TORNAR-SE OUTRO CONTINUANDO A SER QUEM É: Os encontros como processo de criação das colagens digitais Retorno para as paisagens daqui (2022) e Devir-Sensível (2022)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Previtali, Wagner
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Fachel de Medeiros, Rosângela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pixo
Texto Completo: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/6921
Resumo: Este artigo objetiva apresentar a forma como compreendo a ideia de encontro em minha produção artística a partir da atenção ao percurso de criação das colagens digitais Retorno para as paisagens daqui (2022) e Devir-Sensível (2022). Acompanhado pelos escritos sobre cartografia (DA COSTA, 2014) e sobre a poética artística (REY, 2002), o processo de criação se dá em um determinado contexto, o retorno para Bagé, minha cidade natal. Passo a estabelecer novas relações com esse ambiente, recorrendo a considerações acerca de corpo, numa perspectiva espinosista (DELEUZE, 2002), e do território (DELEUZE, GUATTARI, 2012), além de retomar referências sobre a produção de imagens pela câmera (COMOLLI, 2008; SONTAG, 2004) a partir de uma atuação artística contextual (ARDENNE, 2006). Estar novamente em Bagé é o que me permite redescobrí-la por meio dos encontros na cidade e dos reencontros com as imagens da infância.
id UFPEL-1_0062613ce61a2e3f7e718536941c9da3
oai_identifier_str oai:revistas.ufpel.edu.br:article/6921
network_acronym_str UFPEL-1
network_name_str Pixo
repository_id_str
spelling TORNAR-SE OUTRO CONTINUANDO A SER QUEM É: Os encontros como processo de criação das colagens digitais Retorno para as paisagens daqui (2022) e Devir-Sensível (2022)poética visualcolagemencontrocorpoespaço urbanoEste artigo objetiva apresentar a forma como compreendo a ideia de encontro em minha produção artística a partir da atenção ao percurso de criação das colagens digitais Retorno para as paisagens daqui (2022) e Devir-Sensível (2022). Acompanhado pelos escritos sobre cartografia (DA COSTA, 2014) e sobre a poética artística (REY, 2002), o processo de criação se dá em um determinado contexto, o retorno para Bagé, minha cidade natal. Passo a estabelecer novas relações com esse ambiente, recorrendo a considerações acerca de corpo, numa perspectiva espinosista (DELEUZE, 2002), e do território (DELEUZE, GUATTARI, 2012), além de retomar referências sobre a produção de imagens pela câmera (COMOLLI, 2008; SONTAG, 2004) a partir de uma atuação artística contextual (ARDENNE, 2006). Estar novamente em Bagé é o que me permite redescobrí-la por meio dos encontros na cidade e dos reencontros com as imagens da infância.Universidade Federal de Pelotas2023-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/692110.15210/pixo.v7i26.6921PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 7 n. 26 (2023): COLLAGE I (inverno); 280-2912526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/6921/5839Copyright (c) 2023 Wagner Ferreira Previtali, Rosângela Fachel de Medeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira Previtali, WagnerFachel de Medeiros, Rosângela2023-09-27T17:41:06Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/6921Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2023-09-27T17:41:06Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv TORNAR-SE OUTRO CONTINUANDO A SER QUEM É: Os encontros como processo de criação das colagens digitais Retorno para as paisagens daqui (2022) e Devir-Sensível (2022)
title TORNAR-SE OUTRO CONTINUANDO A SER QUEM É: Os encontros como processo de criação das colagens digitais Retorno para as paisagens daqui (2022) e Devir-Sensível (2022)
spellingShingle TORNAR-SE OUTRO CONTINUANDO A SER QUEM É: Os encontros como processo de criação das colagens digitais Retorno para as paisagens daqui (2022) e Devir-Sensível (2022)
Ferreira Previtali, Wagner
poética visual
colagem
encontro
corpo
espaço urbano
title_short TORNAR-SE OUTRO CONTINUANDO A SER QUEM É: Os encontros como processo de criação das colagens digitais Retorno para as paisagens daqui (2022) e Devir-Sensível (2022)
title_full TORNAR-SE OUTRO CONTINUANDO A SER QUEM É: Os encontros como processo de criação das colagens digitais Retorno para as paisagens daqui (2022) e Devir-Sensível (2022)
title_fullStr TORNAR-SE OUTRO CONTINUANDO A SER QUEM É: Os encontros como processo de criação das colagens digitais Retorno para as paisagens daqui (2022) e Devir-Sensível (2022)
title_full_unstemmed TORNAR-SE OUTRO CONTINUANDO A SER QUEM É: Os encontros como processo de criação das colagens digitais Retorno para as paisagens daqui (2022) e Devir-Sensível (2022)
title_sort TORNAR-SE OUTRO CONTINUANDO A SER QUEM É: Os encontros como processo de criação das colagens digitais Retorno para as paisagens daqui (2022) e Devir-Sensível (2022)
author Ferreira Previtali, Wagner
author_facet Ferreira Previtali, Wagner
Fachel de Medeiros, Rosângela
author_role author
author2 Fachel de Medeiros, Rosângela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Previtali, Wagner
Fachel de Medeiros, Rosângela
dc.subject.por.fl_str_mv poética visual
colagem
encontro
corpo
espaço urbano
topic poética visual
colagem
encontro
corpo
espaço urbano
description Este artigo objetiva apresentar a forma como compreendo a ideia de encontro em minha produção artística a partir da atenção ao percurso de criação das colagens digitais Retorno para as paisagens daqui (2022) e Devir-Sensível (2022). Acompanhado pelos escritos sobre cartografia (DA COSTA, 2014) e sobre a poética artística (REY, 2002), o processo de criação se dá em um determinado contexto, o retorno para Bagé, minha cidade natal. Passo a estabelecer novas relações com esse ambiente, recorrendo a considerações acerca de corpo, numa perspectiva espinosista (DELEUZE, 2002), e do território (DELEUZE, GUATTARI, 2012), além de retomar referências sobre a produção de imagens pela câmera (COMOLLI, 2008; SONTAG, 2004) a partir de uma atuação artística contextual (ARDENNE, 2006). Estar novamente em Bagé é o que me permite redescobrí-la por meio dos encontros na cidade e dos reencontros com as imagens da infância.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/6921
10.15210/pixo.v7i26.6921
url https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/6921
identifier_str_mv 10.15210/pixo.v7i26.6921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/6921/5839
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Wagner Ferreira Previtali, Rosângela Fachel de Medeiros
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Wagner Ferreira Previtali, Rosângela Fachel de Medeiros
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 7 n. 26 (2023): COLLAGE I (inverno); 280-291
2526-7310
reponame:Pixo
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Pixo
collection Pixo
repository.name.fl_str_mv Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv revistapixo@gmail.com
_version_ 1801212064563200000