EDUCAÇÃO PATRIMONIAL – A PEDAGOGIA POLÍTICA DO ESQUECIMENTO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwanz, Angélica Kohls
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do LEPAARQ
DOI: 10.15210/lepaarq.v3i5/6.1322
Texto Completo: http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/1322
Resumo: RESUMO:O presente artigo apresenta uma discussão sobre como a metodologia da Educação Patrimonial está sendo utilizada no Brasil, e como a prática difere do discurso. Para isso, analisa duas experiências práticas em contraponto ao Guia básico de Educação Patrimonial (publicado pelo IPHAN em 1999). Na primeira parte trata dos conceitos de cultura, memória e patrimônio; na segunda, descreve analiticamente a proposta metodológica do Guia e os dois trabalhos práticos desenvolvidos no estado do Rio Grande do Sul; e ao final faz a relação entre os trabalhos investigados e as questões colocadas em discussão, através da revisão bibliográfica.ABSTRACT:This article presents a discussion on the methodology of Heritage Education is being used in Brazil and the practice differs from speech. For that analyzes two experiments practices in counterpoint to Guide basic Heritage Education (published by IPHAN in 1999). The first part deals with concepts of culture, memory and heritage, the second describes the analytical methodology proposal of the Guide and two practical work developed in the state of Rio Grande do Sul and the end is the relationship between the work investigated and the issues raised in discussion, through literature review. 
id UFPEL-2_d5ddfa595f1d15447dcd8f82b20bba2f
oai_identifier_str oai:ojs.10.0.0.224:article/1322
network_acronym_str UFPEL-2
network_name_str Cadernos do LEPAARQ
spelling EDUCAÇÃO PATRIMONIAL – A PEDAGOGIA POLÍTICA DO ESQUECIMENTO?Memória, PatrimônioCultura, Memória, Patrimônio, Educação PatrimonialRESUMO:O presente artigo apresenta uma discussão sobre como a metodologia da Educação Patrimonial está sendo utilizada no Brasil, e como a prática difere do discurso. Para isso, analisa duas experiências práticas em contraponto ao Guia básico de Educação Patrimonial (publicado pelo IPHAN em 1999). Na primeira parte trata dos conceitos de cultura, memória e patrimônio; na segunda, descreve analiticamente a proposta metodológica do Guia e os dois trabalhos práticos desenvolvidos no estado do Rio Grande do Sul; e ao final faz a relação entre os trabalhos investigados e as questões colocadas em discussão, através da revisão bibliográfica.ABSTRACT:This article presents a discussion on the methodology of Heritage Education is being used in Brazil and the practice differs from speech. For that analyzes two experiments practices in counterpoint to Guide basic Heritage Education (published by IPHAN in 1999). The first part deals with concepts of culture, memory and heritage, the second describes the analytical methodology proposal of the Guide and two practical work developed in the state of Rio Grande do Sul and the end is the relationship between the work investigated and the issues raised in discussion, through literature review. Universidade Federal de PelotasSchwanz, Angélica Kohls2006-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/132210.15210/lepaarq.v3i5/6.13225391545420; V. 3, N. 5/6 (2006): JAN-DEC; 24-41Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); V. 3, N. 5/6 (2006): JAN-DEC; 24-412316-84121806-911810.15210/lepaarq.v3i5/6reponame:Cadernos do LEPAARQinstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/1322/1105info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-10T22:28:01Zoai:ojs.10.0.0.224:article/1322Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/oaimilheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com2316-84121806-9118opendoar:2020-08-10T22:28:01Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO PATRIMONIAL – A PEDAGOGIA POLÍTICA DO ESQUECIMENTO?
title EDUCAÇÃO PATRIMONIAL – A PEDAGOGIA POLÍTICA DO ESQUECIMENTO?
spellingShingle EDUCAÇÃO PATRIMONIAL – A PEDAGOGIA POLÍTICA DO ESQUECIMENTO?
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL – A PEDAGOGIA POLÍTICA DO ESQUECIMENTO?
Schwanz, Angélica Kohls
Memória, Patrimônio
Cultura, Memória, Patrimônio, Educação Patrimonial
Schwanz, Angélica Kohls
Memória, Patrimônio
Cultura, Memória, Patrimônio, Educação Patrimonial
title_short EDUCAÇÃO PATRIMONIAL – A PEDAGOGIA POLÍTICA DO ESQUECIMENTO?
title_full EDUCAÇÃO PATRIMONIAL – A PEDAGOGIA POLÍTICA DO ESQUECIMENTO?
title_fullStr EDUCAÇÃO PATRIMONIAL – A PEDAGOGIA POLÍTICA DO ESQUECIMENTO?
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL – A PEDAGOGIA POLÍTICA DO ESQUECIMENTO?
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO PATRIMONIAL – A PEDAGOGIA POLÍTICA DO ESQUECIMENTO?
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL – A PEDAGOGIA POLÍTICA DO ESQUECIMENTO?
title_sort EDUCAÇÃO PATRIMONIAL – A PEDAGOGIA POLÍTICA DO ESQUECIMENTO?
author Schwanz, Angélica Kohls
author_facet Schwanz, Angélica Kohls
Schwanz, Angélica Kohls
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Schwanz, Angélica Kohls
dc.subject.por.fl_str_mv Memória, Patrimônio
Cultura, Memória, Patrimônio, Educação Patrimonial
topic Memória, Patrimônio
Cultura, Memória, Patrimônio, Educação Patrimonial
description RESUMO:O presente artigo apresenta uma discussão sobre como a metodologia da Educação Patrimonial está sendo utilizada no Brasil, e como a prática difere do discurso. Para isso, analisa duas experiências práticas em contraponto ao Guia básico de Educação Patrimonial (publicado pelo IPHAN em 1999). Na primeira parte trata dos conceitos de cultura, memória e patrimônio; na segunda, descreve analiticamente a proposta metodológica do Guia e os dois trabalhos práticos desenvolvidos no estado do Rio Grande do Sul; e ao final faz a relação entre os trabalhos investigados e as questões colocadas em discussão, através da revisão bibliográfica.ABSTRACT:This article presents a discussion on the methodology of Heritage Education is being used in Brazil and the practice differs from speech. For that analyzes two experiments practices in counterpoint to Guide basic Heritage Education (published by IPHAN in 1999). The first part deals with concepts of culture, memory and heritage, the second describes the analytical methodology proposal of the Guide and two practical work developed in the state of Rio Grande do Sul and the end is the relationship between the work investigated and the issues raised in discussion, through literature review. 
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-07
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/1322
10.15210/lepaarq.v3i5/6.1322
url http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/1322
identifier_str_mv 10.15210/lepaarq.v3i5/6.1322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/1322/1105
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv 5391545420; V. 3, N. 5/6 (2006): JAN-DEC; 24-41
Cadernos do LEPAARQ (UFPEL); V. 3, N. 5/6 (2006): JAN-DEC; 24-41
2316-8412
1806-9118
10.15210/lepaarq.v3i5/6
reponame:Cadernos do LEPAARQ
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Cadernos do LEPAARQ
collection Cadernos do LEPAARQ
repository.name.fl_str_mv Cadernos do LEPAARQ - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv milheirarafael@gmail.com||brunoleo.ribeiro@gmail.com||milheirarafael@gmail.com|| brunoleo.ribeiro@gmail.com
_version_ 1822125172371488768
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.15210/lepaarq.v3i5/6.1322