PAISAGEM: Um horizonte, um espelho, um fim
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pixo |
Texto Completo: | https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/7309 |
Resumo: | Este ensaio é um experimento de leitura e escrita sobre o conceito de paisagem, cujo objetivo é pensá-la através da arte. Para isso, escolhemos a pintura O grande dia de sua ira, do artista John Martin, e desdobramos a teoria a partir daquilo que é visto no quadro, tomando como base a questão: por que significamos e teorizamos acerca da paisagem? Nossa leitura se fundamentou, inicialmente, em uma perspectiva fenomenológica, que nos permitiu abordar a dimensão sensível que toca a paisagem, para em seguida problematizar a relação da paisagem com o sujeito que a percebe. Essas reflexões nos levaram a pensar acerca dos limites do conceito de paisagem. Nesse sentido, concluímos propondo uma reflexão sobre o fim da paisagem, e consequentemente da divisão entre sujeito e natureza, a partir de categorias da arte, em especial da possibilidade de ela estabelecer novas formas de expressão sobre o futuro que queremos. |
id |
UFPEL-1_2b5f8c67f36929d61ba29294bfec8511 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpel.edu.br:article/7309 |
network_acronym_str |
UFPEL-1 |
network_name_str |
Pixo |
repository_id_str |
|
spelling |
PAISAGEM: Um horizonte, um espelho, um fimpaisagemsujeito modernofenomenologiapós-estruturalismoEste ensaio é um experimento de leitura e escrita sobre o conceito de paisagem, cujo objetivo é pensá-la através da arte. Para isso, escolhemos a pintura O grande dia de sua ira, do artista John Martin, e desdobramos a teoria a partir daquilo que é visto no quadro, tomando como base a questão: por que significamos e teorizamos acerca da paisagem? Nossa leitura se fundamentou, inicialmente, em uma perspectiva fenomenológica, que nos permitiu abordar a dimensão sensível que toca a paisagem, para em seguida problematizar a relação da paisagem com o sujeito que a percebe. Essas reflexões nos levaram a pensar acerca dos limites do conceito de paisagem. Nesse sentido, concluímos propondo uma reflexão sobre o fim da paisagem, e consequentemente da divisão entre sujeito e natureza, a partir de categorias da arte, em especial da possibilidade de ela estabelecer novas formas de expressão sobre o futuro que queremos.Universidade Federal de Pelotas2024-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/7309PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 8 n. 29 (2024): PAISAGENS PÓS- ANTROPOCENO (outono); 176-1892526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/7309/6103Copyright (c) 2024 Yuri Rezende Taraciuk, Gustavo de Oliveira Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessRezende Taraciuk, Yuride Oliveira Nunes, Gustavo2024-06-05T16:44:21Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/7309Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2024-06-05T16:44:21Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PAISAGEM: Um horizonte, um espelho, um fim |
title |
PAISAGEM: Um horizonte, um espelho, um fim |
spellingShingle |
PAISAGEM: Um horizonte, um espelho, um fim Rezende Taraciuk, Yuri paisagem sujeito moderno fenomenologia pós-estruturalismo |
title_short |
PAISAGEM: Um horizonte, um espelho, um fim |
title_full |
PAISAGEM: Um horizonte, um espelho, um fim |
title_fullStr |
PAISAGEM: Um horizonte, um espelho, um fim |
title_full_unstemmed |
PAISAGEM: Um horizonte, um espelho, um fim |
title_sort |
PAISAGEM: Um horizonte, um espelho, um fim |
author |
Rezende Taraciuk, Yuri |
author_facet |
Rezende Taraciuk, Yuri de Oliveira Nunes, Gustavo |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira Nunes, Gustavo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rezende Taraciuk, Yuri de Oliveira Nunes, Gustavo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
paisagem sujeito moderno fenomenologia pós-estruturalismo |
topic |
paisagem sujeito moderno fenomenologia pós-estruturalismo |
description |
Este ensaio é um experimento de leitura e escrita sobre o conceito de paisagem, cujo objetivo é pensá-la através da arte. Para isso, escolhemos a pintura O grande dia de sua ira, do artista John Martin, e desdobramos a teoria a partir daquilo que é visto no quadro, tomando como base a questão: por que significamos e teorizamos acerca da paisagem? Nossa leitura se fundamentou, inicialmente, em uma perspectiva fenomenológica, que nos permitiu abordar a dimensão sensível que toca a paisagem, para em seguida problematizar a relação da paisagem com o sujeito que a percebe. Essas reflexões nos levaram a pensar acerca dos limites do conceito de paisagem. Nesse sentido, concluímos propondo uma reflexão sobre o fim da paisagem, e consequentemente da divisão entre sujeito e natureza, a partir de categorias da arte, em especial da possibilidade de ela estabelecer novas formas de expressão sobre o futuro que queremos. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-06-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/7309 |
url |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/7309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/7309/6103 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Yuri Rezende Taraciuk, Gustavo de Oliveira Nunes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Yuri Rezende Taraciuk, Gustavo de Oliveira Nunes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 8 n. 29 (2024): PAISAGENS PÓS- ANTROPOCENO (outono); 176-189 2526-7310 reponame:Pixo instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Pixo |
collection |
Pixo |
repository.name.fl_str_mv |
Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapixo@gmail.com |
_version_ |
1801212064630308864 |