Círculo hermenêutico-dialético como sequência didática interativa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Marly de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Brasil/Canadá (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7173
Resumo: Este artigo é um desdobramento da Metodologia Interativa, que foi construída durante o processo de elaboração de uma tese de doutorado na Universidade de Sherbrooke (US) – Quebec-Canadá, cuja temática foi analisar um projeto bilateral Brasil-Canadá. Com base nesta metodologia desenvolvemos uma ferramenta didática que denominamos Sequência Didática Interativa (SDI). Neste trabalho, apresentamos o resultado de duas experiências com aplicação da SDI, sendo a primeira em uma universidade pública, e outra, em uma faculdade da rede particular de ensino. Pelos resultados obtidos, é possível afirmar que a utilização do CHD, por meio de uma sequência didática interativa, facilita a dialogicidade e criatividade na produção de um novo conhecimento.Résumé: Cet article est un déploiement de la Méthodologie Interactive qui fut construite pendant le processus d’élaboration d’une thèse de doctorat à l’Université de Sherbrooke – Québec, Canada, dont la thématique fut d’analyser un projet bilatéral Brésil-Canada. Partant de la base de cette méthodologie, nous avons mis au point un outil didactique que nous dénominons Séquence Didactique Interactive (SDI). Dans ce travail, nous présentons le résultat de deux expériences, la première dans une université publique et l’autre dans une faculté privée d’enseignement à Recife, PE. D’après les résultats obtenus, il est possible d’affirmer que l’utilisation de la SDI, dans le processus d’apprentissage facilite le fait de dialoguer et la créativité dans la production d’une nouvelle connaissance.Mots-clés: méthodologie interactive; outil didactique; séquence didactique interactive.Abstract: A this paper is an offshoot of the Interactive Methodology, which was built during the process of preparing a doctorate thesis at the University of Sherbrooke (U.S.) – Quebec-Canada, whose theme was to analyze a bilateral project Brazil-Canada. Based on this methodology, we developed a teaching tool named Interactive Teaching Sequence (ITS). In this work, we present the results of two experiments, the first in a public university and the other in a college of private schools in Recife. By the results, it is possible to state that the use of ITS, in the teaching-learning process facilitates the dialog and creativity in producing a new knowledge.Keywords: interactive methodology; teaching too; interactive teaching sequence.
id UFPEL-3_66a4d10d1f98292da349fd78d04e5bd0
oai_identifier_str oai:ojs.ufpel:article/7173
network_acronym_str UFPEL-3
network_name_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository_id_str
spelling Círculo hermenêutico-dialético como sequência didática interativa.metodologia interativaferramenta didáticasequência didática interativainteractive teaching sequenceEste artigo é um desdobramento da Metodologia Interativa, que foi construída durante o processo de elaboração de uma tese de doutorado na Universidade de Sherbrooke (US) – Quebec-Canadá, cuja temática foi analisar um projeto bilateral Brasil-Canadá. Com base nesta metodologia desenvolvemos uma ferramenta didática que denominamos Sequência Didática Interativa (SDI). Neste trabalho, apresentamos o resultado de duas experiências com aplicação da SDI, sendo a primeira em uma universidade pública, e outra, em uma faculdade da rede particular de ensino. Pelos resultados obtidos, é possível afirmar que a utilização do CHD, por meio de uma sequência didática interativa, facilita a dialogicidade e criatividade na produção de um novo conhecimento.Résumé: Cet article est un déploiement de la Méthodologie Interactive qui fut construite pendant le processus d’élaboration d’une thèse de doctorat à l’Université de Sherbrooke – Québec, Canada, dont la thématique fut d’analyser un projet bilatéral Brésil-Canada. Partant de la base de cette méthodologie, nous avons mis au point un outil didactique que nous dénominons Séquence Didactique Interactive (SDI). Dans ce travail, nous présentons le résultat de deux expériences, la première dans une université publique et l’autre dans une faculté privée d’enseignement à Recife, PE. D’après les résultats obtenus, il est possible d’affirmer que l’utilisation de la SDI, dans le processus d’apprentissage facilite le fait de dialoguer et la créativité dans la production d’une nouvelle connaissance.Mots-clés: méthodologie interactive; outil didactique; séquence didactique interactive.Abstract: A this paper is an offshoot of the Interactive Methodology, which was built during the process of preparing a doctorate thesis at the University of Sherbrooke (U.S.) – Quebec-Canada, whose theme was to analyze a bilateral project Brazil-Canada. Based on this methodology, we developed a teaching tool named Interactive Teaching Sequence (ITS). In this work, we present the results of two experiments, the first in a public university and the other in a college of private schools in Recife. By the results, it is possible to state that the use of ITS, in the teaching-learning process facilitates the dialog and creativity in producing a new knowledge.Keywords: interactive methodology; teaching too; interactive teaching sequence.Abecan2012-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/717310.15210/interfaces.v11i1.7173Interfaces Brasil/Canadá; v. 11 n. 1 (2011); 235-252Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 11 No. 1 (2011); 235-252Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 11 Núm. 1 (2011); 235-252Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 11 No 1 (2011); 235-2521984-56771519-099410.15210/interfaces.v11i1reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7173/4990Copyright (c) 2015 Interfaces Brasil/Canadáinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Maria Marly de2017-04-03T16:46:53Zoai:ojs.ufpel:article/7173Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/indexPUBhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/oai||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br1984-56771519-0994opendoar:2017-04-03T16:46:53Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)false
dc.title.none.fl_str_mv Círculo hermenêutico-dialético como sequência didática interativa.
title Círculo hermenêutico-dialético como sequência didática interativa.
spellingShingle Círculo hermenêutico-dialético como sequência didática interativa.
Oliveira, Maria Marly de
metodologia interativa
ferramenta didática
sequência didática interativa
interactive teaching sequence
title_short Círculo hermenêutico-dialético como sequência didática interativa.
title_full Círculo hermenêutico-dialético como sequência didática interativa.
title_fullStr Círculo hermenêutico-dialético como sequência didática interativa.
title_full_unstemmed Círculo hermenêutico-dialético como sequência didática interativa.
title_sort Círculo hermenêutico-dialético como sequência didática interativa.
author Oliveira, Maria Marly de
author_facet Oliveira, Maria Marly de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Maria Marly de
dc.subject.por.fl_str_mv metodologia interativa
ferramenta didática
sequência didática interativa
interactive teaching sequence
topic metodologia interativa
ferramenta didática
sequência didática interativa
interactive teaching sequence
description Este artigo é um desdobramento da Metodologia Interativa, que foi construída durante o processo de elaboração de uma tese de doutorado na Universidade de Sherbrooke (US) – Quebec-Canadá, cuja temática foi analisar um projeto bilateral Brasil-Canadá. Com base nesta metodologia desenvolvemos uma ferramenta didática que denominamos Sequência Didática Interativa (SDI). Neste trabalho, apresentamos o resultado de duas experiências com aplicação da SDI, sendo a primeira em uma universidade pública, e outra, em uma faculdade da rede particular de ensino. Pelos resultados obtidos, é possível afirmar que a utilização do CHD, por meio de uma sequência didática interativa, facilita a dialogicidade e criatividade na produção de um novo conhecimento.Résumé: Cet article est un déploiement de la Méthodologie Interactive qui fut construite pendant le processus d’élaboration d’une thèse de doctorat à l’Université de Sherbrooke – Québec, Canada, dont la thématique fut d’analyser un projet bilatéral Brésil-Canada. Partant de la base de cette méthodologie, nous avons mis au point un outil didactique que nous dénominons Séquence Didactique Interactive (SDI). Dans ce travail, nous présentons le résultat de deux expériences, la première dans une université publique et l’autre dans une faculté privée d’enseignement à Recife, PE. D’après les résultats obtenus, il est possible d’affirmer que l’utilisation de la SDI, dans le processus d’apprentissage facilite le fait de dialoguer et la créativité dans la production d’une nouvelle connaissance.Mots-clés: méthodologie interactive; outil didactique; séquence didactique interactive.Abstract: A this paper is an offshoot of the Interactive Methodology, which was built during the process of preparing a doctorate thesis at the University of Sherbrooke (U.S.) – Quebec-Canada, whose theme was to analyze a bilateral project Brazil-Canada. Based on this methodology, we developed a teaching tool named Interactive Teaching Sequence (ITS). In this work, we present the results of two experiments, the first in a public university and the other in a college of private schools in Recife. By the results, it is possible to state that the use of ITS, in the teaching-learning process facilitates the dialog and creativity in producing a new knowledge.Keywords: interactive methodology; teaching too; interactive teaching sequence.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7173
10.15210/interfaces.v11i1.7173
url https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7173
identifier_str_mv 10.15210/interfaces.v11i1.7173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7173/4990
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Interfaces Brasil/Canadá
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Interfaces Brasil/Canadá
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Abecan
publisher.none.fl_str_mv Abecan
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá; v. 11 n. 1 (2011); 235-252
Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 11 No. 1 (2011); 235-252
Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 11 Núm. 1 (2011); 235-252
Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 11 No 1 (2011); 235-252
1984-5677
1519-0994
10.15210/interfaces.v11i1
reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)
instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron:UFPEL
instname_str Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
collection Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
repository.mail.fl_str_mv ||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br
_version_ 1799756084159709184