THE POSSIBILITIES OF AN ARCHAEOLOGICAL PROJECT ON A COLLEGE OF EDUCATION
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do LEPAARQ |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/4154 |
Resumo: | Resumo: O trabalho tem como intuito apresentar o desenvolvimento atual do projeto “Arqueologia e Educação: possibilidades de estudo sobre o passado da região de Poços de Caldas”, atualmente focado em ações educativas. Traz uma breve discussão sobre a cultura material como patrimônio arqueológico. Apresenta ações educativas realizadas pelo projeto com alunos do ensino fundamental II (6º ao 9º anos) de uma escola pública de Poços de Caldas. Demonstra os resultados parciais obtidos de uma sondagem realizada por meio da aplicação de um questionário voltado aos alunos. O objetivo foi aferir o que os alunos pensam e sabem sobre Arqueologia, sua importância, e se é possível realizá-la em Poços de Caldas e região. Abstract: The work has as purpose to present the current development of “Archaeology and Education: possibilities for studying the past of the region of Poços de Caldas project”, currently focused on educational actions. Presents educational activities realized by the project with students of the elementary school II (6th to 9th grade) in a public school located in Poços de Caldas. Shows the partial results of a survey answered by the targeted students. The objective was to measure what students think and know about Archeology, its importance, and the possibility to bring it to Poços de Caldas and region. |
id |
UFPEL-2_257d95d6d2155472179f3f4c53e47643 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufpel:article/4154 |
network_acronym_str |
UFPEL-2 |
network_name_str |
Cadernos do LEPAARQ |
repository_id_str |
|
spelling |
THE POSSIBILITIES OF AN ARCHAEOLOGICAL PROJECT ON A COLLEGE OF EDUCATIONAs possibilidades de um projeto arqueológico em uma Faculdade de EducaçãoArchaeological PatrimonyPatrimony EducationIdentities of the past.Patrimônio arqueológicoEducação PatrimonialIdentidades do passadoResumo: O trabalho tem como intuito apresentar o desenvolvimento atual do projeto “Arqueologia e Educação: possibilidades de estudo sobre o passado da região de Poços de Caldas”, atualmente focado em ações educativas. Traz uma breve discussão sobre a cultura material como patrimônio arqueológico. Apresenta ações educativas realizadas pelo projeto com alunos do ensino fundamental II (6º ao 9º anos) de uma escola pública de Poços de Caldas. Demonstra os resultados parciais obtidos de uma sondagem realizada por meio da aplicação de um questionário voltado aos alunos. O objetivo foi aferir o que os alunos pensam e sabem sobre Arqueologia, sua importância, e se é possível realizá-la em Poços de Caldas e região. Abstract: The work has as purpose to present the current development of “Archaeology and Education: possibilities for studying the past of the region of Poços de Caldas project”, currently focused on educational actions. Presents educational activities realized by the project with students of the elementary school II (6th to 9th grade) in a public school located in Poços de Caldas. Shows the partial results of a survey answered by the targeted students. The objective was to measure what students think and know about Archeology, its importance, and the possibility to bring it to Poços de Caldas and region. The work has as purpose to present the current development of “Archaeology andEducation: possibilities for studying the past of the region of Poços de Caldas project”, currently focused on educational actions. Presents educational activities realized by the project with students of the elementary school II (6th to 9th grade) in a public school located in Poços de Caldas. Shows the partial results of a survey answered by the targeted students. The objective was to measure what students think and know about Archeology, its importance, and the possibility to bring it to Poços de Caldas and region.Universidade Federal de Pelotas2015-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/415410.15210/lepaarq.v12i23.4154Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); V. 12, N. 23 (2015): JAN-JUN; 234-2495391545420; V. 12, N. 23 (2015): JAN-JUN; 234-2492316-84121806-911810.15210/lepaarq.v12i23reponame:Cadernos do LEPAARQinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/4154/4074Schiavetto, Solange Nunes de OliveiraGuimarães, Alegna CalácioMoras, Iara Cristina SilvinoReis, Luciana Garciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-29T21:47:59Zoai:ojs.ufpel:article/4154Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/oaimilheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com2316-84121806-9118opendoar:2020-07-29T21:47:59Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
THE POSSIBILITIES OF AN ARCHAEOLOGICAL PROJECT ON A COLLEGE OF EDUCATION As possibilidades de um projeto arqueológico em uma Faculdade de Educação |
title |
THE POSSIBILITIES OF AN ARCHAEOLOGICAL PROJECT ON A COLLEGE OF EDUCATION |
spellingShingle |
THE POSSIBILITIES OF AN ARCHAEOLOGICAL PROJECT ON A COLLEGE OF EDUCATION Schiavetto, Solange Nunes de Oliveira Archaeological Patrimony Patrimony Education Identities of the past. Patrimônio arqueológico Educação Patrimonial Identidades do passado |
title_short |
THE POSSIBILITIES OF AN ARCHAEOLOGICAL PROJECT ON A COLLEGE OF EDUCATION |
title_full |
THE POSSIBILITIES OF AN ARCHAEOLOGICAL PROJECT ON A COLLEGE OF EDUCATION |
title_fullStr |
THE POSSIBILITIES OF AN ARCHAEOLOGICAL PROJECT ON A COLLEGE OF EDUCATION |
title_full_unstemmed |
THE POSSIBILITIES OF AN ARCHAEOLOGICAL PROJECT ON A COLLEGE OF EDUCATION |
title_sort |
THE POSSIBILITIES OF AN ARCHAEOLOGICAL PROJECT ON A COLLEGE OF EDUCATION |
author |
Schiavetto, Solange Nunes de Oliveira |
author_facet |
Schiavetto, Solange Nunes de Oliveira Guimarães, Alegna Calácio Moras, Iara Cristina Silvino Reis, Luciana Garcia |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães, Alegna Calácio Moras, Iara Cristina Silvino Reis, Luciana Garcia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schiavetto, Solange Nunes de Oliveira Guimarães, Alegna Calácio Moras, Iara Cristina Silvino Reis, Luciana Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Archaeological Patrimony Patrimony Education Identities of the past. Patrimônio arqueológico Educação Patrimonial Identidades do passado |
topic |
Archaeological Patrimony Patrimony Education Identities of the past. Patrimônio arqueológico Educação Patrimonial Identidades do passado |
description |
Resumo: O trabalho tem como intuito apresentar o desenvolvimento atual do projeto “Arqueologia e Educação: possibilidades de estudo sobre o passado da região de Poços de Caldas”, atualmente focado em ações educativas. Traz uma breve discussão sobre a cultura material como patrimônio arqueológico. Apresenta ações educativas realizadas pelo projeto com alunos do ensino fundamental II (6º ao 9º anos) de uma escola pública de Poços de Caldas. Demonstra os resultados parciais obtidos de uma sondagem realizada por meio da aplicação de um questionário voltado aos alunos. O objetivo foi aferir o que os alunos pensam e sabem sobre Arqueologia, sua importância, e se é possível realizá-la em Poços de Caldas e região. Abstract: The work has as purpose to present the current development of “Archaeology and Education: possibilities for studying the past of the region of Poços de Caldas project”, currently focused on educational actions. Presents educational activities realized by the project with students of the elementary school II (6th to 9th grade) in a public school located in Poços de Caldas. Shows the partial results of a survey answered by the targeted students. The objective was to measure what students think and know about Archeology, its importance, and the possibility to bring it to Poços de Caldas and region. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/4154 10.15210/lepaarq.v12i23.4154 |
url |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/4154 |
identifier_str_mv |
10.15210/lepaarq.v12i23.4154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/lepaarq/article/view/4154/4074 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); V. 12, N. 23 (2015): JAN-JUN; 234-249 5391545420; V. 12, N. 23 (2015): JAN-JUN; 234-249 2316-8412 1806-9118 10.15210/lepaarq.v12i23 reponame:Cadernos do LEPAARQ instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Cadernos do LEPAARQ |
collection |
Cadernos do LEPAARQ |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
milheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com |
_version_ |
1799756125609918464 |