O papel do SEBRAE na Disseminação da Educação Empreendedora na região Noroeste de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Amanda Caroline Faria
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Campos, Gevair
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Perspectives in Management
Texto Completo: https://periodicos.ufpe.br/revistas/jpm/article/view/239768
Resumo: Este estudo tem como objetivo evidenciar o papel do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae, bem como seus pontos positivos, ressaltando a necessidade da ascensão desse tipo de educação para o crescimento econômico, social e sustentável. Essa pesquisa foi delimitada na Regional Noroeste de Minas, através da análise do Radar da Educação Empreendedora para Instituições de Ensino, uma ferramenta com atributos que permite apurar o grau de implementação do Programa, sendo assim foram disponibilizadas três devolutivas de escolas das cidades de Arinos, Paracatu e Unaí dos três tipos de graus de implementação, sendo eles alto, médio e baixo com o intuito de se analisar os diferentes tipos. A pesquisa e classificada bibliográfica, de abordagem qualitativa, com finalidade explicativa e de instrumento documental. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo.  A relevância dos resultados está nas ações de cada dimensão formando o ecossistema de Educação Empreendedora e o engajamento de todos. Na dimensão atores evidencia a importância do papel do professor, como um dos principais agentes de transformação. Ressalta também a participação da escola como apoiadora, sustentadora e incentivadora desse programa. Os recursos e estruturas também influenciam diretamente a implementação do ecossistema empreendedor nas escolas. O Sebrae na capacitação dos agentes envolvidos no programa, exerce seu papel como agente de transformação, na disseminação da Cultura Empreendedora e seus resultados positivos, ressaltando os caminhos para a manutenção do programa.
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A pesquisa e classificada bibliográfica, de abordagem qualitativa, com finalidade explicativa e de instrumento documental. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo.  A relevância dos resultados está nas ações de cada dimensão formando o ecossistema de Educação Empreendedora e o engajamento de todos. Na dimensão atores evidencia a importância do papel do professor, como um dos principais agentes de transformação. Ressalta também a participação da escola como apoiadora, sustentadora e incentivadora desse programa. Os recursos e estruturas também influenciam diretamente a implementação do ecossistema empreendedor nas escolas. O Sebrae na capacitação dos agentes envolvidos no programa, exerce seu papel como agente de transformação, na disseminação da Cultura Empreendedora e seus resultados positivos, ressaltando os caminhos para a manutenção do programa.Universidade Federal de Pernambuco-Alves, Amanda Caroline FariaCampos, Gevair2019-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos ParesMétodos Qualitativosapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/jpm/article/view/23976810.51359/2594-8040.2019.239768JPM - Journal of Perspectives in Management; v. 3, n. 2, (2019), Julho-Dezembro; 2-202594-8040reponame:Journal of Perspectives in Managementinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/jpm/article/view/239768/34613/*ref*/Andrade, C., & Raitz, T. R. (2012). As possíveis razões do sucesso escolar em duas escolas públicas. In Anais do Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, IX. 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Entrepreneurship Theory and Practice, 26(4), 95-111.Direitos autorais 2019 Amanda Caroline Faria Alves, Gevair Camposhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-28T09:49:49Zoai:oai.periodicos.ufpe.br:article/239768Revistahttps://periodicos.ufpe.br/revistas/jpmPUBhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/jpm/oaimarcele.elisa@ufpe.br || periodicos.ufpe@ufpe.br2594-80402594-8040opendoar:2020-02-28T09:49:49Journal of Perspectives in Management - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
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