A Universidade de Pernambuco e as práticas instituídas sobre a educação (1957-1961)
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estudos Universitários (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpe.br/revistas/estudosuniversitarios/article/view/256271 |
Resumo: | Alguns anos antes da instituição do Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife, digo 1957 a 1961, algumas práticas discursivas já estavam instituídas nos debates sobre a Educação nas Faculdades de Filosofia do Recife e na Escola de Belas Artes. Neste estudo, com o intuito de mostrar estas práticas discursivas, apresento um cenário universitário recifense articulado ao cenário nacional no qual professores, monsenhores, padres, reverendos, instrutores, diretores e alunos elaboram ensaios e poesias, proferem discursos, participam de concursos, fazem pesquisas e estudos que são publicados na Revista Doxa (Revista oficial do departamento de cultura do diretório acadêmico) e na Revista da Escola de Belas Artes (Da Faculdade de Belas Artes). Uma das consolidações destas práticas ocorre no concurso para Cátedra de História e Filosofia da Educação da Escola de Belas Artes disputada entre os professores Maria do Carmo Tavares de Miranda e Paulo Reglus Neves Freire. Conclui-se que as práticas instituídas na área de educação da Universidade do Recife nestes anos tratam-se, dentre outras coisas, de debates travados entre uma educação confessional e uma educação sociológica e científica, laica, republicana. |
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A Universidade de Pernambuco e as práticas instituídas sobre a educação (1957-1961)Ciências Humanas; Educação; História;UFPE; Estudos Universitários; Revista de cultura; Kelma Fabíola Beltrão de Souza; História da educação; Educação confessional; Educação laicaAlguns anos antes da instituição do Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife, digo 1957 a 1961, algumas práticas discursivas já estavam instituídas nos debates sobre a Educação nas Faculdades de Filosofia do Recife e na Escola de Belas Artes. Neste estudo, com o intuito de mostrar estas práticas discursivas, apresento um cenário universitário recifense articulado ao cenário nacional no qual professores, monsenhores, padres, reverendos, instrutores, diretores e alunos elaboram ensaios e poesias, proferem discursos, participam de concursos, fazem pesquisas e estudos que são publicados na Revista Doxa (Revista oficial do departamento de cultura do diretório acadêmico) e na Revista da Escola de Belas Artes (Da Faculdade de Belas Artes). Uma das consolidações destas práticas ocorre no concurso para Cátedra de História e Filosofia da Educação da Escola de Belas Artes disputada entre os professores Maria do Carmo Tavares de Miranda e Paulo Reglus Neves Freire. Conclui-se que as práticas instituídas na área de educação da Universidade do Recife nestes anos tratam-se, dentre outras coisas, de debates travados entre uma educação confessional e uma educação sociológica e científica, laica, republicana.Universidade Federal de PernambucoSouza, Kelma Fabíola Beltrão de2012-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/estudosuniversitarios/article/view/256271Estudos Universitários; v. 29, n. 10 (2012); 82-972675-73540425-4082reponame:Estudos Universitários (Online)instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEporhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/estudosuniversitarios/article/view/256271/42553Direitos autorais 2022 Estudos Universitárioshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-05T11:57:52Zoai:oai.periodicos.ufpe.br:article/256271Revistahttps://periodicos.ufpe.br/revistas/estudosuniversitariosPUBhttps://periodicos.ufpe.br/revistas/estudosuniversitarios/oaiestudosuniversitarios@ufpe.br2675-73540425-4082opendoar:2022-12-05T11:57:52Estudos Universitários (Online) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
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