Américanité: les transferts du concept.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6344 |
Resumo: | O sistema educacional canadense completa quase quatrocentos anos de evolução. De fato, é nos fundos públicos que as instituições de ensino canadenses têm o seu provedor-mor. O financiamento, particularmente no que tange às universidades, já enfrenta inquietantes dilemas, em nível de macro e micro investimentos. No atual cenário econômico, as universidades estão suportando fortes embates. Novos paradigmas de gestão parecem aplicar-se inevitavelmente. Para um país habituado ao modelo de sistemas públicos, como o Canadá, questões em torno da sustentabilidade do financiamento da educação, particularmente a superior, têm motivado grandes discussões e acalorados debates. Vejamos, a seguir, o que está ocorrendo.Abstract: The educational system in Canada has been evoluing over almost four centuries. As a matter of fact, the Canadian institutions are heavily supported by public funds. The university funding system, in particular, is facing disquieting dilemmas concerning investments, at the macro and micro-level as well. In the actual economic setting, universities are facing stronger impacts. New paradigms for the university management seem to be inevitably applicable. For a country used to the public system model, like Canada, concerns around the sustainability of the educational funding, particularly for H.Ed., have been motivating big discussions and hot debates. Following, we show what is on the spot. |
id |
UFPEL-3_a0ab7bd8fde30d5240bd06796b27c65e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufpel:article/6344 |
network_acronym_str |
UFPEL-3 |
network_name_str |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Américanité: les transferts du concept.O sistema educacional canadense completa quase quatrocentos anos de evolução. De fato, é nos fundos públicos que as instituições de ensino canadenses têm o seu provedor-mor. O financiamento, particularmente no que tange às universidades, já enfrenta inquietantes dilemas, em nível de macro e micro investimentos. No atual cenário econômico, as universidades estão suportando fortes embates. Novos paradigmas de gestão parecem aplicar-se inevitavelmente. Para um país habituado ao modelo de sistemas públicos, como o Canadá, questões em torno da sustentabilidade do financiamento da educação, particularmente a superior, têm motivado grandes discussões e acalorados debates. Vejamos, a seguir, o que está ocorrendo.Abstract: The educational system in Canada has been evoluing over almost four centuries. As a matter of fact, the Canadian institutions are heavily supported by public funds. The university funding system, in particular, is facing disquieting dilemmas concerning investments, at the macro and micro-level as well. In the actual economic setting, universities are facing stronger impacts. New paradigms for the university management seem to be inevitably applicable. For a country used to the public system model, like Canada, concerns around the sustainability of the educational funding, particularly for H.Ed., have been motivating big discussions and hot debates. Following, we show what is on the spot.Abecan2015-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/634410.15210/interfaces.v2i1.6344Interfaces Brasil/Canadá; v. 2 n. 1 (2002); 9 - 26Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 2 No. 1 (2002); 9 - 26Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 2 Núm. 1 (2002); 9 - 26Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 2 No 1 (2002); 9 - 261984-56771519-099410.15210/interfaces.v2i1reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6344/4417Copyright (c) 2015 Interfaces Brasil/Canadáinfo:eu-repo/semantics/openAccessBernd, Zilá2017-03-12T20:01:48Zoai:ojs.ufpel:article/6344Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/indexPUBhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/oai||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br1984-56771519-0994opendoar:2017-03-12T20:01:48Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Américanité: les transferts du concept. |
title |
Américanité: les transferts du concept. |
spellingShingle |
Américanité: les transferts du concept. Bernd, Zilá |
title_short |
Américanité: les transferts du concept. |
title_full |
Américanité: les transferts du concept. |
title_fullStr |
Américanité: les transferts du concept. |
title_full_unstemmed |
Américanité: les transferts du concept. |
title_sort |
Américanité: les transferts du concept. |
author |
Bernd, Zilá |
author_facet |
Bernd, Zilá |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernd, Zilá |
description |
O sistema educacional canadense completa quase quatrocentos anos de evolução. De fato, é nos fundos públicos que as instituições de ensino canadenses têm o seu provedor-mor. O financiamento, particularmente no que tange às universidades, já enfrenta inquietantes dilemas, em nível de macro e micro investimentos. No atual cenário econômico, as universidades estão suportando fortes embates. Novos paradigmas de gestão parecem aplicar-se inevitavelmente. Para um país habituado ao modelo de sistemas públicos, como o Canadá, questões em torno da sustentabilidade do financiamento da educação, particularmente a superior, têm motivado grandes discussões e acalorados debates. Vejamos, a seguir, o que está ocorrendo.Abstract: The educational system in Canada has been evoluing over almost four centuries. As a matter of fact, the Canadian institutions are heavily supported by public funds. The university funding system, in particular, is facing disquieting dilemmas concerning investments, at the macro and micro-level as well. In the actual economic setting, universities are facing stronger impacts. New paradigms for the university management seem to be inevitably applicable. For a country used to the public system model, like Canada, concerns around the sustainability of the educational funding, particularly for H.Ed., have been motivating big discussions and hot debates. Following, we show what is on the spot. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6344 10.15210/interfaces.v2i1.6344 |
url |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6344 |
identifier_str_mv |
10.15210/interfaces.v2i1.6344 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6344/4417 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Interfaces Brasil/Canadá info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Interfaces Brasil/Canadá |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Abecan |
publisher.none.fl_str_mv |
Abecan |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interfaces Brasil/Canadá; v. 2 n. 1 (2002); 9 - 26 Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 2 No. 1 (2002); 9 - 26 Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 2 Núm. 1 (2002); 9 - 26 Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 2 No 1 (2002); 9 - 26 1984-5677 1519-0994 10.15210/interfaces.v2i1 reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online) instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN) instacron:UFPEL |
instname_str |
Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
collection |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br |
_version_ |
1799756083058704384 |