A Universidade de Pernambuco e as práticas instituídas sobre a educação (1957-1961)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Kelma Fabíola Beltrão de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos Universitários (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpe.br/revistas/estudosuniversitarios/article/view/256271
Resumo: Alguns anos antes da instituição do Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife, digo 1957 a 1961, algumas práticas discursivas já estavam instituídas nos debates sobre a Educação nas Faculdades de Filosofia do Recife e na Escola de Belas Artes. Neste estudo, com o intuito de mostrar estas práticas discursivas, apresento um cenário universitário recifense articulado ao cenário nacional no qual professores, monsenhores, padres, reverendos, instrutores, diretores e alunos elaboram ensaios e poesias, proferem discursos, participam de concursos, fazem pesquisas e estudos que são publicados na Revista Doxa (Revista oficial do departamento de cultura do diretório acadêmico) e na Revista da Escola de Belas Artes (Da Faculdade de Belas Artes). Uma das consolidações destas práticas ocorre no concurso para Cátedra de História e Filosofia da Educação da Escola de Belas Artes disputada entre os professores Maria do Carmo Tavares de Miranda e Paulo Reglus Neves Freire. Conclui-se que as práticas instituídas na área de educação da Universidade do Recife nestes anos tratam-se, dentre outras coisas, de debates travados entre uma educação confessional e uma educação sociológica e científica, laica, republicana.
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