Ensino de história: possibilidades de diálogos entre escola indígena e escola não indígena para a construção da interculturalidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Clio (Recife. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243519 |
Resumo: | O ensino de História no Brasil, na vertente tradicional, foi realizado por um viés eurocêntrico, no qual se negou aos povos indígenas o protagonismo histórico. Para justificar a ocupação dos territórios indígenas, estas populações foram colocadas, pela empresa colonizadora, como pueris, subordinadas à instrução ocidental, a disciplinarização para o trabalho. O artigo apresenta uma reflexão sobre o ensino de história e o ensino de história indígena, especialmente em escolas não indígenas. Objetiva discutir sobre a relevância do diálogo entre escola indígena e escola não indígena, pontuando possíveis contribuições deste no aprofundamento de um debate crítico em torno da construção da interculturalidade. |
id |
UFPE-3_e07ab452a38fe6236802d5bb45547f06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:oai.periodicos.ufpe.br:article/243519 |
network_acronym_str |
UFPE-3 |
network_name_str |
Clio (Recife. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de história: possibilidades de diálogos entre escola indígena e escola não indígena para a construção da interculturalidadeEnsino de HistóriaHistória IndígenaInterculturalidadeO ensino de História no Brasil, na vertente tradicional, foi realizado por um viés eurocêntrico, no qual se negou aos povos indígenas o protagonismo histórico. Para justificar a ocupação dos territórios indígenas, estas populações foram colocadas, pela empresa colonizadora, como pueris, subordinadas à instrução ocidental, a disciplinarização para o trabalho. O artigo apresenta uma reflexão sobre o ensino de história e o ensino de história indígena, especialmente em escolas não indígenas. Objetiva discutir sobre a relevância do diálogo entre escola indígena e escola não indígena, pontuando possíveis contribuições deste no aprofundamento de um debate crítico em torno da construção da interculturalidade.Universidade Federal de Pernambuco2020-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/24351910.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1.23CLIO: Historical Research Journal; Vol. 38 No. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 128-151CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 38 Núm. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 128-151CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 38 n. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 128-1512525-56490102-473610.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1reponame:Clio (Recife. Online)instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243519/36233Copyright (c) 2020 .info:eu-repo/semantics/openAccessFaustino, Rosangela CeliaViceli, Luciana Helena de Oliveira2024-04-04T19:26:02Zoai:oai.periodicos.ufpe.br:article/243519Revistahttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/indexPUBhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/oai||editorclio@gmail.com2525-56490102-4736opendoar:2024-04-04T19:26:02Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de história: possibilidades de diálogos entre escola indígena e escola não indígena para a construção da interculturalidade |
title |
Ensino de história: possibilidades de diálogos entre escola indígena e escola não indígena para a construção da interculturalidade |
spellingShingle |
Ensino de história: possibilidades de diálogos entre escola indígena e escola não indígena para a construção da interculturalidade Faustino, Rosangela Celia Ensino de História História Indígena Interculturalidade |
title_short |
Ensino de história: possibilidades de diálogos entre escola indígena e escola não indígena para a construção da interculturalidade |
title_full |
Ensino de história: possibilidades de diálogos entre escola indígena e escola não indígena para a construção da interculturalidade |
title_fullStr |
Ensino de história: possibilidades de diálogos entre escola indígena e escola não indígena para a construção da interculturalidade |
title_full_unstemmed |
Ensino de história: possibilidades de diálogos entre escola indígena e escola não indígena para a construção da interculturalidade |
title_sort |
Ensino de história: possibilidades de diálogos entre escola indígena e escola não indígena para a construção da interculturalidade |
author |
Faustino, Rosangela Celia |
author_facet |
Faustino, Rosangela Celia Viceli, Luciana Helena de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Viceli, Luciana Helena de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faustino, Rosangela Celia Viceli, Luciana Helena de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História História Indígena Interculturalidade |
topic |
Ensino de História História Indígena Interculturalidade |
description |
O ensino de História no Brasil, na vertente tradicional, foi realizado por um viés eurocêntrico, no qual se negou aos povos indígenas o protagonismo histórico. Para justificar a ocupação dos territórios indígenas, estas populações foram colocadas, pela empresa colonizadora, como pueris, subordinadas à instrução ocidental, a disciplinarização para o trabalho. O artigo apresenta uma reflexão sobre o ensino de história e o ensino de história indígena, especialmente em escolas não indígenas. Objetiva discutir sobre a relevância do diálogo entre escola indígena e escola não indígena, pontuando possíveis contribuições deste no aprofundamento de um debate crítico em torno da construção da interculturalidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243519 10.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1.23 |
url |
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243519 |
identifier_str_mv |
10.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1.23 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaclio/article/view/243519/36233 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 . info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 . |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
CLIO: Historical Research Journal; Vol. 38 No. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 128-151 CLIO: Revista de Investigación Histórica; Vol. 38 Núm. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 128-151 CLIO: Revista de Pesquisa Histórica; v. 38 n. 1 (2020): Jan-Jun. Dossiê: Os desafios da pesquisa a partir do olhar do professor (a)-pesquisador (a): reflexões teórico-metodológicas sobre o campo do Ensino de História; 128-151 2525-5649 0102-4736 10.22264/clio.issn2525-5649.2020.38.1 reponame:Clio (Recife. Online) instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Clio (Recife. Online) |
collection |
Clio (Recife. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Clio (Recife. Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
||editorclio@gmail.com |
_version_ |
1797240112008921088 |