediada ou não, destinado ao público escolar.  Na primeira parte, nos interessa “re”apresentar advertências trazidas a público por Alain Choppin, ao classificar os tipos de pesquisas sobre tais livros. Na segunda apresentaremos algumas alternativas teórico-metodológicas no escopo de uma parte dessas pesquisas e, entre elas, o percurso do projeto “Narrativa Histórica nos livros didáticos: tradição e rupturas.” Universidade Federal de Pernambuco2020-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/24367010.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1.03CLIO: Historical Research Journal; Vol. 38 No. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 85-106CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 38 Núm. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 85-106CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 38 n. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 85-1062525-56490102-473610.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1reponame:Clio (Recife. Online)instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243670/43488Copyright (c) 2020 .info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Helenice Aparecida Bastos2024-04-04T19:26:02Zoai:oai.periodicos.ufpe.br:article/243670Revistahttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/indexPUBhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/oai||editorclio@gmail.com2525-56490102-4736opendoar:2024-04-04T19:26:02Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Esfinge ou Caleidoscópio? O desafio da pesquisa em livros didáticos de História
title Esfinge ou Caleidoscópio? O desafio da pesquisa em livros didáticos de História
spellingShingle Esfinge ou Caleidoscópio? O desafio da pesquisa em livros didáticos de História
Rocha, Helenice Aparecida Bastos
Livro didático
Ensino de história
Narrativa
Currículo.
title_short Esfinge ou Caleidoscópio? O desafio da pesquisa em livros didáticos de História
title_full Esfinge ou Caleidoscópio? O desafio da pesquisa em livros didáticos de História
title_fullStr Esfinge ou Caleidoscópio? O desafio da pesquisa em livros didáticos de História
title_full_unstemmed Esfinge ou Caleidoscópio? O desafio da pesquisa em livros didáticos de História
title_sort Esfinge ou Caleidoscópio? O desafio da pesquisa em livros didáticos de História
author Rocha, Helenice Aparecida Bastos
author_facet Rocha, Helenice Aparecida Bastos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Helenice Aparecida Bastos
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Ensino de história
Narrativa
Currículo.
topic Livro didático
Ensino de história
Narrativa
Currículo.
description Situamos o problema da pesquisa do livro didático no Brasil, a partir do desafio colocado a sua análise em diversas partes do mundo. Tomamos o livro didático como repositório material de discursos didatizados sobre conhecimentos relativos a um campo específico de saber, com leitura mediada ou não, destinado ao público escolar.  Na primeira parte, nos interessa “re”apresentar advertências trazidas a público por Alain Choppin, ao classificar os tipos de pesquisas sobre tais livros. Na segunda apresentaremos algumas alternativas teórico-metodológicas no escopo de uma parte dessas pesquisas e, entre elas, o percurso do projeto “Narrativa Histórica nos livros didáticos: tradição e rupturas.” 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243670
10.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1.03
url https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243670
identifier_str_mv 10.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1.03
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243670/43488
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 .
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 .
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal; Vol. 38 No. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 85-106
CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 38 Núm. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 85-106
CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 38 n. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 85-106
2525-5649
0102-4736
10.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1
reponame:Clio (Recife. Online)
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Clio (Recife. Online)
collection Clio (Recife. Online)
repository.name.fl_str_mv Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv ||editorclio@gmail.com
_version_ 1797240112015212544