Esfinge ou Caleidoscópio? O desafio da pesquisa em livros didáticos de História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Clio (Recife. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243670 |
Resumo: | Situamos o problema da pesquisa do livro didático no Brasil, a partir do desafio colocado a sua análise em diversas partes do mundo. Tomamos o livro didático como repositório material de discursos didatizados sobre conhecimentos relativos a um campo específico de saber, com leitura mediada ou não, destinado ao público escolar. Na primeira parte, nos interessa “re”apresentar advertências trazidas a público por Alain Choppin, ao classificar os tipos de pesquisas sobre tais livros. Na segunda apresentaremos algumas alternativas teórico-metodológicas no escopo de uma parte dessas pesquisas e, entre elas, o percurso do projeto “Narrativa Histórica nos livros didáticos: tradição e rupturas.” |
id |
UFPE-3_7fe1e168d4998d222cad1a53be3ca33a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/243670 |
network_acronym_str |
UFPE-3 |
network_name_str |
Clio (Recife. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Esfinge ou Caleidoscópio? O desafio da pesquisa em livros didáticos de HistóriaLivro didáticoEnsino de históriaNarrativaCurrículo.Situamos o problema da pesquisa do livro didático no Brasil, a partir do desafio colocado a sua análise em diversas partes do mundo. Tomamos o livro didático como repositório material de discursos didatizados sobre conhecimentos relativos a um campo específico de saber, com leitura mediada ou não, destinado ao público escolar. Na primeira parte, nos interessa “re”apresentar advertências trazidas a público por Alain Choppin, ao classificar os tipos de pesquisas sobre tais livros. Na segunda apresentaremos algumas alternativas teórico-metodológicas no escopo de uma parte dessas pesquisas e, entre elas, o percurso do projeto “Narrativa Histórica nos livros didáticos: tradição e rupturas.” Universidade Federal de Pernambuco2020-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/24367010.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1.03CLIO: Historical Research Journal; Vol. 38 No. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 85-106CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 38 Núm. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 85-106CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 38 n. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 85-1062525-56490102-473610.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1reponame:Clio (Recife. Online)instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243670/43488Copyright (c) 2020 .info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Helenice Aparecida Bastos2024-04-04T19:26:02Zoai:oai.periodicos.ufpe.br:article/243670Revistahttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/indexPUBhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/oai||editorclio@gmail.com2525-56490102-4736opendoar:2024-04-04T19:26:02Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Esfinge ou Caleidoscópio? O desafio da pesquisa em livros didáticos de História |
title |
Esfinge ou Caleidoscópio? O desafio da pesquisa em livros didáticos de História |
spellingShingle |
Esfinge ou Caleidoscópio? O desafio da pesquisa em livros didáticos de História Rocha, Helenice Aparecida Bastos Livro didático Ensino de história Narrativa Currículo. |
title_short |
Esfinge ou Caleidoscópio? O desafio da pesquisa em livros didáticos de História |
title_full |
Esfinge ou Caleidoscópio? O desafio da pesquisa em livros didáticos de História |
title_fullStr |
Esfinge ou Caleidoscópio? O desafio da pesquisa em livros didáticos de História |
title_full_unstemmed |
Esfinge ou Caleidoscópio? O desafio da pesquisa em livros didáticos de História |
title_sort |
Esfinge ou Caleidoscópio? O desafio da pesquisa em livros didáticos de História |
author |
Rocha, Helenice Aparecida Bastos |
author_facet |
Rocha, Helenice Aparecida Bastos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Helenice Aparecida Bastos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático Ensino de história Narrativa Currículo. |
topic |
Livro didático Ensino de história Narrativa Currículo. |
description |
Situamos o problema da pesquisa do livro didático no Brasil, a partir do desafio colocado a sua análise em diversas partes do mundo. Tomamos o livro didático como repositório material de discursos didatizados sobre conhecimentos relativos a um campo específico de saber, com leitura mediada ou não, destinado ao público escolar. Na primeira parte, nos interessa “re”apresentar advertências trazidas a público por Alain Choppin, ao classificar os tipos de pesquisas sobre tais livros. Na segunda apresentaremos algumas alternativas teórico-metodológicas no escopo de uma parte dessas pesquisas e, entre elas, o percurso do projeto “Narrativa Histórica nos livros didáticos: tradição e rupturas.” |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243670 10.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1.03 |
url |
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243670 |
identifier_str_mv |
10.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1.03 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243670/43488 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 . info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 . |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
CLIO: Historical Research Journal; Vol. 38 No. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 85-106 CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 38 Núm. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 85-106 CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 38 n. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 85-106 2525-5649 0102-4736 10.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1 reponame:Clio (Recife. Online) instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Clio (Recife. Online) |
collection |
Clio (Recife. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||editorclio@gmail.com |
_version_ |
1797240112015212544 |