Senghor, nós e a filosofia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1972 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Universitários (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpe.br/revistas/estudosuniversitarios/article/view/255847 |
Resumo: | Em primeiro lugar, vamos tentar esboçar, sem intenção de definir, o que equivaleria a estabelecer limites o que entendemos por "O homem brasileiro" e o que parece distinguí-lo dos demais. Pelos "demais", queremos dizer, por enquanto, fundamentalmente, o europeu, os povos não mestiços ou considerados comumente como tal. Como os povos mestiços ocupam a maior parte do mundo, preferimos, por hora, considerá-los todos como nossos irmãos de raça, numa aproximação grosseira que faremos para não enveredar pelo caminho, então mais complicado, de distinguir o brasileiro dos demais povos mestiços, distinção que, necessariamente, deverá existir já que os processos de miscigenação não terão sido os mesmos. Fazemos isto, primeiro, por incompetência e, segundo, porque o problema que nos interessa mais, na distinção, é o cultural; o problema racial interessa aqui, apenas, enquanto este interfere, basicamente, na caracterização cultural do nosso povo. |
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Senghor, nós e a filosofiaCiências Humanas; História; FilosofiaUFPE; Estudos Universitários; Revista de cultura; Janice JapiassuEm primeiro lugar, vamos tentar esboçar, sem intenção de definir, o que equivaleria a estabelecer limites o que entendemos por "O homem brasileiro" e o que parece distinguí-lo dos demais. Pelos "demais", queremos dizer, por enquanto, fundamentalmente, o europeu, os povos não mestiços ou considerados comumente como tal. Como os povos mestiços ocupam a maior parte do mundo, preferimos, por hora, considerá-los todos como nossos irmãos de raça, numa aproximação grosseira que faremos para não enveredar pelo caminho, então mais complicado, de distinguir o brasileiro dos demais povos mestiços, distinção que, necessariamente, deverá existir já que os processos de miscigenação não terão sido os mesmos. Fazemos isto, primeiro, por incompetência e, segundo, porque o problema que nos interessa mais, na distinção, é o cultural; o problema racial interessa aqui, apenas, enquanto este interfere, basicamente, na caracterização cultural do nosso povo.Universidade Federal de PernambucoJapiassu, Janice1972-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/estudosuniversitarios/article/view/255847Estudos Universitários; v. 12, n. 1 (1972); 111-1212675-73540425-4082reponame:Estudos Universitários (Online)instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/estudosuniversitarios/article/view/255847/42232Direitos autorais 2022 Estudos Universitárioshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-23T19:01:26Zoai:oai.periodicos.ufpe.br:article/255847Revistahttps://periodicos.ufpe.br/revistas/estudosuniversitariosPUBhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/estudosuniversitarios/oaiestudosuniversitarios@ufpe.br2675-73540425-4082opendoar:2022-11-23T19:01:26Estudos Universitários (Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
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