MONUMENTOS E ESPAÇOS PÚBLICOS: REFLEXÕES PEDAGÓGICAS DE ABORDAGEM PROJETUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mörschbächer, Larissa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Baptista Alves, Isadora, Montagna da Silveira, Aline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pixo
Texto Completo: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2583
Resumo: Intervir em uma preexistência de valor cultural requer a habilidade projetual de saber combinar as múltiplas demandas de um determinado contexto, sejam elas físicas, culturais, sociais, econômicas ou tecnológicas. Frente a isso, é papel da universidade preparar futuros profissionais a estarem aptos e qualificados para confrontar tais demandas, as quais estão em constante transformação. O objetivo do presente artigo consiste em debater estratégias de ensino acerca da preparação dos estudantes universitários para trabalhar com bens de valor cultural a partir de uma visão crítica sobre a sua realidade. A discussão apresentada foi realizada com base nas reflexões sobre as atividades desenvolvidas na disciplina Projeto de Arquitetura VI, do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas, a partir do estudo de caso da Chiesa Diruta, edital Reuse Italy. O enfoque se dá na relação do monumento com o espaço público e ampara-se em documentos bases do campo como a Carta de Veneza (1964), a Política do Patrimônio Cultural Material (2018) e a Constituição Federal (1988). Os resultados observados indicam que a fundamentação teórica combinada a discussões conjuntas em aula contribui na formação crítica dos futuros profissionais.
id UFPEL-1_9fac0d3a1e8b6f435d90c45b237ef45e
oai_identifier_str oai:revistas.ufpel.edu.br:article/2583
network_acronym_str UFPEL-1
network_name_str Pixo
repository_id_str
spelling MONUMENTOS E ESPAÇOS PÚBLICOS: REFLEXÕES PEDAGÓGICAS DE ABORDAGEM PROJETUALrestauromonumentoespaço públicoensinoIntervir em uma preexistência de valor cultural requer a habilidade projetual de saber combinar as múltiplas demandas de um determinado contexto, sejam elas físicas, culturais, sociais, econômicas ou tecnológicas. Frente a isso, é papel da universidade preparar futuros profissionais a estarem aptos e qualificados para confrontar tais demandas, as quais estão em constante transformação. O objetivo do presente artigo consiste em debater estratégias de ensino acerca da preparação dos estudantes universitários para trabalhar com bens de valor cultural a partir de uma visão crítica sobre a sua realidade. A discussão apresentada foi realizada com base nas reflexões sobre as atividades desenvolvidas na disciplina Projeto de Arquitetura VI, do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas, a partir do estudo de caso da Chiesa Diruta, edital Reuse Italy. O enfoque se dá na relação do monumento com o espaço público e ampara-se em documentos bases do campo como a Carta de Veneza (1964), a Política do Patrimônio Cultural Material (2018) e a Constituição Federal (1988). Os resultados observados indicam que a fundamentação teórica combinada a discussões conjuntas em aula contribui na formação crítica dos futuros profissionais.Universidade Federal de Pelotas2022-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/258310.15210/pixo.v6i22.2583PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 6 n. 22 (2022): CIDADANIA & TERRITÓRIO I (inverno); 388-3992526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2583/2032Mörschbächer, LarissaBaptista Alves, IsadoraMontagna da Silveira, Alineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-03T19:24:46Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/2583Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2022-11-03T19:24:46Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv MONUMENTOS E ESPAÇOS PÚBLICOS: REFLEXÕES PEDAGÓGICAS DE ABORDAGEM PROJETUAL
title MONUMENTOS E ESPAÇOS PÚBLICOS: REFLEXÕES PEDAGÓGICAS DE ABORDAGEM PROJETUAL
spellingShingle MONUMENTOS E ESPAÇOS PÚBLICOS: REFLEXÕES PEDAGÓGICAS DE ABORDAGEM PROJETUAL
Mörschbächer, Larissa
restauro
monumento
espaço público
ensino
title_short MONUMENTOS E ESPAÇOS PÚBLICOS: REFLEXÕES PEDAGÓGICAS DE ABORDAGEM PROJETUAL
title_full MONUMENTOS E ESPAÇOS PÚBLICOS: REFLEXÕES PEDAGÓGICAS DE ABORDAGEM PROJETUAL
title_fullStr MONUMENTOS E ESPAÇOS PÚBLICOS: REFLEXÕES PEDAGÓGICAS DE ABORDAGEM PROJETUAL
title_full_unstemmed MONUMENTOS E ESPAÇOS PÚBLICOS: REFLEXÕES PEDAGÓGICAS DE ABORDAGEM PROJETUAL
title_sort MONUMENTOS E ESPAÇOS PÚBLICOS: REFLEXÕES PEDAGÓGICAS DE ABORDAGEM PROJETUAL
author Mörschbächer, Larissa
author_facet Mörschbächer, Larissa
Baptista Alves, Isadora
Montagna da Silveira, Aline
author_role author
author2 Baptista Alves, Isadora
Montagna da Silveira, Aline
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mörschbächer, Larissa
Baptista Alves, Isadora
Montagna da Silveira, Aline
dc.subject.por.fl_str_mv restauro
monumento
espaço público
ensino
topic restauro
monumento
espaço público
ensino
description Intervir em uma preexistência de valor cultural requer a habilidade projetual de saber combinar as múltiplas demandas de um determinado contexto, sejam elas físicas, culturais, sociais, econômicas ou tecnológicas. Frente a isso, é papel da universidade preparar futuros profissionais a estarem aptos e qualificados para confrontar tais demandas, as quais estão em constante transformação. O objetivo do presente artigo consiste em debater estratégias de ensino acerca da preparação dos estudantes universitários para trabalhar com bens de valor cultural a partir de uma visão crítica sobre a sua realidade. A discussão apresentada foi realizada com base nas reflexões sobre as atividades desenvolvidas na disciplina Projeto de Arquitetura VI, do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas, a partir do estudo de caso da Chiesa Diruta, edital Reuse Italy. O enfoque se dá na relação do monumento com o espaço público e ampara-se em documentos bases do campo como a Carta de Veneza (1964), a Política do Patrimônio Cultural Material (2018) e a Constituição Federal (1988). Os resultados observados indicam que a fundamentação teórica combinada a discussões conjuntas em aula contribui na formação crítica dos futuros profissionais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2583
10.15210/pixo.v6i22.2583
url https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2583
identifier_str_mv 10.15210/pixo.v6i22.2583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2583/2032
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 6 n. 22 (2022): CIDADANIA & TERRITÓRIO I (inverno); 388-399
2526-7310
reponame:Pixo
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Pixo
collection Pixo
repository.name.fl_str_mv Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv revistapixo@gmail.com
_version_ 1801212062690443264