Ensino de história: possibilidades de diálogos entre escola indígena e escola não indígena para a construção da interculturalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faustino, Rosangela Celia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Viceli, Luciana Helena de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clio (Recife. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243519
Resumo: O ensino de História no Brasil, na vertente tradicional, foi realizado por um viés eurocêntrico, no qual se negou aos povos indígenas o protagonismo histórico. Para justificar a ocupação dos territórios indígenas, estas populações foram colocadas, pela empresa colonizadora, como pueris, subordinadas à instrução ocidental, a disciplinarização para o trabalho. O artigo apresenta uma reflexão sobre o ensino de história e o ensino de história indígena, especialmente em escolas não indígenas. Objetiva discutir sobre a relevância do diálogo entre escola indígena e  escola não indígena, pontuando possíveis contribuições deste no aprofundamento de um debate crítico em torno da construção da interculturalidade.
id UFPE-3_e07ab452a38fe6236802d5bb45547f06
oai_identifier_str oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/243519
network_acronym_str UFPE-3
network_name_str Clio (Recife. Online)
repository_id_str
spelling Ensino de história: possibilidades de diálogos entre escola indígena e escola não indígena para a construção da interculturalidadeEnsino de HistóriaHistória IndígenaInterculturalidadeO ensino de História no Brasil, na vertente tradicional, foi realizado por um viés eurocêntrico, no qual se negou aos povos indígenas o protagonismo histórico. Para justificar a ocupação dos territórios indígenas, estas populações foram colocadas, pela empresa colonizadora, como pueris, subordinadas à instrução ocidental, a disciplinarização para o trabalho. O artigo apresenta uma reflexão sobre o ensino de história e o ensino de história indígena, especialmente em escolas não indígenas. Objetiva discutir sobre a relevância do diálogo entre escola indígena e  escola não indígena, pontuando possíveis contribuições deste no aprofundamento de um debate crítico em torno da construção da interculturalidade.Universidade Federal de Pernambuco2020-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/24351910.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1.23CLIO: Historical Research Journal; Vol. 38 No. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 128-151CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 38 Núm. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 128-151CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 38 n. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 128-1512525-56490102-473610.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1reponame:Clio (Recife. Online)instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243519/36233Copyright (c) 2020 .info:eu-repo/semantics/openAccessFaustino, Rosangela CeliaViceli, Luciana Helena de Oliveira2024-04-04T19:26:02Zoai:oai.periodicos.ufpe.br:article/243519Revistahttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/indexPUBhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/oai||editorclio@gmail.com2525-56490102-4736opendoar:2024-04-04T19:26:02Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de história: possibilidades de diálogos entre escola indígena e escola não indígena para a construção da interculturalidade
title Ensino de história: possibilidades de diálogos entre escola indígena e escola não indígena para a construção da interculturalidade
spellingShingle Ensino de história: possibilidades de diálogos entre escola indígena e escola não indígena para a construção da interculturalidade
Faustino, Rosangela Celia
Ensino de História
História Indígena
Interculturalidade
title_short Ensino de história: possibilidades de diálogos entre escola indígena e escola não indígena para a construção da interculturalidade
title_full Ensino de história: possibilidades de diálogos entre escola indígena e escola não indígena para a construção da interculturalidade
title_fullStr Ensino de história: possibilidades de diálogos entre escola indígena e escola não indígena para a construção da interculturalidade
title_full_unstemmed Ensino de história: possibilidades de diálogos entre escola indígena e escola não indígena para a construção da interculturalidade
title_sort Ensino de história: possibilidades de diálogos entre escola indígena e escola não indígena para a construção da interculturalidade
author Faustino, Rosangela Celia
author_facet Faustino, Rosangela Celia
Viceli, Luciana Helena de Oliveira
author_role author
author2 Viceli, Luciana Helena de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faustino, Rosangela Celia
Viceli, Luciana Helena de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
História Indígena
Interculturalidade
topic Ensino de História
História Indígena
Interculturalidade
description O ensino de História no Brasil, na vertente tradicional, foi realizado por um viés eurocêntrico, no qual se negou aos povos indígenas o protagonismo histórico. Para justificar a ocupação dos territórios indígenas, estas populações foram colocadas, pela empresa colonizadora, como pueris, subordinadas à instrução ocidental, a disciplinarização para o trabalho. O artigo apresenta uma reflexão sobre o ensino de história e o ensino de história indígena, especialmente em escolas não indígenas. Objetiva discutir sobre a relevância do diálogo entre escola indígena e  escola não indígena, pontuando possíveis contribuições deste no aprofundamento de um debate crítico em torno da construção da interculturalidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243519
10.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1.23
url https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243519
identifier_str_mv 10.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1.23
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243519/36233
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 .
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 .
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv CLIO: Historical Research Journal; Vol. 38 No. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 128-151
CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 38 Núm. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 128-151
CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 38 n. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 128-151
2525-5649
0102-4736
10.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1
reponame:Clio (Recife. Online)
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Clio (Recife. Online)
collection Clio (Recife. Online)
repository.name.fl_str_mv Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv ||editorclio@gmail.com
_version_ 1797240112008921088