Panorama artístico do Brasil colônia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Clio (Recife. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/24671 |
Resumo: | No século XVI, século da expansão ultramarina do povo lusitano, além das transformações sócio-econômicas, Portugal acolheu as novas tendências artísticas que então constituíam a modernidade na Europa: as do Renascimento. País que espiritualmente permaneceu romântico, e que, na arquitetura não sentiu a espacialidade e o estruturalismo, salvo exemplos isolados, do gótico, e que, na pintura, nesse período tanta influência recebeu dos Países-baixos, veio a ser palco das transformações de um gótico final, sui-gêneris, o manuelino, em uma Renascença pouco assimilada, faltando-Ihe compreensão espacial. Na verdade, foi a corrente internacional do Maneirismo a que tomou corpo e melhor se identificou com o gosto português.In the sixteenth century, century of the overseas expansion of the Lusitanian people, in addition to socio-economic transformations, Portugal welcomed the new artistic trends that constituted modernity in Europe: the Renaissance. A country that remained spiritually romantic, and which in architecture did not feel the spatiality and structuralism, except isolated examples, of the Gothic, and which, in painting, during this period received so much influence from the Netherlands, came to be the scene of the transformations of a late Gothic, sui-genis, the Manueline, in a poorly assimilated Renaissance, lacking spatial understanding. In fact, it was the international current of Mannerism that took shape and best identified with the Portuguese taste. |
id |
UFPE-3_ca675d97b01f69a5e34d731e25582d08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/24671 |
network_acronym_str |
UFPE-3 |
network_name_str |
Clio (Recife. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Panorama artístico do Brasil colôniaBrasil colôniaPanorama artísticoSéculo XVIBrazil colonyArtistic panoramaCentury XVINo século XVI, século da expansão ultramarina do povo lusitano, além das transformações sócio-econômicas, Portugal acolheu as novas tendências artísticas que então constituíam a modernidade na Europa: as do Renascimento. País que espiritualmente permaneceu romântico, e que, na arquitetura não sentiu a espacialidade e o estruturalismo, salvo exemplos isolados, do gótico, e que, na pintura, nesse período tanta influência recebeu dos Países-baixos, veio a ser palco das transformações de um gótico final, sui-gêneris, o manuelino, em uma Renascença pouco assimilada, faltando-Ihe compreensão espacial. Na verdade, foi a corrente internacional do Maneirismo a que tomou corpo e melhor se identificou com o gosto português.In the sixteenth century, century of the overseas expansion of the Lusitanian people, in addition to socio-economic transformations, Portugal welcomed the new artistic trends that constituted modernity in Europe: the Renaissance. A country that remained spiritually romantic, and which in architecture did not feel the spatiality and structuralism, except isolated examples, of the Gothic, and which, in painting, during this period received so much influence from the Netherlands, came to be the scene of the transformations of a late Gothic, sui-genis, the Manueline, in a poorly assimilated Renaissance, lacking spatial understanding. In fact, it was the international current of Mannerism that took shape and best identified with the Portuguese taste.Universidade Federal de Pernambuco2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/24671CLIO: Historical Research Journal; Vol. 2 No. 1 (1978): Jan-Dez.CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 2 Núm. 1 (1978): Jan-Dez.CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 2 n. 1 (1978): Jan-Dez.2525-56490102-4736reponame:Clio (Recife. Online)instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/24671/19945Copyright (c) 2018 .info:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, José Luiz Mota2023-12-13T17:12:44Zoai:oai.periodicos.ufpe.br:article/24671Revistahttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/indexPUBhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/oai||editorclio@gmail.com2525-56490102-4736opendoar:2023-12-13T17:12:44Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Panorama artístico do Brasil colônia |
title |
Panorama artístico do Brasil colônia |
spellingShingle |
Panorama artístico do Brasil colônia Menezes, José Luiz Mota Brasil colônia Panorama artístico Século XVI Brazil colony Artistic panorama Century XVI |
title_short |
Panorama artístico do Brasil colônia |
title_full |
Panorama artístico do Brasil colônia |
title_fullStr |
Panorama artístico do Brasil colônia |
title_full_unstemmed |
Panorama artístico do Brasil colônia |
title_sort |
Panorama artístico do Brasil colônia |
author |
Menezes, José Luiz Mota |
author_facet |
Menezes, José Luiz Mota |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, José Luiz Mota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brasil colônia Panorama artístico Século XVI Brazil colony Artistic panorama Century XVI |
topic |
Brasil colônia Panorama artístico Século XVI Brazil colony Artistic panorama Century XVI |
description |
No século XVI, século da expansão ultramarina do povo lusitano, além das transformações sócio-econômicas, Portugal acolheu as novas tendências artísticas que então constituíam a modernidade na Europa: as do Renascimento. País que espiritualmente permaneceu romântico, e que, na arquitetura não sentiu a espacialidade e o estruturalismo, salvo exemplos isolados, do gótico, e que, na pintura, nesse período tanta influência recebeu dos Países-baixos, veio a ser palco das transformações de um gótico final, sui-gêneris, o manuelino, em uma Renascença pouco assimilada, faltando-Ihe compreensão espacial. Na verdade, foi a corrente internacional do Maneirismo a que tomou corpo e melhor se identificou com o gosto português.In the sixteenth century, century of the overseas expansion of the Lusitanian people, in addition to socio-economic transformations, Portugal welcomed the new artistic trends that constituted modernity in Europe: the Renaissance. A country that remained spiritually romantic, and which in architecture did not feel the spatiality and structuralism, except isolated examples, of the Gothic, and which, in painting, during this period received so much influence from the Netherlands, came to be the scene of the transformations of a late Gothic, sui-genis, the Manueline, in a poorly assimilated Renaissance, lacking spatial understanding. In fact, it was the international current of Mannerism that took shape and best identified with the Portuguese taste. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/24671 |
url |
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/24671 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/24671/19945 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 . info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 . |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
CLIO: Historical Research Journal; Vol. 2 No. 1 (1978): Jan-Dez. CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 2 Núm. 1 (1978): Jan-Dez. CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 2 n. 1 (1978): Jan-Dez. 2525-5649 0102-4736 reponame:Clio (Recife. Online) instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Clio (Recife. Online) |
collection |
Clio (Recife. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||editorclio@gmail.com |
_version_ |
1797240109932740609 |