A View of Anthropology from the Canadian Semi-Periphery
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/13754 |
Resumo: | Este artigo compara a antropologia canadense, em particular a da Columbia Britânica, e a brasileira, com o objetivo de analisar o modo como elas se relacionam com as atuais lutas políticas dos povos indígenas nestes contextos. Começo argumentando que, apesar de um posicionamento semiperiférico do Canadá em relação aos Estados Unidos e a outros centros de teorização acadêmica e treinamento de professores e pesquisadores, há uma história distinta da prática da antropologia na Colúmbia Britânica, baseada em uma abordagem dialógica e situada localmente. Os antropólogos brasileiros e da Colúmbia Britânica têm em comum o fato de já terem passado pelos estudos sobre aculturação, etnicidade e fricção interétnica para novas e mais recentes abordagens, onde enfatizarei os fatores que as influenciaram e deram forma. Usando exemplos do meu próprio Departamento de Antropologia na Universidade da Colúmbia Britânica e minha própria prática, aponto para diferenças significativas na posição política dos indígenas nos dois países, e nos sistemas jurídicos nacionais para, consequentemente, indicar como os antropólogos trabalham com os indígenas e teorizam sobre suas interações. O papel dos antropólogos como peritos em litígios indígenas é estruturado de maneira diferente no Brasil e na Colúmbia Britânica, possibilitando uma conexão profunda e de longo prazo entre antropólogos e povos indígenas. Observo que a antropologia sociocultural na Colúmbia Britânica, ao contrário do Brasil, está ligada à arqueologia e à antropologia biológica no trabalho com os indígenas, o que molda as questões de interação e pesquisa. |
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A View of Anthropology from the Canadian Semi-PeripheryUma visão da antropologia da semiperiferia canadenseBritish ColumbiaCanadaBrazilAnthropologyIndigenous peopleacculturationcomparisonsColúmbia BritânicaCanadáBrasilAntropologiaPovos IndígenasAculturaçãoComparações.Este artigo compara a antropologia canadense, em particular a da Columbia Britânica, e a brasileira, com o objetivo de analisar o modo como elas se relacionam com as atuais lutas políticas dos povos indígenas nestes contextos. Começo argumentando que, apesar de um posicionamento semiperiférico do Canadá em relação aos Estados Unidos e a outros centros de teorização acadêmica e treinamento de professores e pesquisadores, há uma história distinta da prática da antropologia na Colúmbia Britânica, baseada em uma abordagem dialógica e situada localmente. Os antropólogos brasileiros e da Colúmbia Britânica têm em comum o fato de já terem passado pelos estudos sobre aculturação, etnicidade e fricção interétnica para novas e mais recentes abordagens, onde enfatizarei os fatores que as influenciaram e deram forma. Usando exemplos do meu próprio Departamento de Antropologia na Universidade da Colúmbia Britânica e minha própria prática, aponto para diferenças significativas na posição política dos indígenas nos dois países, e nos sistemas jurídicos nacionais para, consequentemente, indicar como os antropólogos trabalham com os indígenas e teorizam sobre suas interações. O papel dos antropólogos como peritos em litígios indígenas é estruturado de maneira diferente no Brasil e na Colúmbia Britânica, possibilitando uma conexão profunda e de longo prazo entre antropólogos e povos indígenas. Observo que a antropologia sociocultural na Colúmbia Britânica, ao contrário do Brasil, está ligada à arqueologia e à antropologia biológica no trabalho com os indígenas, o que molda as questões de interação e pesquisa.This paper compares Canadian, and in particular, British Columbian, and Brazilian anthropologies, and how they relate to the current political struggles of Indigenous peoples. I begin by arguing that, despite a semi-peripheral positioning of Canada in relation to the United States and other centers of academic theorizing and the training of faculty members, there is a distinctive history of the practice of anthropology in British Columbia based on a dialogical, grounded approach. Brazilian anthropologists and British Columbians have in common that they have long since moved past studies of acculturation, ethnicity, and interethnic friction into newer approaches, and I emphasize the factors influencing how these have emerged. Using examples from my own Department of Anthropology at the University of British Columbia and my own practice, I point to significant differences in the political position of Indigenes in the two countries, and in the national legal systems, and consequently, how anthropologists work with Indigenes and theorize their interactions. Anthropologists’ role as expert witnesses in Indigenous litigation is structured differently than in Brazil and in British Columbia enables a deep and long-term connection between anthropologists and Indigenous communities. I note that sociocultural anthropology in British Columbia, unlike Brazil, is linked with archaeology and biological anthropology in work with Indigenes, which shapes the interaction and research questions. Abecan2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/1375410.15210/interfaces.v18i2.13754Interfaces Brasil/Canadá; v. 18 n. 2 (2018): Reposicionando o ‘periférico’ na Antropologia: trocando olhares sobre problemas sociais indígenas no Brasil e no Canadá; 14-31Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 18 No. 2 (2018): Relocating the ‘peripheral’ in Anthropology: Exchanging glances on indigenous social problems in Brazil and Canada; 14-31Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 18 Núm. 2 (2018): Reposicionando o ‘periférico’ na Antropologia: trocando olhares sobre problemas sociais indígenas no Brasil e no Canadá; 14-31Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 18 No 2 (2018): Reposicionando o ‘periférico’ na Antropologia: trocando olhares sobre problemas sociais indígenas no Brasil e no Canadá; 14-311984-56771519-099410.15210/interfaces.v18i2reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)instacron:UFPELenghttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/13754/8714Copyright (c) 2018 Interfaces Brasil/Canadá, Revista Brasileira de Estudos Canadensesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiller, Bruce Granville2019-10-21T23:43:52Zoai:ojs.ufpel:article/13754Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/indexPUBhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/oai||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br1984-56771519-0994opendoar:2019-10-21T23:43:52Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)false |
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Este artigo compara a antropologia canadense, em particular a da Columbia Britânica, e a brasileira, com o objetivo de analisar o modo como elas se relacionam com as atuais lutas políticas dos povos indígenas nestes contextos. Começo argumentando que, apesar de um posicionamento semiperiférico do Canadá em relação aos Estados Unidos e a outros centros de teorização acadêmica e treinamento de professores e pesquisadores, há uma história distinta da prática da antropologia na Colúmbia Britânica, baseada em uma abordagem dialógica e situada localmente. Os antropólogos brasileiros e da Colúmbia Britânica têm em comum o fato de já terem passado pelos estudos sobre aculturação, etnicidade e fricção interétnica para novas e mais recentes abordagens, onde enfatizarei os fatores que as influenciaram e deram forma. Usando exemplos do meu próprio Departamento de Antropologia na Universidade da Colúmbia Britânica e minha própria prática, aponto para diferenças significativas na posição política dos indígenas nos dois países, e nos sistemas jurídicos nacionais para, consequentemente, indicar como os antropólogos trabalham com os indígenas e teorizam sobre suas interações. O papel dos antropólogos como peritos em litígios indígenas é estruturado de maneira diferente no Brasil e na Colúmbia Britânica, possibilitando uma conexão profunda e de longo prazo entre antropólogos e povos indígenas. Observo que a antropologia sociocultural na Colúmbia Britânica, ao contrário do Brasil, está ligada à arqueologia e à antropologia biológica no trabalho com os indígenas, o que molda as questões de interação e pesquisa. |
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