As contribuições da consulta pública para o projeto de criação da Unila.

Bibliographic Details
Main Author: Lima, Manolita Correia
Publication Date: 2016
Other Authors: dos Santos Silva, Claudia Cristiane, Prolo, Ivor, Torini, Danilo Martins
Format: Article
Language: por
Source: Interfaces Brasil/Canadá (Online)
Download full: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7682
Summary: O número de autores e a consistência dos textos publicados sobre os contornos da crise enfrentada pela universidade hegemônica inspiram os autores deste artigo a investigar o processo de criação de uma universidade pública brasileira que desde o nascedouro se compromete a equilibrar relevância social, qualidade acadêmica e equidade societal. Edificar as bases que suportam o projeto de criação de uma universidade contra-hegemônica em um país semiperiférico, com pouca tradição universitária, e fortemente influenciado pelo capitalismo neoliberal, não é desafio modesto. Consciente de que a legitimidade de projetos dessa envergadura requer a mobilização de múltiplos atores, os responsáveis pela elaboração do projeto de criação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) promoveu consultas públicas. A consulta internacional envolveu 46 acadêmicos que aceitaram o convite de elaborar textos orientados por sete questões. Os resultados dessa iniciativa foram consolidados em um livro intitulado “UNILA - Consulta Internacional, contribuições à concepção, organização e proposta político-pedagógica”. Utilizando-se da técnica de análise de conteúdo temática, as narrativas dos acadêmicos foram interpretadas com base na seguinte questão: quais foram as contribuições da consulta pública internacional para o projeto de criação da UNILA? Os resultados revelam que as contribuições dos acadêmicos já estavam presentes no projeto de criação da Unila, particularmente quando se leva em conta a missão e os objetivos justificadores da criação da Instituição. Isso reforça a ideia de que a referida consulta se prestou a legitimar o que já estava definido.
id UFPEL-3_7ea77353ed4bc1d73cfaa036401ad535
oai_identifier_str oai:ojs.ufpel:article/7682
network_acronym_str UFPEL-3
network_name_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository_id_str
spelling As contribuições da consulta pública para o projeto de criação da Unila.Internacionalização da educação superior. Universidade contra-hegemônica. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.. Consulta públicaO número de autores e a consistência dos textos publicados sobre os contornos da crise enfrentada pela universidade hegemônica inspiram os autores deste artigo a investigar o processo de criação de uma universidade pública brasileira que desde o nascedouro se compromete a equilibrar relevância social, qualidade acadêmica e equidade societal. Edificar as bases que suportam o projeto de criação de uma universidade contra-hegemônica em um país semiperiférico, com pouca tradição universitária, e fortemente influenciado pelo capitalismo neoliberal, não é desafio modesto. Consciente de que a legitimidade de projetos dessa envergadura requer a mobilização de múltiplos atores, os responsáveis pela elaboração do projeto de criação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) promoveu consultas públicas. A consulta internacional envolveu 46 acadêmicos que aceitaram o convite de elaborar textos orientados por sete questões. Os resultados dessa iniciativa foram consolidados em um livro intitulado “UNILA - Consulta Internacional, contribuições à concepção, organização e proposta político-pedagógica”. Utilizando-se da técnica de análise de conteúdo temática, as narrativas dos acadêmicos foram interpretadas com base na seguinte questão: quais foram as contribuições da consulta pública internacional para o projeto de criação da UNILA? Os resultados revelam que as contribuições dos acadêmicos já estavam presentes no projeto de criação da Unila, particularmente quando se leva em conta a missão e os objetivos justificadores da criação da Instituição. Isso reforça a ideia de que a referida consulta se prestou a legitimar o que já estava definido.Abecan2016-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Documental; Análise de Conteúdoapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/768210.15210/interfaces.v16i1.7682Interfaces Brasil/Canadá; v. 16 n. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 210-232Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 16 No. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 210-232Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 16 Núm. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 210-232Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 16 No 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 210-2321984-56771519-099410.15210/interfaces.v16i1reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7682/5621Copyright (c) 2016 Interfaces Brasil/Canadáinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Manolita Correiados Santos Silva, Claudia CristianeProlo, IvorTorini, Danilo Martins2020-03-13T16:24:16Zoai:ojs.ufpel:article/7682Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/indexPUBhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/oai||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br1984-56771519-0994opendoar:2020-03-13T16:24:16Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições da consulta pública para o projeto de criação da Unila.
title As contribuições da consulta pública para o projeto de criação da Unila.
spellingShingle As contribuições da consulta pública para o projeto de criação da Unila.
Lima, Manolita Correia
Internacionalização da educação superior. Universidade contra-hegemônica. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.. Consulta pública
title_short As contribuições da consulta pública para o projeto de criação da Unila.
title_full As contribuições da consulta pública para o projeto de criação da Unila.
title_fullStr As contribuições da consulta pública para o projeto de criação da Unila.
title_full_unstemmed As contribuições da consulta pública para o projeto de criação da Unila.
title_sort As contribuições da consulta pública para o projeto de criação da Unila.
author Lima, Manolita Correia
author_facet Lima, Manolita Correia
dos Santos Silva, Claudia Cristiane
Prolo, Ivor
Torini, Danilo Martins
author_role author
author2 dos Santos Silva, Claudia Cristiane
Prolo, Ivor
Torini, Danilo Martins
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Manolita Correia
dos Santos Silva, Claudia Cristiane
Prolo, Ivor
Torini, Danilo Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização da educação superior. Universidade contra-hegemônica. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.. Consulta pública
topic Internacionalização da educação superior. Universidade contra-hegemônica. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.. Consulta pública
description O número de autores e a consistência dos textos publicados sobre os contornos da crise enfrentada pela universidade hegemônica inspiram os autores deste artigo a investigar o processo de criação de uma universidade pública brasileira que desde o nascedouro se compromete a equilibrar relevância social, qualidade acadêmica e equidade societal. Edificar as bases que suportam o projeto de criação de uma universidade contra-hegemônica em um país semiperiférico, com pouca tradição universitária, e fortemente influenciado pelo capitalismo neoliberal, não é desafio modesto. Consciente de que a legitimidade de projetos dessa envergadura requer a mobilização de múltiplos atores, os responsáveis pela elaboração do projeto de criação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) promoveu consultas públicas. A consulta internacional envolveu 46 acadêmicos que aceitaram o convite de elaborar textos orientados por sete questões. Os resultados dessa iniciativa foram consolidados em um livro intitulado “UNILA - Consulta Internacional, contribuições à concepção, organização e proposta político-pedagógica”. Utilizando-se da técnica de análise de conteúdo temática, as narrativas dos acadêmicos foram interpretadas com base na seguinte questão: quais foram as contribuições da consulta pública internacional para o projeto de criação da UNILA? Os resultados revelam que as contribuições dos acadêmicos já estavam presentes no projeto de criação da Unila, particularmente quando se leva em conta a missão e os objetivos justificadores da criação da Instituição. Isso reforça a ideia de que a referida consulta se prestou a legitimar o que já estava definido.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Documental; Análise de Conteúdo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7682
10.15210/interfaces.v16i1.7682
url https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7682
identifier_str_mv 10.15210/interfaces.v16i1.7682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7682/5621
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Interfaces Brasil/Canadá
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Interfaces Brasil/Canadá
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Abecan
publisher.none.fl_str_mv Abecan
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá; v. 16 n. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 210-232
Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 16 No. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 210-232
Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 16 Núm. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 210-232
Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 16 No 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 210-232
1984-5677
1519-0994
10.15210/interfaces.v16i1
reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)
instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron:UFPEL
instname_str Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
collection Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
repository.mail.fl_str_mv ||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br
_version_ 1788990187349475328