As contribuições da consulta pública para o projeto de criação da Unila.
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2016 |
Other Authors: | , , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
Download full: | https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7682 |
Summary: | O número de autores e a consistência dos textos publicados sobre os contornos da crise enfrentada pela universidade hegemônica inspiram os autores deste artigo a investigar o processo de criação de uma universidade pública brasileira que desde o nascedouro se compromete a equilibrar relevância social, qualidade acadêmica e equidade societal. Edificar as bases que suportam o projeto de criação de uma universidade contra-hegemônica em um país semiperiférico, com pouca tradição universitária, e fortemente influenciado pelo capitalismo neoliberal, não é desafio modesto. Consciente de que a legitimidade de projetos dessa envergadura requer a mobilização de múltiplos atores, os responsáveis pela elaboração do projeto de criação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) promoveu consultas públicas. A consulta internacional envolveu 46 acadêmicos que aceitaram o convite de elaborar textos orientados por sete questões. Os resultados dessa iniciativa foram consolidados em um livro intitulado “UNILA - Consulta Internacional, contribuições à concepção, organização e proposta político-pedagógica”. Utilizando-se da técnica de análise de conteúdo temática, as narrativas dos acadêmicos foram interpretadas com base na seguinte questão: quais foram as contribuições da consulta pública internacional para o projeto de criação da UNILA? Os resultados revelam que as contribuições dos acadêmicos já estavam presentes no projeto de criação da Unila, particularmente quando se leva em conta a missão e os objetivos justificadores da criação da Instituição. Isso reforça a ideia de que a referida consulta se prestou a legitimar o que já estava definido. |
id |
UFPEL-3_7ea77353ed4bc1d73cfaa036401ad535 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufpel:article/7682 |
network_acronym_str |
UFPEL-3 |
network_name_str |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As contribuições da consulta pública para o projeto de criação da Unila.Internacionalização da educação superior. Universidade contra-hegemônica. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.. Consulta públicaO número de autores e a consistência dos textos publicados sobre os contornos da crise enfrentada pela universidade hegemônica inspiram os autores deste artigo a investigar o processo de criação de uma universidade pública brasileira que desde o nascedouro se compromete a equilibrar relevância social, qualidade acadêmica e equidade societal. Edificar as bases que suportam o projeto de criação de uma universidade contra-hegemônica em um país semiperiférico, com pouca tradição universitária, e fortemente influenciado pelo capitalismo neoliberal, não é desafio modesto. Consciente de que a legitimidade de projetos dessa envergadura requer a mobilização de múltiplos atores, os responsáveis pela elaboração do projeto de criação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) promoveu consultas públicas. A consulta internacional envolveu 46 acadêmicos que aceitaram o convite de elaborar textos orientados por sete questões. Os resultados dessa iniciativa foram consolidados em um livro intitulado “UNILA - Consulta Internacional, contribuições à concepção, organização e proposta político-pedagógica”. Utilizando-se da técnica de análise de conteúdo temática, as narrativas dos acadêmicos foram interpretadas com base na seguinte questão: quais foram as contribuições da consulta pública internacional para o projeto de criação da UNILA? Os resultados revelam que as contribuições dos acadêmicos já estavam presentes no projeto de criação da Unila, particularmente quando se leva em conta a missão e os objetivos justificadores da criação da Instituição. Isso reforça a ideia de que a referida consulta se prestou a legitimar o que já estava definido.Abecan2016-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Documental; Análise de Conteúdoapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/768210.15210/interfaces.v16i1.7682Interfaces Brasil/Canadá; v. 16 n. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 210-232Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 16 No. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 210-232Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 16 Núm. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 210-232Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 16 No 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 210-2321984-56771519-099410.15210/interfaces.v16i1reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7682/5621Copyright (c) 2016 Interfaces Brasil/Canadáinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Manolita Correiados Santos Silva, Claudia CristianeProlo, IvorTorini, Danilo Martins2020-03-13T16:24:16Zoai:ojs.ufpel:article/7682Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/indexPUBhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/oai||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br1984-56771519-0994opendoar:2020-03-13T16:24:16Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As contribuições da consulta pública para o projeto de criação da Unila. |
title |
As contribuições da consulta pública para o projeto de criação da Unila. |
spellingShingle |
As contribuições da consulta pública para o projeto de criação da Unila. Lima, Manolita Correia Internacionalização da educação superior. Universidade contra-hegemônica. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.. Consulta pública |
title_short |
As contribuições da consulta pública para o projeto de criação da Unila. |
title_full |
As contribuições da consulta pública para o projeto de criação da Unila. |
title_fullStr |
As contribuições da consulta pública para o projeto de criação da Unila. |
title_full_unstemmed |
As contribuições da consulta pública para o projeto de criação da Unila. |
title_sort |
As contribuições da consulta pública para o projeto de criação da Unila. |
author |
Lima, Manolita Correia |
author_facet |
Lima, Manolita Correia dos Santos Silva, Claudia Cristiane Prolo, Ivor Torini, Danilo Martins |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos Silva, Claudia Cristiane Prolo, Ivor Torini, Danilo Martins |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Manolita Correia dos Santos Silva, Claudia Cristiane Prolo, Ivor Torini, Danilo Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internacionalização da educação superior. Universidade contra-hegemônica. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.. Consulta pública |
topic |
Internacionalização da educação superior. Universidade contra-hegemônica. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.. Consulta pública |
description |
O número de autores e a consistência dos textos publicados sobre os contornos da crise enfrentada pela universidade hegemônica inspiram os autores deste artigo a investigar o processo de criação de uma universidade pública brasileira que desde o nascedouro se compromete a equilibrar relevância social, qualidade acadêmica e equidade societal. Edificar as bases que suportam o projeto de criação de uma universidade contra-hegemônica em um país semiperiférico, com pouca tradição universitária, e fortemente influenciado pelo capitalismo neoliberal, não é desafio modesto. Consciente de que a legitimidade de projetos dessa envergadura requer a mobilização de múltiplos atores, os responsáveis pela elaboração do projeto de criação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) promoveu consultas públicas. A consulta internacional envolveu 46 acadêmicos que aceitaram o convite de elaborar textos orientados por sete questões. Os resultados dessa iniciativa foram consolidados em um livro intitulado “UNILA - Consulta Internacional, contribuições à concepção, organização e proposta político-pedagógica”. Utilizando-se da técnica de análise de conteúdo temática, as narrativas dos acadêmicos foram interpretadas com base na seguinte questão: quais foram as contribuições da consulta pública internacional para o projeto de criação da UNILA? Os resultados revelam que as contribuições dos acadêmicos já estavam presentes no projeto de criação da Unila, particularmente quando se leva em conta a missão e os objetivos justificadores da criação da Instituição. Isso reforça a ideia de que a referida consulta se prestou a legitimar o que já estava definido. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Documental; Análise de Conteúdo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7682 10.15210/interfaces.v16i1.7682 |
url |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7682 |
identifier_str_mv |
10.15210/interfaces.v16i1.7682 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/7682/5621 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Interfaces Brasil/Canadá info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Interfaces Brasil/Canadá |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Abecan |
publisher.none.fl_str_mv |
Abecan |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interfaces Brasil/Canadá; v. 16 n. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 210-232 Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 16 No. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 210-232 Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 16 Núm. 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 210-232 Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 16 No 1 (2016): Internationalization in Higher Education: Agendas, partnerships and knowledge.; 210-232 1984-5677 1519-0994 10.15210/interfaces.v16i1 reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online) instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN) instacron:UFPEL |
instname_str |
Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
collection |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br |
_version_ |
1788990187349475328 |