Racismo institucional e afro-brasileiros: o caso do Instituto Rio Branco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Viviane da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ
Texto Completo: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13122
Resumo: O racismo está presente nas relações dos grupos sociais brasileiros, porém este racismo não acontece somente nas relações interpessoais, ele está permeado, ainda que subjetivamente nas instituições sociais e, na maioria dos casos, se apresenta nos processos de seleção à empregos e cargos públicos. O Brasil, como uma Nação impregnada de sequelas do regime escravocrata, o acesso aos cargos considerados de alto prestígio social tem sido dificultado aos afro-brasileiros, o acesso à carreira diplomática não demonstra ser diferente. São apresentados o momento histórico e ideológico no qual o IRBr foi criado analisando os requisitos necessários e os processos seletivos de acesso ao cargo de diplomata. A análise empírica é apresentada através das impressões que os sujeitos da pesquisa estabelecem por meio do diálogo entre a trajetória acadêmica e profissional destes(as) entrevistados(as), os processos seletivos ao cargo de diplomata, suas impressões sobre a carreira diplomática, o racismo institucional e a implementação de políticas de ação afirmativa à luz do referencial teórico desta pesquisa e também com o apoio da Análise Crítica do Discurso. O objetivo foi analisar se o processo de seleção ao cargo de diplomata do IRBr está permeado pelo Racismo Institucional ante afro-brasileiros. Numa perspectiva sócio-histórica, foram levantados os enfrentamentos pelos quais os diplomatas tanto afro-brasileiros como brancos tem vivido em suas trajetórias. Trata-se de uma pesquisa básica, fenomenológica, de análise qualitativa, na qual foram utilizados como procedimentos metodológicos, a análise bibliográfica, a documental, entrevista semiestruturada, questionário aberto e a Análise Crítica do Discurso (ACD). A análise está elucidada nas impressões dos diplomatas sobre a carreira, de suas concepções sobre o racismo institucional e nas experiências que os diplomatas afro-brasileiros tem ao ingressarem na diplomacia.
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O Brasil, como uma Nação impregnada de sequelas do regime escravocrata, o acesso aos cargos considerados de alto prestígio social tem sido dificultado aos afro-brasileiros, o acesso à carreira diplomática não demonstra ser diferente. São apresentados o momento histórico e ideológico no qual o IRBr foi criado analisando os requisitos necessários e os processos seletivos de acesso ao cargo de diplomata. A análise empírica é apresentada através das impressões que os sujeitos da pesquisa estabelecem por meio do diálogo entre a trajetória acadêmica e profissional destes(as) entrevistados(as), os processos seletivos ao cargo de diplomata, suas impressões sobre a carreira diplomática, o racismo institucional e a implementação de políticas de ação afirmativa à luz do referencial teórico desta pesquisa e também com o apoio da Análise Crítica do Discurso. O objetivo foi analisar se o processo de seleção ao cargo de diplomata do IRBr está permeado pelo Racismo Institucional ante afro-brasileiros. Numa perspectiva sócio-histórica, foram levantados os enfrentamentos pelos quais os diplomatas tanto afro-brasileiros como brancos tem vivido em suas trajetórias. Trata-se de uma pesquisa básica, fenomenológica, de análise qualitativa, na qual foram utilizados como procedimentos metodológicos, a análise bibliográfica, a documental, entrevista semiestruturada, questionário aberto e a Análise Crítica do Discurso (ACD). A análise está elucidada nas impressões dos diplomatas sobre a carreira, de suas concepções sobre o racismo institucional e nas experiências que os diplomatas afro-brasileiros tem ao ingressarem na diplomacia.The racism is present in the relation of Brazilian social groups; however, this racism does not only happen in interpersonal relation but also it is subjectively embedded on social institutions and in mostly cases, the selection processes for employment and public positions show racism trace. Brazil as a nation, which is impregnated of sequels from slave regime, the African-Brazilian access to positions that are considered of high social prestigious have been difficult, the access to diplomatic career doesn’t show differences. It is showed the historical and ideological moment, which IRBr was created, analyzing the requirements and selection processes to access the diplomatic agent. The empirical analysis is reported through the impressions that characters of research establish during the dialogue between the academic and professional career, the selection processes to diplomat position, their impressions regarding to diplomatic career, the institutional racism and politics implementation of affirmative action connected to theoretical reference of this research and the support of Critical Analysis of Speech. The objective was to analyze if the selection process to diplomat position IRBr is embedded by institutional racism for African-Brazilians. In social and historical perspective, were gathered the clashes which the diplomatic professionals faced in their career, not only for African-Brazilians but also for whites Brazilians. It is a basic research, phenomenological, of qualitative analysis, which were used as methodological procedures, the bibliographic analysis, the documentary, the semi structured interview, open questionnaire and the Critical Analysis of Speech. The analysis is clarified in impressions from diplomatic professional about the career, their conceptions regarding to institutional racism and experiences from African-Brazilian diplomatic professionals when they joined in diplomatic serviceapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuInstituto de Educaçãoracisminstitutional racismAfrican-Braziliansracismoracismo institucionalafro-brasileirosEducaçãoRacismo institucional e afro-brasileiros: o caso do Instituto Rio BrancoInstitutional racism and african-brazilians: the case of the Rio Branco Instituteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANDERSON, B. Comunidades imaginadas. Companhia das Letras, São Paulo, 2008. ANDREWS, G. R. Negros e brancos em São Paulo, (1888-1988). Tradução: Magda Lopes, Bauru, São Paulo, EDUSC, 1998. 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description O racismo está presente nas relações dos grupos sociais brasileiros, porém este racismo não acontece somente nas relações interpessoais, ele está permeado, ainda que subjetivamente nas instituições sociais e, na maioria dos casos, se apresenta nos processos de seleção à empregos e cargos públicos. O Brasil, como uma Nação impregnada de sequelas do regime escravocrata, o acesso aos cargos considerados de alto prestígio social tem sido dificultado aos afro-brasileiros, o acesso à carreira diplomática não demonstra ser diferente. São apresentados o momento histórico e ideológico no qual o IRBr foi criado analisando os requisitos necessários e os processos seletivos de acesso ao cargo de diplomata. A análise empírica é apresentada através das impressões que os sujeitos da pesquisa estabelecem por meio do diálogo entre a trajetória acadêmica e profissional destes(as) entrevistados(as), os processos seletivos ao cargo de diplomata, suas impressões sobre a carreira diplomática, o racismo institucional e a implementação de políticas de ação afirmativa à luz do referencial teórico desta pesquisa e também com o apoio da Análise Crítica do Discurso. O objetivo foi analisar se o processo de seleção ao cargo de diplomata do IRBr está permeado pelo Racismo Institucional ante afro-brasileiros. Numa perspectiva sócio-histórica, foram levantados os enfrentamentos pelos quais os diplomatas tanto afro-brasileiros como brancos tem vivido em suas trajetórias. Trata-se de uma pesquisa básica, fenomenológica, de análise qualitativa, na qual foram utilizados como procedimentos metodológicos, a análise bibliográfica, a documental, entrevista semiestruturada, questionário aberto e a Análise Crítica do Discurso (ACD). A análise está elucidada nas impressões dos diplomatas sobre a carreira, de suas concepções sobre o racismo institucional e nas experiências que os diplomatas afro-brasileiros tem ao ingressarem na diplomacia.
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