EDUCAÇÃO PATRIMONIAL – A PEDAGOGIA POLÍTICA DO ESQUECIMENTO?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do LEPAARQ |
DOI: | 10.15210/lepaarq.v3i5/6.1322 |
Texto Completo: | http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/1322 |
Resumo: | RESUMO:O presente artigo apresenta uma discussão sobre como a metodologia da Educação Patrimonial está sendo utilizada no Brasil, e como a prática difere do discurso. Para isso, analisa duas experiências práticas em contraponto ao Guia básico de Educação Patrimonial (publicado pelo IPHAN em 1999). Na primeira parte trata dos conceitos de cultura, memória e patrimônio; na segunda, descreve analiticamente a proposta metodológica do Guia e os dois trabalhos práticos desenvolvidos no estado do Rio Grande do Sul; e ao final faz a relação entre os trabalhos investigados e as questões colocadas em discussão, através da revisão bibliográfica.ABSTRACT:This article presents a discussion on the methodology of Heritage Education is being used in Brazil and the practice differs from speech. For that analyzes two experiments practices in counterpoint to Guide basic Heritage Education (published by IPHAN in 1999). The first part deals with concepts of culture, memory and heritage, the second describes the analytical methodology proposal of the Guide and two practical work developed in the state of Rio Grande do Sul and the end is the relationship between the work investigated and the issues raised in discussion, through literature review. |
id |
UFPEL-2_d5ddfa595f1d15447dcd8f82b20bba2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.10.0.0.224:article/1322 |
network_acronym_str |
UFPEL-2 |
network_name_str |
Cadernos do LEPAARQ |
spelling |
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL – A PEDAGOGIA POLÍTICA DO ESQUECIMENTO?Memória, PatrimônioCultura, Memória, Patrimônio, Educação PatrimonialRESUMO:O presente artigo apresenta uma discussão sobre como a metodologia da Educação Patrimonial está sendo utilizada no Brasil, e como a prática difere do discurso. Para isso, analisa duas experiências práticas em contraponto ao Guia básico de Educação Patrimonial (publicado pelo IPHAN em 1999). Na primeira parte trata dos conceitos de cultura, memória e patrimônio; na segunda, descreve analiticamente a proposta metodológica do Guia e os dois trabalhos práticos desenvolvidos no estado do Rio Grande do Sul; e ao final faz a relação entre os trabalhos investigados e as questões colocadas em discussão, através da revisão bibliográfica.ABSTRACT:This article presents a discussion on the methodology of Heritage Education is being used in Brazil and the practice differs from speech. For that analyzes two experiments practices in counterpoint to Guide basic Heritage Education (published by IPHAN in 1999). The first part deals with concepts of culture, memory and heritage, the second describes the analytical methodology proposal of the Guide and two practical work developed in the state of Rio Grande do Sul and the end is the relationship between the work investigated and the issues raised in discussion, through literature review. Universidade Federal de PelotasSchwanz, Angélica Kohls2006-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/132210.15210/lepaarq.v3i5/6.13225391545420; V. 3, N. 5/6 (2006): JAN-DEC; 24-41Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); V. 3, N. 5/6 (2006): JAN-DEC; 24-412316-84121806-911810.15210/lepaarq.v3i5/6reponame:Cadernos do LEPAARQinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/1322/1105info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-10T22:28:01Zoai:ojs.10.0.0.224:article/1322Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/oaimilheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com2316-84121806-9118opendoar:2020-08-10T22:28:01Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL – A PEDAGOGIA POLÍTICA DO ESQUECIMENTO? |
title |
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL – A PEDAGOGIA POLÍTICA DO ESQUECIMENTO? |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL – A PEDAGOGIA POLÍTICA DO ESQUECIMENTO? EDUCAÇÃO PATRIMONIAL – A PEDAGOGIA POLÍTICA DO ESQUECIMENTO? Schwanz, Angélica Kohls Memória, Patrimônio Cultura, Memória, Patrimônio, Educação Patrimonial Schwanz, Angélica Kohls Memória, Patrimônio Cultura, Memória, Patrimônio, Educação Patrimonial |
title_short |
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL – A PEDAGOGIA POLÍTICA DO ESQUECIMENTO? |
title_full |
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL – A PEDAGOGIA POLÍTICA DO ESQUECIMENTO? |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL – A PEDAGOGIA POLÍTICA DO ESQUECIMENTO? EDUCAÇÃO PATRIMONIAL – A PEDAGOGIA POLÍTICA DO ESQUECIMENTO? |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL – A PEDAGOGIA POLÍTICA DO ESQUECIMENTO? EDUCAÇÃO PATRIMONIAL – A PEDAGOGIA POLÍTICA DO ESQUECIMENTO? |
title_sort |
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL – A PEDAGOGIA POLÍTICA DO ESQUECIMENTO? |
author |
Schwanz, Angélica Kohls |
author_facet |
Schwanz, Angélica Kohls Schwanz, Angélica Kohls |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schwanz, Angélica Kohls |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Memória, Patrimônio Cultura, Memória, Patrimônio, Educação Patrimonial |
topic |
Memória, Patrimônio Cultura, Memória, Patrimônio, Educação Patrimonial |
description |
RESUMO:O presente artigo apresenta uma discussão sobre como a metodologia da Educação Patrimonial está sendo utilizada no Brasil, e como a prática difere do discurso. Para isso, analisa duas experiências práticas em contraponto ao Guia básico de Educação Patrimonial (publicado pelo IPHAN em 1999). Na primeira parte trata dos conceitos de cultura, memória e patrimônio; na segunda, descreve analiticamente a proposta metodológica do Guia e os dois trabalhos práticos desenvolvidos no estado do Rio Grande do Sul; e ao final faz a relação entre os trabalhos investigados e as questões colocadas em discussão, através da revisão bibliográfica.ABSTRACT:This article presents a discussion on the methodology of Heritage Education is being used in Brazil and the practice differs from speech. For that analyzes two experiments practices in counterpoint to Guide basic Heritage Education (published by IPHAN in 1999). The first part deals with concepts of culture, memory and heritage, the second describes the analytical methodology proposal of the Guide and two practical work developed in the state of Rio Grande do Sul and the end is the relationship between the work investigated and the issues raised in discussion, through literature review. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-10-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/1322 10.15210/lepaarq.v3i5/6.1322 |
url |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/1322 |
identifier_str_mv |
10.15210/lepaarq.v3i5/6.1322 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/1322/1105 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
5391545420; V. 3, N. 5/6 (2006): JAN-DEC; 24-41 Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); V. 3, N. 5/6 (2006): JAN-DEC; 24-41 2316-8412 1806-9118 10.15210/lepaarq.v3i5/6 reponame:Cadernos do LEPAARQ instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Cadernos do LEPAARQ |
collection |
Cadernos do LEPAARQ |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
milheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com |
_version_ |
1822125172371488768 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.15210/lepaarq.v3i5/6.1322 |