THE THEATRICALITY IN THE FEAST OF SAN JUAN BAUTISTA IN NAIGUATÁ, VARGAS STATE FROM THE RITE, WORSHIP AND MYTH
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do LEPAARQ |
Texto Completo: | http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/5892 |
Resumo: | RESUMO: Um ritual em uma manifestação tradicional representa uma grandeza cerimonial que várias gerações se passaram. O culto é um hábito monumental da espiritualidade humana e corresponde ao divino no mundo das artes. Mas leva o mito, com a narrativa que vincula a um ato sobrenatural cometidos por seres humanos, divino, glorioso e grotescos e interpretado no presente, e é repetida a cada ano nos vários eventos tradicionais em muitas comunidades. Este artigo tem como objetivo ampliar a interpretação de teatralidade na Festa de San Juan Bautista em Naiguatá, estado Vargas do ritual, culto e mito, símbolos, música, danças e da famosa quarta parede é investigado. Os agricultores, membros da fraternidade, paroquianos e convidados gerais participar de 23 a 25 de junho e vai fazer suas honras no festival mais importante desta entidade. O artigo é fechada num paradigma qualitativo. O estudo etnográfico é a estratégia metodológica a ser aplicada e estima concluir com uma análise destas formas teatrais que irá destacar e categorizar o seu uso em muitos dos elementos essenciais para uma melhor compreensão do mito de San Juan durante os feriados. ABSTRACT: A ritual in a traditional manifestation represents a ceremonial grandeur that different generations have passed. The cult is a monumental habit of human spirituality, a divine fact in the world of the arts. But it takes the myth, the narrative that links to a supernatural event by human, divine, glorious and grotesques and is repeated every year in various traditions. This article will expand the interpretation of theatricality on the Feast of San Juan Bautista in Naiguatá, state Vargas from the ritual, myth and cult symbols, music, dances and the famous fourth wall was investigated. The farmers, guild members, parishioners, and participants in general participate from 23 to 25 June and made their honors in the most important festival of this entity.RESUMEN: Un rito en una manifestación tradicional y representa una grandeza ceremonial que ha transcurrido diversas generaciones. El culto es una costumbre monumental de la espiritualidad humana, un hecho divino en el mundo de las artes. Pero hace falta el mito, la narración que se vincula a un hecho sobrenatural realizado por seres humanos, divinos, gloriosos y grotescos que se repite cada año en diversas tradiciones. El presente artículo ampliará la interpretación de la Teatralidad en La Fiesta de San Juan Bautista en Naiguatá, estado Vargas desde el rito, culto y mito Se investigarán sus símbolos, música, bailes y la famosa cuarta pared. Los cultores, miembros de cofradía, feligreses, y asistentes en general participan desde el 23 al 25 de junio y le hacen sus respectivos honores en la fiesta más importante de esta entidad. |
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THE THEATRICALITY IN THE FEAST OF SAN JUAN BAUTISTA IN NAIGUATÁ, VARGAS STATE FROM THE RITE, WORSHIP AND MYTHA TEATRALIDADE NA FESTA DE SAN JUAN BAUTISTA EN NAIGUATÁ, ESTADO VARGAS DA RITE, ADORAÇÃO E MITORite, worship, myth, San Juan Bautista, Naiguatá, theatricality, fourth wall.PatrimônioRito, adoração, mito, San Juan Bautista, Naiguatá, teatralidade, quarta paredeRESUMO: Um ritual em uma manifestação tradicional representa uma grandeza cerimonial que várias gerações se passaram. O culto é um hábito monumental da espiritualidade humana e corresponde ao divino no mundo das artes. Mas leva o mito, com a narrativa que vincula a um ato sobrenatural cometidos por seres humanos, divino, glorioso e grotescos e interpretado no presente, e é repetida a cada ano nos vários eventos tradicionais em muitas comunidades. Este artigo tem como objetivo ampliar a interpretação de teatralidade na Festa de San Juan Bautista em Naiguatá, estado Vargas do ritual, culto e mito, símbolos, música, danças e da famosa quarta parede é investigado. Os agricultores, membros da fraternidade, paroquianos e convidados gerais participar de 23 a 25 de junho e vai fazer suas honras no festival mais importante desta entidade. O artigo é fechada num paradigma qualitativo. O estudo etnográfico é a estratégia metodológica a ser aplicada e estima concluir com uma análise destas formas teatrais que irá destacar e categorizar o seu uso em muitos dos elementos essenciais para uma melhor compreensão do mito de San Juan durante os feriados. ABSTRACT: A ritual in a traditional manifestation represents a ceremonial grandeur that different generations have passed. The cult is a monumental habit of human spirituality, a divine fact in the world of the arts. But it takes the myth, the narrative that links to a supernatural event by human, divine, glorious and grotesques and is repeated every year in various traditions. This article will expand the interpretation of theatricality on the Feast of San Juan Bautista in Naiguatá, state Vargas from the ritual, myth and cult symbols, music, dances and the famous fourth wall was investigated. The farmers, guild members, parishioners, and participants in general participate from 23 to 25 June and made their honors in the most important festival of this entity.RESUMEN: Un rito en una manifestación tradicional y representa una grandeza ceremonial que ha transcurrido diversas generaciones. El culto es una costumbre monumental de la espiritualidad humana, un hecho divino en el mundo de las artes. Pero hace falta el mito, la narración que se vincula a un hecho sobrenatural realizado por seres humanos, divinos, gloriosos y grotescos que se repite cada año en diversas tradiciones. El presente artículo ampliará la interpretación de la Teatralidad en La Fiesta de San Juan Bautista en Naiguatá, estado Vargas desde el rito, culto y mito Se investigarán sus símbolos, música, bailes y la famosa cuarta pared. Los cultores, miembros de cofradía, feligreses, y asistentes en general participan desde el 23 al 25 de junio y le hacen sus respectivos honores en la fiesta más importante de esta entidad. A ritual in a traditional manifestation represents a ceremonial grandeur that different generations have passed. The cult is a monumental habit of human spirituality, a divine fact in the world of the arts. But it takes the myth, the narrative that links to a supernatural event by human, divine, glorious and grotesques and is repeated every year in various traditions. This article will expand the interpretation of theatricality on the Feast of San Juan Bautista in Naiguatá, state Vargas from the ritual, myth and cult symbols, music, dances and the famous fourth wall was investigated. The farmers, guild members, parishioners, and participants in general participate from 23 to 25 June and made their honors in the most important festival of this entity.Universidade Federal de PelotasMayora, Humberto Jose2016-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/589210.15210/lepaarq.v13i25.58925391545420; V. 13, N. 25 (2016): JAN-JUN; 78-101Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); V. 13, N. 25 (2016): JAN-JUN; 78-1012316-84121806-911810.15210/lepaarq.v13i25reponame:Cadernos do LEPAARQinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/5892/5687Direitos autorais 2016 Humberto Jose Mayorahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-30T01:06:54Zoai:ojs.10.0.0.224:article/5892Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/oaimilheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com2316-84121806-9118opendoar:2020-07-30T01:06:54Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
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