PAISAGEM: Um horizonte, um espelho, um fim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende Taraciuk, Yuri
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: de Oliveira Nunes, Gustavo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pixo
Texto Completo: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/7309
Resumo: Este ensaio é um experimento de leitura e escrita sobre o conceito de paisagem, cujo objetivo é pensá-la através da arte. Para isso, escolhemos a pintura O grande dia de sua ira, do artista John Martin, e desdobramos a teoria a partir daquilo que é visto no quadro, tomando como base a questão: por que significamos e teorizamos acerca da paisagem? Nossa leitura se fundamentou, inicialmente, em uma perspectiva fenomenológica, que nos permitiu abordar a dimensão sensível que toca a paisagem, para em seguida problematizar a relação da paisagem com o sujeito que a percebe. Essas reflexões nos levaram a pensar acerca dos limites do conceito de paisagem. Nesse sentido, concluímos propondo uma reflexão sobre o fim da paisagem, e consequentemente da divisão entre sujeito e natureza, a partir de categorias da arte, em especial da possibilidade de ela estabelecer novas formas de expressão sobre o futuro que queremos.
id UFPEL-1_2b5f8c67f36929d61ba29294bfec8511
oai_identifier_str oai:revistas.ufpel.edu.br:article/7309
network_acronym_str UFPEL-1
network_name_str Pixo
repository_id_str
spelling PAISAGEM: Um horizonte, um espelho, um fimpaisagemsujeito modernofenomenologiapós-estruturalismoEste ensaio é um experimento de leitura e escrita sobre o conceito de paisagem, cujo objetivo é pensá-la através da arte. Para isso, escolhemos a pintura O grande dia de sua ira, do artista John Martin, e desdobramos a teoria a partir daquilo que é visto no quadro, tomando como base a questão: por que significamos e teorizamos acerca da paisagem? Nossa leitura se fundamentou, inicialmente, em uma perspectiva fenomenológica, que nos permitiu abordar a dimensão sensível que toca a paisagem, para em seguida problematizar a relação da paisagem com o sujeito que a percebe. Essas reflexões nos levaram a pensar acerca dos limites do conceito de paisagem. Nesse sentido, concluímos propondo uma reflexão sobre o fim da paisagem, e consequentemente da divisão entre sujeito e natureza, a partir de categorias da arte, em especial da possibilidade de ela estabelecer novas formas de expressão sobre o futuro que queremos.Universidade Federal de Pelotas2024-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/7309PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 8 n. 29 (2024): PAISAGENS PÓS- ANTROPOCENO (outono); 176-1892526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/7309/6103Copyright (c) 2024 Yuri Rezende Taraciuk, Gustavo de Oliveira Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessRezende Taraciuk, Yuride Oliveira Nunes, Gustavo2024-06-05T16:44:21Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/7309Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2024-06-05T16:44:21Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv PAISAGEM: Um horizonte, um espelho, um fim
title PAISAGEM: Um horizonte, um espelho, um fim
spellingShingle PAISAGEM: Um horizonte, um espelho, um fim
Rezende Taraciuk, Yuri
paisagem
sujeito moderno
fenomenologia
pós-estruturalismo
title_short PAISAGEM: Um horizonte, um espelho, um fim
title_full PAISAGEM: Um horizonte, um espelho, um fim
title_fullStr PAISAGEM: Um horizonte, um espelho, um fim
title_full_unstemmed PAISAGEM: Um horizonte, um espelho, um fim
title_sort PAISAGEM: Um horizonte, um espelho, um fim
author Rezende Taraciuk, Yuri
author_facet Rezende Taraciuk, Yuri
de Oliveira Nunes, Gustavo
author_role author
author2 de Oliveira Nunes, Gustavo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende Taraciuk, Yuri
de Oliveira Nunes, Gustavo
dc.subject.por.fl_str_mv paisagem
sujeito moderno
fenomenologia
pós-estruturalismo
topic paisagem
sujeito moderno
fenomenologia
pós-estruturalismo
description Este ensaio é um experimento de leitura e escrita sobre o conceito de paisagem, cujo objetivo é pensá-la através da arte. Para isso, escolhemos a pintura O grande dia de sua ira, do artista John Martin, e desdobramos a teoria a partir daquilo que é visto no quadro, tomando como base a questão: por que significamos e teorizamos acerca da paisagem? Nossa leitura se fundamentou, inicialmente, em uma perspectiva fenomenológica, que nos permitiu abordar a dimensão sensível que toca a paisagem, para em seguida problematizar a relação da paisagem com o sujeito que a percebe. Essas reflexões nos levaram a pensar acerca dos limites do conceito de paisagem. Nesse sentido, concluímos propondo uma reflexão sobre o fim da paisagem, e consequentemente da divisão entre sujeito e natureza, a partir de categorias da arte, em especial da possibilidade de ela estabelecer novas formas de expressão sobre o futuro que queremos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/7309
url https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/7309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/7309/6103
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Yuri Rezende Taraciuk, Gustavo de Oliveira Nunes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Yuri Rezende Taraciuk, Gustavo de Oliveira Nunes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 8 n. 29 (2024): PAISAGENS PÓS- ANTROPOCENO (outono); 176-189
2526-7310
reponame:Pixo
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Pixo
collection Pixo
repository.name.fl_str_mv Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv revistapixo@gmail.com
_version_ 1801212064630308864