TORNAR-SE OUTRO CONTINUANDO A SER QUEM É: Os encontros como processo de criação das colagens digitais Retorno para as paisagens daqui (2022) e Devir-Sensível (2022)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pixo |
Texto Completo: | https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/6921 |
Resumo: | Este artigo objetiva apresentar a forma como compreendo a ideia de encontro em minha produção artística a partir da atenção ao percurso de criação das colagens digitais Retorno para as paisagens daqui (2022) e Devir-Sensível (2022). Acompanhado pelos escritos sobre cartografia (DA COSTA, 2014) e sobre a poética artística (REY, 2002), o processo de criação se dá em um determinado contexto, o retorno para Bagé, minha cidade natal. Passo a estabelecer novas relações com esse ambiente, recorrendo a considerações acerca de corpo, numa perspectiva espinosista (DELEUZE, 2002), e do território (DELEUZE, GUATTARI, 2012), além de retomar referências sobre a produção de imagens pela câmera (COMOLLI, 2008; SONTAG, 2004) a partir de uma atuação artística contextual (ARDENNE, 2006). Estar novamente em Bagé é o que me permite redescobrí-la por meio dos encontros na cidade e dos reencontros com as imagens da infância. |
id |
UFPEL-1_0062613ce61a2e3f7e718536941c9da3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpel.edu.br:article/6921 |
network_acronym_str |
UFPEL-1 |
network_name_str |
Pixo |
repository_id_str |
|
spelling |
TORNAR-SE OUTRO CONTINUANDO A SER QUEM É: Os encontros como processo de criação das colagens digitais Retorno para as paisagens daqui (2022) e Devir-Sensível (2022)poética visualcolagemencontrocorpoespaço urbanoEste artigo objetiva apresentar a forma como compreendo a ideia de encontro em minha produção artística a partir da atenção ao percurso de criação das colagens digitais Retorno para as paisagens daqui (2022) e Devir-Sensível (2022). Acompanhado pelos escritos sobre cartografia (DA COSTA, 2014) e sobre a poética artística (REY, 2002), o processo de criação se dá em um determinado contexto, o retorno para Bagé, minha cidade natal. Passo a estabelecer novas relações com esse ambiente, recorrendo a considerações acerca de corpo, numa perspectiva espinosista (DELEUZE, 2002), e do território (DELEUZE, GUATTARI, 2012), além de retomar referências sobre a produção de imagens pela câmera (COMOLLI, 2008; SONTAG, 2004) a partir de uma atuação artística contextual (ARDENNE, 2006). Estar novamente em Bagé é o que me permite redescobrí-la por meio dos encontros na cidade e dos reencontros com as imagens da infância.Universidade Federal de Pelotas2023-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/692110.15210/pixo.v7i26.6921PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 7 n. 26 (2023): COLLAGE I (inverno); 280-2912526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/6921/5839Copyright (c) 2023 Wagner Ferreira Previtali, Rosângela Fachel de Medeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira Previtali, WagnerFachel de Medeiros, Rosângela2023-09-27T17:41:06Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/6921Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2023-09-27T17:41:06Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TORNAR-SE OUTRO CONTINUANDO A SER QUEM É: Os encontros como processo de criação das colagens digitais Retorno para as paisagens daqui (2022) e Devir-Sensível (2022) |
title |
TORNAR-SE OUTRO CONTINUANDO A SER QUEM É: Os encontros como processo de criação das colagens digitais Retorno para as paisagens daqui (2022) e Devir-Sensível (2022) |
spellingShingle |
TORNAR-SE OUTRO CONTINUANDO A SER QUEM É: Os encontros como processo de criação das colagens digitais Retorno para as paisagens daqui (2022) e Devir-Sensível (2022) Ferreira Previtali, Wagner poética visual colagem encontro corpo espaço urbano |
title_short |
TORNAR-SE OUTRO CONTINUANDO A SER QUEM É: Os encontros como processo de criação das colagens digitais Retorno para as paisagens daqui (2022) e Devir-Sensível (2022) |
title_full |
TORNAR-SE OUTRO CONTINUANDO A SER QUEM É: Os encontros como processo de criação das colagens digitais Retorno para as paisagens daqui (2022) e Devir-Sensível (2022) |
title_fullStr |
TORNAR-SE OUTRO CONTINUANDO A SER QUEM É: Os encontros como processo de criação das colagens digitais Retorno para as paisagens daqui (2022) e Devir-Sensível (2022) |
title_full_unstemmed |
TORNAR-SE OUTRO CONTINUANDO A SER QUEM É: Os encontros como processo de criação das colagens digitais Retorno para as paisagens daqui (2022) e Devir-Sensível (2022) |
title_sort |
TORNAR-SE OUTRO CONTINUANDO A SER QUEM É: Os encontros como processo de criação das colagens digitais Retorno para as paisagens daqui (2022) e Devir-Sensível (2022) |
author |
Ferreira Previtali, Wagner |
author_facet |
Ferreira Previtali, Wagner Fachel de Medeiros, Rosângela |
author_role |
author |
author2 |
Fachel de Medeiros, Rosângela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira Previtali, Wagner Fachel de Medeiros, Rosângela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
poética visual colagem encontro corpo espaço urbano |
topic |
poética visual colagem encontro corpo espaço urbano |
description |
Este artigo objetiva apresentar a forma como compreendo a ideia de encontro em minha produção artística a partir da atenção ao percurso de criação das colagens digitais Retorno para as paisagens daqui (2022) e Devir-Sensível (2022). Acompanhado pelos escritos sobre cartografia (DA COSTA, 2014) e sobre a poética artística (REY, 2002), o processo de criação se dá em um determinado contexto, o retorno para Bagé, minha cidade natal. Passo a estabelecer novas relações com esse ambiente, recorrendo a considerações acerca de corpo, numa perspectiva espinosista (DELEUZE, 2002), e do território (DELEUZE, GUATTARI, 2012), além de retomar referências sobre a produção de imagens pela câmera (COMOLLI, 2008; SONTAG, 2004) a partir de uma atuação artística contextual (ARDENNE, 2006). Estar novamente em Bagé é o que me permite redescobrí-la por meio dos encontros na cidade e dos reencontros com as imagens da infância. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/6921 10.15210/pixo.v7i26.6921 |
url |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/6921 |
identifier_str_mv |
10.15210/pixo.v7i26.6921 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/6921/5839 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Wagner Ferreira Previtali, Rosângela Fachel de Medeiros info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Wagner Ferreira Previtali, Rosângela Fachel de Medeiros |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 7 n. 26 (2023): COLLAGE I (inverno); 280-291 2526-7310 reponame:Pixo instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Pixo |
collection |
Pixo |
repository.name.fl_str_mv |
Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapixo@gmail.com |
_version_ |
1801212064563200000 |