Práticas docentes e relações raciais em uma creche do município do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do LEPAARQ |
Texto Completo: | http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/14842 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo descrever as relações raciais entre os profissionais da educação infantil, os bebês negros e seus responsáveis em uma creche do município do Rio de Janeiro. Os pressupostos teóricos são: a noção de racismo estrutural (FANON, 1968, 2008), de técnicas corporais (MAUSS, 2003, 2011), de identidade negra e de cabelo crespo (HOOKS, 2005) e nas contribuições de pesquisadores nacionais, como Gomes (2008), Figueiredo (2008) e Malachias (2007), entre outros. Os discursos construtores de subjetividades que reforçam a subalternidade da criança negra são produzidos na sociedade e reproduzidos no cotidiano escolar da educação infantil por meio das falas e ações dos profissionais da educação, como também nas dos responsáveis pelos bebês desvalorizando as características fenotípicas negras. Assim, apontamos para a necessidade de uma formação docente fundada nos pressupostos de uma educação antirracista. Abstract: This article aims to describe the racial relations between the professionals of the nursery education, the black babies and their caregivers in a day care center in the city of Rio de Janeiro. The theoretical assumptions are: the notion of structural racism (FANON, 1968, 2008), body techniques (MAUSS, 2003, 2011), black identity and curly hair (HOOKS, 2005) as well as theories from other national researchers such as: Gomes (2008), Figueiredo (2008) and Malachias (2007) among others. The constructive of subjectivity speeches that reinforce the subalternity of the black child are produced in society and reproduced in the school daily life of children’s education through the speeches and actions of education professionals, as well as those responsible for infants devaluing black phenotypic characteristics. Thus, we point to the need for teacher education based on the assumptions of an antiracist education. |
id |
UFPEL-2_224469ea49af90266434a0f6b9092ad3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.0.0.224:article/14842 |
network_acronym_str |
UFPEL-2 |
network_name_str |
Cadernos do LEPAARQ |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas docentes e relações raciais em uma creche do município do Rio de JaneiroAntropologia das Populações Afro-brasileiraseducação infantil, Relações étnico-raciais, Práticas docentes, CrecheEste artigo tem como objetivo descrever as relações raciais entre os profissionais da educação infantil, os bebês negros e seus responsáveis em uma creche do município do Rio de Janeiro. Os pressupostos teóricos são: a noção de racismo estrutural (FANON, 1968, 2008), de técnicas corporais (MAUSS, 2003, 2011), de identidade negra e de cabelo crespo (HOOKS, 2005) e nas contribuições de pesquisadores nacionais, como Gomes (2008), Figueiredo (2008) e Malachias (2007), entre outros. Os discursos construtores de subjetividades que reforçam a subalternidade da criança negra são produzidos na sociedade e reproduzidos no cotidiano escolar da educação infantil por meio das falas e ações dos profissionais da educação, como também nas dos responsáveis pelos bebês desvalorizando as características fenotípicas negras. Assim, apontamos para a necessidade de uma formação docente fundada nos pressupostos de uma educação antirracista. Abstract: This article aims to describe the racial relations between the professionals of the nursery education, the black babies and their caregivers in a day care center in the city of Rio de Janeiro. The theoretical assumptions are: the notion of structural racism (FANON, 1968, 2008), body techniques (MAUSS, 2003, 2011), black identity and curly hair (HOOKS, 2005) as well as theories from other national researchers such as: Gomes (2008), Figueiredo (2008) and Malachias (2007) among others. The constructive of subjectivity speeches that reinforce the subalternity of the black child are produced in society and reproduced in the school daily life of children’s education through the speeches and actions of education professionals, as well as those responsible for infants devaluing black phenotypic characteristics. Thus, we point to the need for teacher education based on the assumptions of an antiracist education.Universidade Federal de PelotasAgência: FAPERJBraga, Aline de OliveiraGonçalves, Maria Alice Rezende2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/1484210.15210/lepaarq.v17i34.148425391545420; v. 17, n. 34 (2020): JUL-DEZ.; 26-43Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); v. 17, n. 34 (2020): JUL-DEZ.; 26-432316-84121806-911810.15210/lepaarq.v17i34reponame:Cadernos do LEPAARQinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/14842/12200Direitos autorais 2020 Maria Alice Rezende Gonçalveshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-28T16:33:23Zoai:ojs.10.0.0.224:article/14842Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/oaimilheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com2316-84121806-9118opendoar:2021-05-28T16:33:23Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas docentes e relações raciais em uma creche do município do Rio de Janeiro |
title |
Práticas docentes e relações raciais em uma creche do município do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
Práticas docentes e relações raciais em uma creche do município do Rio de Janeiro Braga, Aline de Oliveira Antropologia das Populações Afro-brasileiras educação infantil, Relações étnico-raciais, Práticas docentes, Creche |
title_short |
Práticas docentes e relações raciais em uma creche do município do Rio de Janeiro |
title_full |
Práticas docentes e relações raciais em uma creche do município do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
Práticas docentes e relações raciais em uma creche do município do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
Práticas docentes e relações raciais em uma creche do município do Rio de Janeiro |
title_sort |
Práticas docentes e relações raciais em uma creche do município do Rio de Janeiro |
author |
Braga, Aline de Oliveira |
author_facet |
Braga, Aline de Oliveira Gonçalves, Maria Alice Rezende |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Maria Alice Rezende |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Agência: FAPERJ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Aline de Oliveira Gonçalves, Maria Alice Rezende |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Antropologia das Populações Afro-brasileiras educação infantil, Relações étnico-raciais, Práticas docentes, Creche |
topic |
Antropologia das Populações Afro-brasileiras educação infantil, Relações étnico-raciais, Práticas docentes, Creche |
description |
Este artigo tem como objetivo descrever as relações raciais entre os profissionais da educação infantil, os bebês negros e seus responsáveis em uma creche do município do Rio de Janeiro. Os pressupostos teóricos são: a noção de racismo estrutural (FANON, 1968, 2008), de técnicas corporais (MAUSS, 2003, 2011), de identidade negra e de cabelo crespo (HOOKS, 2005) e nas contribuições de pesquisadores nacionais, como Gomes (2008), Figueiredo (2008) e Malachias (2007), entre outros. Os discursos construtores de subjetividades que reforçam a subalternidade da criança negra são produzidos na sociedade e reproduzidos no cotidiano escolar da educação infantil por meio das falas e ações dos profissionais da educação, como também nas dos responsáveis pelos bebês desvalorizando as características fenotípicas negras. Assim, apontamos para a necessidade de uma formação docente fundada nos pressupostos de uma educação antirracista. Abstract: This article aims to describe the racial relations between the professionals of the nursery education, the black babies and their caregivers in a day care center in the city of Rio de Janeiro. The theoretical assumptions are: the notion of structural racism (FANON, 1968, 2008), body techniques (MAUSS, 2003, 2011), black identity and curly hair (HOOKS, 2005) as well as theories from other national researchers such as: Gomes (2008), Figueiredo (2008) and Malachias (2007) among others. The constructive of subjectivity speeches that reinforce the subalternity of the black child are produced in society and reproduced in the school daily life of children’s education through the speeches and actions of education professionals, as well as those responsible for infants devaluing black phenotypic characteristics. Thus, we point to the need for teacher education based on the assumptions of an antiracist education. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/14842 10.15210/lepaarq.v17i34.14842 |
url |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/14842 |
identifier_str_mv |
10.15210/lepaarq.v17i34.14842 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/14842/12200 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Maria Alice Rezende Gonçalves http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Maria Alice Rezende Gonçalves http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
5391545420; v. 17, n. 34 (2020): JUL-DEZ.; 26-43 Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); v. 17, n. 34 (2020): JUL-DEZ.; 26-43 2316-8412 1806-9118 10.15210/lepaarq.v17i34 reponame:Cadernos do LEPAARQ instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Cadernos do LEPAARQ |
collection |
Cadernos do LEPAARQ |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
milheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com |
_version_ |
1750217417848520704 |