MONUMENTOS E ESPAÇOS PÚBLICOS: REFLEXÕES PEDAGÓGICAS DE ABORDAGEM PROJETUAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pixo |
Texto Completo: | https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2583 |
Resumo: | Intervir em uma preexistência de valor cultural requer a habilidade projetual de saber combinar as múltiplas demandas de um determinado contexto, sejam elas físicas, culturais, sociais, econômicas ou tecnológicas. Frente a isso, é papel da universidade preparar futuros profissionais a estarem aptos e qualificados para confrontar tais demandas, as quais estão em constante transformação. O objetivo do presente artigo consiste em debater estratégias de ensino acerca da preparação dos estudantes universitários para trabalhar com bens de valor cultural a partir de uma visão crítica sobre a sua realidade. A discussão apresentada foi realizada com base nas reflexões sobre as atividades desenvolvidas na disciplina Projeto de Arquitetura VI, do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas, a partir do estudo de caso da Chiesa Diruta, edital Reuse Italy. O enfoque se dá na relação do monumento com o espaço público e ampara-se em documentos bases do campo como a Carta de Veneza (1964), a Política do Patrimônio Cultural Material (2018) e a Constituição Federal (1988). Os resultados observados indicam que a fundamentação teórica combinada a discussões conjuntas em aula contribui na formação crítica dos futuros profissionais. |
id |
UFPEL-1_9fac0d3a1e8b6f435d90c45b237ef45e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpel.edu.br:article/2583 |
network_acronym_str |
UFPEL-1 |
network_name_str |
Pixo |
repository_id_str |
|
spelling |
MONUMENTOS E ESPAÇOS PÚBLICOS: REFLEXÕES PEDAGÓGICAS DE ABORDAGEM PROJETUALrestauromonumentoespaço públicoensinoIntervir em uma preexistência de valor cultural requer a habilidade projetual de saber combinar as múltiplas demandas de um determinado contexto, sejam elas físicas, culturais, sociais, econômicas ou tecnológicas. Frente a isso, é papel da universidade preparar futuros profissionais a estarem aptos e qualificados para confrontar tais demandas, as quais estão em constante transformação. O objetivo do presente artigo consiste em debater estratégias de ensino acerca da preparação dos estudantes universitários para trabalhar com bens de valor cultural a partir de uma visão crítica sobre a sua realidade. A discussão apresentada foi realizada com base nas reflexões sobre as atividades desenvolvidas na disciplina Projeto de Arquitetura VI, do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas, a partir do estudo de caso da Chiesa Diruta, edital Reuse Italy. O enfoque se dá na relação do monumento com o espaço público e ampara-se em documentos bases do campo como a Carta de Veneza (1964), a Política do Patrimônio Cultural Material (2018) e a Constituição Federal (1988). Os resultados observados indicam que a fundamentação teórica combinada a discussões conjuntas em aula contribui na formação crítica dos futuros profissionais.Universidade Federal de Pelotas2022-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/258310.15210/pixo.v6i22.2583PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 6 n. 22 (2022): CIDADANIA & TERRITÓRIO I (inverno); 388-3992526-7310reponame:Pixoinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2583/2032Mörschbächer, LarissaBaptista Alves, IsadoraMontagna da Silveira, Alineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-03T19:24:46Zoai:revistas.ufpel.edu.br:article/2583Revistahttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixoPUBhttps://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/oairevistapixo@gmail.com2526-73102526-7310opendoar:2022-11-03T19:24:46Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MONUMENTOS E ESPAÇOS PÚBLICOS: REFLEXÕES PEDAGÓGICAS DE ABORDAGEM PROJETUAL |
title |
MONUMENTOS E ESPAÇOS PÚBLICOS: REFLEXÕES PEDAGÓGICAS DE ABORDAGEM PROJETUAL |
spellingShingle |
MONUMENTOS E ESPAÇOS PÚBLICOS: REFLEXÕES PEDAGÓGICAS DE ABORDAGEM PROJETUAL Mörschbächer, Larissa restauro monumento espaço público ensino |
title_short |
MONUMENTOS E ESPAÇOS PÚBLICOS: REFLEXÕES PEDAGÓGICAS DE ABORDAGEM PROJETUAL |
title_full |
MONUMENTOS E ESPAÇOS PÚBLICOS: REFLEXÕES PEDAGÓGICAS DE ABORDAGEM PROJETUAL |
title_fullStr |
MONUMENTOS E ESPAÇOS PÚBLICOS: REFLEXÕES PEDAGÓGICAS DE ABORDAGEM PROJETUAL |
title_full_unstemmed |
MONUMENTOS E ESPAÇOS PÚBLICOS: REFLEXÕES PEDAGÓGICAS DE ABORDAGEM PROJETUAL |
title_sort |
MONUMENTOS E ESPAÇOS PÚBLICOS: REFLEXÕES PEDAGÓGICAS DE ABORDAGEM PROJETUAL |
author |
Mörschbächer, Larissa |
author_facet |
Mörschbächer, Larissa Baptista Alves, Isadora Montagna da Silveira, Aline |
author_role |
author |
author2 |
Baptista Alves, Isadora Montagna da Silveira, Aline |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mörschbächer, Larissa Baptista Alves, Isadora Montagna da Silveira, Aline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
restauro monumento espaço público ensino |
topic |
restauro monumento espaço público ensino |
description |
Intervir em uma preexistência de valor cultural requer a habilidade projetual de saber combinar as múltiplas demandas de um determinado contexto, sejam elas físicas, culturais, sociais, econômicas ou tecnológicas. Frente a isso, é papel da universidade preparar futuros profissionais a estarem aptos e qualificados para confrontar tais demandas, as quais estão em constante transformação. O objetivo do presente artigo consiste em debater estratégias de ensino acerca da preparação dos estudantes universitários para trabalhar com bens de valor cultural a partir de uma visão crítica sobre a sua realidade. A discussão apresentada foi realizada com base nas reflexões sobre as atividades desenvolvidas na disciplina Projeto de Arquitetura VI, do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas, a partir do estudo de caso da Chiesa Diruta, edital Reuse Italy. O enfoque se dá na relação do monumento com o espaço público e ampara-se em documentos bases do campo como a Carta de Veneza (1964), a Política do Patrimônio Cultural Material (2018) e a Constituição Federal (1988). Os resultados observados indicam que a fundamentação teórica combinada a discussões conjuntas em aula contribui na formação crítica dos futuros profissionais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2583 10.15210/pixo.v6i22.2583 |
url |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2583 |
identifier_str_mv |
10.15210/pixo.v6i22.2583 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/pixo/article/view/2583/2032 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade; v. 6 n. 22 (2022): CIDADANIA & TERRITÓRIO I (inverno); 388-399 2526-7310 reponame:Pixo instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Pixo |
collection |
Pixo |
repository.name.fl_str_mv |
Pixo - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapixo@gmail.com |
_version_ |
1801212062690443264 |