A concepção de trabalho educativo do Sebrae: assimilar a docência para difundir o empreendedorismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, André Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Castro, Luiger Franco de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43737
Resumo: O texto analisa a concepção de trabalho educativo do Sebrae inscrita no programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos a partir da pedagogia histórico-crítica. O trabalho se vincula a uma pesquisa documental fundamentada no materialismo histórico-dialético. O corpus empírico foi a coleção de apostilas do programa. Constata-se que o Sebrae busca alterar a finalidade, os meios e os objetos do trabalho educativo para expropriar os saberes da professora e do professor, visando torná-los agentes difusores do empreendedorismo. Conclui-se que a concepção de trabalho educativo do Sebrae não interessa ao magistério e à classe trabalhadora por comprometer a escola pública referenciada na formação omnilateral.
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