Racism and Education: Ethnic-Racial Focus on the Public University

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Edna
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Brasil/Canadá (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7466
Resumo: O trabalho apresenta o relato de uma experiência realizada em uma universidade pública de São Paulo, na perspectiva da educação para as relações étnico-raciais. Tal experiência  ocorreu por intermédio de um conjunto de atividades no âmbito de uma disciplina eletiva oferecida aos estudantes de vários cursos de um campus de humanidade, no segundo semestre de 2015. A metodologia utilizada consta de descrição de atividades promotoras de debates entre os alunos, além de depoimentos desses  graduandos dos cursos de licenciatura em história, pedagogia, filosofia e ciências sociais. Os resultados indicam a importância de implementação de políticas públicas capazes de possibilitar o desenvolvimento de programas de formação inicial e continuada de professores voltadas para discussões da temática das relações étnico-raciais como  um dos elementos chave  na luta pela garantia de uma perspectiva antirracista na Educação Básica, tendo em vista que tal temática tem sido fator de grande interferência nas interações escolares com impacto direto na construção de uma escola mais justa e igualitária para negros e brancos.
id UFPEL-3_4f61298dd7976fd0a9a31d6d756919bb
oai_identifier_str oai:ojs.ufpel:article/7466
network_acronym_str UFPEL-3
network_name_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository_id_str
spelling Racism and Education: Ethnic-Racial Focus on the Public UniversityRacismo e Educação: A Temática Étnico-Racial em Foco em uma Universidade PúblicaEducation of ethnic-racial relationsInitial training of teachersLaw 10.639RacismPublic policyEducação das relações étnico-raciaisFormação inicial de professoresLei 10.639. RacismoPolíticas PúblicasO trabalho apresenta o relato de uma experiência realizada em uma universidade pública de São Paulo, na perspectiva da educação para as relações étnico-raciais. Tal experiência  ocorreu por intermédio de um conjunto de atividades no âmbito de uma disciplina eletiva oferecida aos estudantes de vários cursos de um campus de humanidade, no segundo semestre de 2015. A metodologia utilizada consta de descrição de atividades promotoras de debates entre os alunos, além de depoimentos desses  graduandos dos cursos de licenciatura em história, pedagogia, filosofia e ciências sociais. Os resultados indicam a importância de implementação de políticas públicas capazes de possibilitar o desenvolvimento de programas de formação inicial e continuada de professores voltadas para discussões da temática das relações étnico-raciais como  um dos elementos chave  na luta pela garantia de uma perspectiva antirracista na Educação Básica, tendo em vista que tal temática tem sido fator de grande interferência nas interações escolares com impacto direto na construção de uma escola mais justa e igualitária para negros e brancos.The paper presents an account of an experiment conducted in a public university in the metropolitan area São Paulo, in the perspective of education for ethnic-racial relations. Such experience occurred through a set of activities within an elective offered to students of various courses of a campus of humanity, in the second half of 2015. The methodology consists of description and analysis of activities promoting debates among students, as well testimonials, reports and other works bygraduates of these degree courses in History, Language, Pedagogy, Philosophy and Social Sciences. The results indicate the importance of implementing public policies that enable the development of initial and continuing education programs targeted teachers for thematic discussions of ethnic and race relations as a key element in the struggle for ensuring anti-racist perspective in Basic Education in order that this issue has been a factor of great interference in school interactions with direct impact in building a more just and egalitarian school for blacks and whites.Abecan2016-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/746610.15210/interfaces.v16i2.7466Interfaces Brasil/Canadá; v. 16 n. 2 (2016): RAÇA, POLÍTICA E POLÍTICAS PÚBLICAS EM UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL; 89-112Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 16 No. 2 (2016): RAÇA, POLÍTICA E POLÍTICAS PÚBLICAS EM UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL; 89-112Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 16 Núm. 2 (2016): RAÇA, POLÍTICA E POLÍTICAS PÚBLICAS EM UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL; 89-112Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 16 No 2 (2016): RAÇA, POLÍTICA E POLÍTICAS PÚBLICAS EM UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL; 89-1121984-56771519-099410.15210/interfaces.v16i2reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7466/5990Copyright (c) 2016 Interfaces Brasil/Canadáinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Edna2020-03-13T16:29:18Zoai:ojs.ufpel:article/7466Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/indexPUBhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/oai||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br1984-56771519-0994opendoar:2020-03-13T16:29:18Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)false
dc.title.none.fl_str_mv Racism and Education: Ethnic-Racial Focus on the Public University
Racismo e Educação: A Temática Étnico-Racial em Foco em uma Universidade Pública
title Racism and Education: Ethnic-Racial Focus on the Public University
spellingShingle Racism and Education: Ethnic-Racial Focus on the Public University
Martins, Edna
Education of ethnic-racial relations
Initial training of teachers
Law 10.639
Racism
Public policy
Educação das relações étnico-raciais
Formação inicial de professores
Lei 10.639. Racismo
Políticas Públicas
title_short Racism and Education: Ethnic-Racial Focus on the Public University
title_full Racism and Education: Ethnic-Racial Focus on the Public University
title_fullStr Racism and Education: Ethnic-Racial Focus on the Public University
title_full_unstemmed Racism and Education: Ethnic-Racial Focus on the Public University
title_sort Racism and Education: Ethnic-Racial Focus on the Public University
author Martins, Edna
author_facet Martins, Edna
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Edna
dc.subject.por.fl_str_mv Education of ethnic-racial relations
Initial training of teachers
Law 10.639
Racism
Public policy
Educação das relações étnico-raciais
Formação inicial de professores
Lei 10.639. Racismo
Políticas Públicas
topic Education of ethnic-racial relations
Initial training of teachers
Law 10.639
Racism
Public policy
Educação das relações étnico-raciais
Formação inicial de professores
Lei 10.639. Racismo
Políticas Públicas
description O trabalho apresenta o relato de uma experiência realizada em uma universidade pública de São Paulo, na perspectiva da educação para as relações étnico-raciais. Tal experiência  ocorreu por intermédio de um conjunto de atividades no âmbito de uma disciplina eletiva oferecida aos estudantes de vários cursos de um campus de humanidade, no segundo semestre de 2015. A metodologia utilizada consta de descrição de atividades promotoras de debates entre os alunos, além de depoimentos desses  graduandos dos cursos de licenciatura em história, pedagogia, filosofia e ciências sociais. Os resultados indicam a importância de implementação de políticas públicas capazes de possibilitar o desenvolvimento de programas de formação inicial e continuada de professores voltadas para discussões da temática das relações étnico-raciais como  um dos elementos chave  na luta pela garantia de uma perspectiva antirracista na Educação Básica, tendo em vista que tal temática tem sido fator de grande interferência nas interações escolares com impacto direto na construção de uma escola mais justa e igualitária para negros e brancos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7466
10.15210/interfaces.v16i2.7466
url https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7466
identifier_str_mv 10.15210/interfaces.v16i2.7466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7466/5990
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Interfaces Brasil/Canadá
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Interfaces Brasil/Canadá
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Abecan
publisher.none.fl_str_mv Abecan
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá; v. 16 n. 2 (2016): RAÇA, POLÍTICA E POLÍTICAS PÚBLICAS EM UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL; 89-112
Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 16 No. 2 (2016): RAÇA, POLÍTICA E POLÍTICAS PÚBLICAS EM UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL; 89-112
Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 16 Núm. 2 (2016): RAÇA, POLÍTICA E POLÍTICAS PÚBLICAS EM UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL; 89-112
Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 16 No 2 (2016): RAÇA, POLÍTICA E POLÍTICAS PÚBLICAS EM UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL; 89-112
1984-5677
1519-0994
10.15210/interfaces.v16i2
reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)
instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron:UFPEL
instname_str Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
collection Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
repository.mail.fl_str_mv ||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br
_version_ 1799756084868546560