Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e os desafios da integração perante o racismo contra os/as estudantes africanos/as no Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Osmaria Rosa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Malomalo, Bas´Ilele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Brasil/Canadá (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7731
Resumo: A criação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, em 2008, apresentou-se como um sinal de aproximação efetiva entre o Brasil e a África, porém, os/as estudantes africanos/as têm denunciado o racismo presente nas cidades em que vivem, no Maciço do Baturité. O presente trabalho pretende compreender de que maneira as práticas de racismo, preconceito e discriminação se manifestam e quais são as medidas institucionais que essa universidade vem tomando para combatê-las. O texto está fundamentado na pesquisa bibliográfica e na pesquisa documental. O argumento que se defende aqui é que o racismo à brasileira é um impedimento para a realização da integração internacional e da cooperação solidária entre os povos.
id UFPEL-3_45de780311bc1aba994c9bf1bc007c4f
oai_identifier_str oai:ojs.ufpel:article/7731
network_acronym_str UFPEL-3
network_name_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository_id_str
spelling Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e os desafios da integração perante o racismo contra os/as estudantes africanos/as no CearáEstudantes africanos. Educação. Internacionalização. Racismo. Integração.A criação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, em 2008, apresentou-se como um sinal de aproximação efetiva entre o Brasil e a África, porém, os/as estudantes africanos/as têm denunciado o racismo presente nas cidades em que vivem, no Maciço do Baturité. O presente trabalho pretende compreender de que maneira as práticas de racismo, preconceito e discriminação se manifestam e quais são as medidas institucionais que essa universidade vem tomando para combatê-las. O texto está fundamentado na pesquisa bibliográfica e na pesquisa documental. O argumento que se defende aqui é que o racismo à brasileira é um impedimento para a realização da integração internacional e da cooperação solidária entre os povos.Abecan2016-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionInterdisciplinarapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/773110.15210/interfaces.v16i1.7731Interfaces Brasil/Canadá; v. 16 n. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 256-293Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 16 No. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 256-293Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 16 Núm. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 256-293Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 16 No 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 256-2931984-56771519-099410.15210/interfaces.v16i1reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7731/5623Copyright (c) 2016 Interfaces Brasil/Canadáinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Osmaria RosaMalomalo, Bas´Ilele2020-03-13T16:24:16Zoai:ojs.ufpel:article/7731Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/indexPUBhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/oai||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br1984-56771519-0994opendoar:2020-03-13T16:24:16Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)false
dc.title.none.fl_str_mv Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e os desafios da integração perante o racismo contra os/as estudantes africanos/as no Ceará
title Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e os desafios da integração perante o racismo contra os/as estudantes africanos/as no Ceará
spellingShingle Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e os desafios da integração perante o racismo contra os/as estudantes africanos/as no Ceará
Souza, Osmaria Rosa
Estudantes africanos. Educação. Internacionalização. Racismo. Integração.
title_short Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e os desafios da integração perante o racismo contra os/as estudantes africanos/as no Ceará
title_full Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e os desafios da integração perante o racismo contra os/as estudantes africanos/as no Ceará
title_fullStr Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e os desafios da integração perante o racismo contra os/as estudantes africanos/as no Ceará
title_full_unstemmed Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e os desafios da integração perante o racismo contra os/as estudantes africanos/as no Ceará
title_sort Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e os desafios da integração perante o racismo contra os/as estudantes africanos/as no Ceará
author Souza, Osmaria Rosa
author_facet Souza, Osmaria Rosa
Malomalo, Bas´Ilele
author_role author
author2 Malomalo, Bas´Ilele
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Osmaria Rosa
Malomalo, Bas´Ilele
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes africanos. Educação. Internacionalização. Racismo. Integração.
topic Estudantes africanos. Educação. Internacionalização. Racismo. Integração.
description A criação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, em 2008, apresentou-se como um sinal de aproximação efetiva entre o Brasil e a África, porém, os/as estudantes africanos/as têm denunciado o racismo presente nas cidades em que vivem, no Maciço do Baturité. O presente trabalho pretende compreender de que maneira as práticas de racismo, preconceito e discriminação se manifestam e quais são as medidas institucionais que essa universidade vem tomando para combatê-las. O texto está fundamentado na pesquisa bibliográfica e na pesquisa documental. O argumento que se defende aqui é que o racismo à brasileira é um impedimento para a realização da integração internacional e da cooperação solidária entre os povos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Interdisciplinar
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7731
10.15210/interfaces.v16i1.7731
url https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7731
identifier_str_mv 10.15210/interfaces.v16i1.7731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7731/5623
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Interfaces Brasil/Canadá
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Interfaces Brasil/Canadá
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Abecan
publisher.none.fl_str_mv Abecan
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá; v. 16 n. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 256-293
Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 16 No. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 256-293
Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 16 Núm. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 256-293
Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 16 No 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 256-293
1984-5677
1519-0994
10.15210/interfaces.v16i1
reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)
instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron:UFPEL
instname_str Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
collection Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
repository.mail.fl_str_mv ||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br
_version_ 1799756084891615232