A integração da América Latina e a formação na UNILA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641849 |
Resumo: | Orientador: Sérgio Eduardo Montes Castanho |
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A integração da América Latina e a formação na UNILAIntegration of Latin America and training at UNILAUniversidade Federal da Integração Latino-AmericanaEnsino superiorIntegração latino-americanaDesenvolvimentoSociedadeFederal University of Latin American IntegrationHigher educationLatin american integrationDevelopmentSocietyOrientador: Sérgio Eduardo Montes CastanhoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta tese versa sobre a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Trata- se do estudo de uma instituição de educação superior dentro de uma problemática mais ampla, que é a política educacional, e voltada para uma questão ainda mais abrangente, a da integração latino-americana. Essa integração teve diferentes formas históricas, desde a que concebia a América Latina como uma "Pátria Grande" até a mais atual e hegemônica, que a entende como um mercado a ser fortalecido por uma política de desenvolvimento, via blocos e mecanismos. Mesmo esta não é monolítica, pois existem projetos antagônicos. A pesquisa objetiva compreender a relação entre a política de educação superior, de formação na UNILA, e a integração da América Latina, a fim de explicitar a categoria de integração que a universidade apresenta. Foi realizada por meio de revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo com egressos dos cursos de graduação e docentes que atuaram no Ciclo Comum de Estudos (CCE). Verifica-se que a integração latino-americana atravessa a práxis educativa da UNILA, em diferentes medidas entre atividades e âmbitos, e se expressa na "missão" institucional, em objetivos, princípios e no currículo da graduação com o CCE. Este Ciclo é central no projeto pedagógico da universidade – pela integração "solidária", bilíngue (português e espanhol), "interdisciplinar", "intercultural", entre outros princípios, e põe em questão formas, conteúdos e destinatários latino-americanos – e de sua "missão". Embora indicada a partir de eixos como o econômico, o político, o tecnológico, o social, o cultural, o demográfico ou o físico (infraestrutura), a integração ainda precisa ser devidamente conceituada, em especial nos processos formativos. Seja qual for a lógica de que se parte, da predominante à alternativa, é necessário que se leve em conta o fulcro solidário da integração, ou seja, seu escopo de "integrar povos", bem como a especificidade da América Latina. Na UNILA, a formação de "recursos humanos" contribuiria com (ou para) a integração, o desenvolvimento e o intercâmbio cultural, científico e educacional regional. Este aspecto, dentre outros, traz implícito um nó: a educação como indutora da integração e do desenvolvimento. Defende-se a tese de que a vinculação entre educação superior e integração latino-americana se insere na relação educação-desenvolvimento e, propriamente, na esfera que determina o social e o educacional. A integração é um processo econômico, social e historicamente situado que permeia a educação e sua concepção, sob influência de organismos internacionais e blocos regionais. Entende-se que os fundamentos da integração latino-americana e da educação superior estão relacionados a posições filosóficas sobre a sociedade. Aponta-se que nos processos formativos da UNILA, como é o caso do CCE, há lacunas, desafios e, também, potencialidades, como o estudo da América Latina. A universidade pesquisada apresenta especificidades, mas não está descolada de problemáticas da educação superior pública brasileira. Em suma, a relação compreendida é perpassada por disputasAbstract: This thesis deals with the Federal University of Latin American Integration (UNILA). It is the study of a higher education institution within a broader issue, which is educational policy, focused on an even more comprehensive issue, that of Latin American integration. This integration took on different historical forms, from the conception of Latin America as a "Great Homeland" to the most current and hegemonic, which understands it as a market to be strengthened by a development policy, via blocks and mechanisms. Even this is not monolithic, as there are antagonistic projects. This research aims at understanding the relationship between the policy of higher education, education at UNILA, and Latin America integration, to explain the integration category that the university shows. It was carried out based on bibliographic review, documentary analysis and field research with graduated students from undergraduate courses and professors who worked in the Common Cycle of Studies (CCS). It can be seen that Latin American integration overpasses UNILA's educational praxis, in different measures among activities and scopes, and expresses in its institutional "mission", in goals, principles and regarding the undergraduate curriculum with CCS. This cycle is essential to the university's pedagogical project - due to "solidary", bilingual (Portuguese and Spanish), "interdisciplinary", "intercultural" integration, among other principles, and questions forms, contents and Latin American recipients - and their "mission". Although indicated from axes such as economic, political, technological, social, cultural, demographic or physical (infrastructure), integration still needs to be properly conceptualized, especially in training processes. Whatever the logic from which it is based, from the predominant to the alternative, it is necessary to take into account the solidary fulcrum of integration, that is, its scope to "integrate peoples", as well as the specificity of Latin America. At UNILA, the "human resources" training would contribute with (or to) integration, development and cultural, scientific and regional exchange. This aspect, among others, implies a problem: education as an inducer (of integration and) of development. The tesis points out that the association between higher education and Latin American integration is part of the education-development relationship and, properly, between education and the sphere which determines the social and the education. Integration is an economic, social and process historically situated that goes through education and its conception, under the influence of international organizations and regional blocs. The groundwork of Latin American integration and higher education are related to philosophical positions on society. It is pointed out that in the training processes of UNILA, as is the case of the CCS, there are gaps, challenges and also potentialities, such as the study of Latin America. The researched university has specificities, but it is not detached from the problems of Brazilian public higher education. In short, the understood relationship is pervaded by disputesDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Castanho, Sérgio Eduardo Montes, 1940-Noronha, Olinda MariaMinto, Lalo WatanabeAzevedo, Mário Luiz Neves deSouza, Nilson Araujo deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASZuck, Débora Villetti, 1982-20212021-05-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (465 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641849ZUCK, Débora Villetti. A integração da América Latina e a formação na UNILA. 2021. 1 recurso online (465 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641849. 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