Práticas docentes e relações raciais em uma creche do município do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Aline de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gonçalves, Maria Alice Rezende
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do LEPAARQ
Texto Completo: http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/14842
Resumo: Este artigo tem como objetivo descrever as relações raciais entre os profissionais da educação infantil, os bebês negros e seus responsáveis em uma creche do município do Rio de Janeiro. Os pressupostos teóricos são: a noção de racismo estrutural (FANON, 1968, 2008), de técnicas corporais (MAUSS, 2003, 2011), de identidade negra e de cabelo crespo (HOOKS, 2005) e nas contribuições de pesquisadores nacionais, como Gomes (2008), Figueiredo (2008) e Malachias (2007), entre outros. Os discursos construtores de subjetividades que reforçam a subalternidade da criança negra são produzidos na sociedade e  reproduzidos no cotidiano escolar da educação infantil por meio das falas e ações dos profissionais da educação, como também nas  dos responsáveis pelos bebês desvalorizando as características fenotípicas negras.  Assim, apontamos para a necessidade de uma formação docente fundada nos pressupostos de uma educação antirracista. Abstract: This article aims to describe the racial relations between the professionals of the nursery education, the black babies and their caregivers in a day care center in the city of Rio de Janeiro. The theoretical assumptions are: the notion of structural racism (FANON, 1968, 2008), body techniques (MAUSS, 2003, 2011), black identity and curly hair (HOOKS, 2005) as well as theories from other national researchers such as: Gomes (2008), Figueiredo (2008) and Malachias (2007) among others. The constructive of subjectivity speeches that reinforce the subalternity of the black child are produced in society and reproduced in the school daily life of children’s education through the speeches and actions of education professionals, as well as those responsible for infants devaluing black phenotypic characteristics. Thus, we point to the need for teacher education based on the assumptions of an antiracist education.
id UFPEL-2_224469ea49af90266434a0f6b9092ad3
oai_identifier_str oai:ojs.10.0.0.224:article/14842
network_acronym_str UFPEL-2
network_name_str Cadernos do LEPAARQ
repository_id_str
spelling Práticas docentes e relações raciais em uma creche do município do Rio de JaneiroAntropologia das Populações Afro-brasileiraseducação infantil, Relações étnico-raciais, Práticas docentes, CrecheEste artigo tem como objetivo descrever as relações raciais entre os profissionais da educação infantil, os bebês negros e seus responsáveis em uma creche do município do Rio de Janeiro. Os pressupostos teóricos são: a noção de racismo estrutural (FANON, 1968, 2008), de técnicas corporais (MAUSS, 2003, 2011), de identidade negra e de cabelo crespo (HOOKS, 2005) e nas contribuições de pesquisadores nacionais, como Gomes (2008), Figueiredo (2008) e Malachias (2007), entre outros. Os discursos construtores de subjetividades que reforçam a subalternidade da criança negra são produzidos na sociedade e  reproduzidos no cotidiano escolar da educação infantil por meio das falas e ações dos profissionais da educação, como também nas  dos responsáveis pelos bebês desvalorizando as características fenotípicas negras.  Assim, apontamos para a necessidade de uma formação docente fundada nos pressupostos de uma educação antirracista. Abstract: This article aims to describe the racial relations between the professionals of the nursery education, the black babies and their caregivers in a day care center in the city of Rio de Janeiro. The theoretical assumptions are: the notion of structural racism (FANON, 1968, 2008), body techniques (MAUSS, 2003, 2011), black identity and curly hair (HOOKS, 2005) as well as theories from other national researchers such as: Gomes (2008), Figueiredo (2008) and Malachias (2007) among others. The constructive of subjectivity speeches that reinforce the subalternity of the black child are produced in society and reproduced in the school daily life of children’s education through the speeches and actions of education professionals, as well as those responsible for infants devaluing black phenotypic characteristics. Thus, we point to the need for teacher education based on the assumptions of an antiracist education.Universidade Federal de PelotasAgência: FAPERJBraga, Aline de OliveiraGonçalves, Maria Alice Rezende2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/1484210.15210/lepaarq.v17i34.148425391545420; v. 17, n. 34 (2020): JUL-DEZ.; 26-43Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); v. 17, n. 34 (2020): JUL-DEZ.; 26-432316-84121806-911810.15210/lepaarq.v17i34reponame:Cadernos do LEPAARQinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/14842/12200Direitos autorais 2020 Maria Alice Rezende Gonçalveshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-28T16:33:23Zoai:ojs.10.0.0.224:article/14842Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/oaimilheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com2316-84121806-9118opendoar:2021-05-28T16:33:23Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas docentes e relações raciais em uma creche do município do Rio de Janeiro
title Práticas docentes e relações raciais em uma creche do município do Rio de Janeiro
spellingShingle Práticas docentes e relações raciais em uma creche do município do Rio de Janeiro
Braga, Aline de Oliveira
Antropologia das Populações Afro-brasileiras
educação infantil, Relações étnico-raciais, Práticas docentes, Creche
title_short Práticas docentes e relações raciais em uma creche do município do Rio de Janeiro
title_full Práticas docentes e relações raciais em uma creche do município do Rio de Janeiro
title_fullStr Práticas docentes e relações raciais em uma creche do município do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Práticas docentes e relações raciais em uma creche do município do Rio de Janeiro
title_sort Práticas docentes e relações raciais em uma creche do município do Rio de Janeiro
author Braga, Aline de Oliveira
author_facet Braga, Aline de Oliveira
Gonçalves, Maria Alice Rezende
author_role author
author2 Gonçalves, Maria Alice Rezende
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Agência: FAPERJ
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Aline de Oliveira
Gonçalves, Maria Alice Rezende
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia das Populações Afro-brasileiras
educação infantil, Relações étnico-raciais, Práticas docentes, Creche
topic Antropologia das Populações Afro-brasileiras
educação infantil, Relações étnico-raciais, Práticas docentes, Creche
description Este artigo tem como objetivo descrever as relações raciais entre os profissionais da educação infantil, os bebês negros e seus responsáveis em uma creche do município do Rio de Janeiro. Os pressupostos teóricos são: a noção de racismo estrutural (FANON, 1968, 2008), de técnicas corporais (MAUSS, 2003, 2011), de identidade negra e de cabelo crespo (HOOKS, 2005) e nas contribuições de pesquisadores nacionais, como Gomes (2008), Figueiredo (2008) e Malachias (2007), entre outros. Os discursos construtores de subjetividades que reforçam a subalternidade da criança negra são produzidos na sociedade e  reproduzidos no cotidiano escolar da educação infantil por meio das falas e ações dos profissionais da educação, como também nas  dos responsáveis pelos bebês desvalorizando as características fenotípicas negras.  Assim, apontamos para a necessidade de uma formação docente fundada nos pressupostos de uma educação antirracista. Abstract: This article aims to describe the racial relations between the professionals of the nursery education, the black babies and their caregivers in a day care center in the city of Rio de Janeiro. The theoretical assumptions are: the notion of structural racism (FANON, 1968, 2008), body techniques (MAUSS, 2003, 2011), black identity and curly hair (HOOKS, 2005) as well as theories from other national researchers such as: Gomes (2008), Figueiredo (2008) and Malachias (2007) among others. The constructive of subjectivity speeches that reinforce the subalternity of the black child are produced in society and reproduced in the school daily life of children’s education through the speeches and actions of education professionals, as well as those responsible for infants devaluing black phenotypic characteristics. Thus, we point to the need for teacher education based on the assumptions of an antiracist education.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-22
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/14842
10.15210/lepaarq.v17i34.14842
url http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/14842
identifier_str_mv 10.15210/lepaarq.v17i34.14842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/14842/12200
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Maria Alice Rezende Gonçalves
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Maria Alice Rezende Gonçalves
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv 5391545420; v. 17, n. 34 (2020): JUL-DEZ.; 26-43
Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); v. 17, n. 34 (2020): JUL-DEZ.; 26-43
2316-8412
1806-9118
10.15210/lepaarq.v17i34
reponame:Cadernos do LEPAARQ
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Cadernos do LEPAARQ
collection Cadernos do LEPAARQ
repository.name.fl_str_mv Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv milheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com
_version_ 1750217417848520704