Américanité: les transferts du concept.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernd, Zilá
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Brasil/Canadá (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6344
Resumo: O sistema educacional canadense completa quase quatrocentos anos de evolução. De fato, é nos fundos públicos que as instituições de ensino canadenses têm o seu provedor-mor. O financiamento, particularmente no que tange às universidades, já enfrenta inquietantes dilemas, em nível de macro e micro investimentos. No atual cenário econômico, as universidades estão suportando fortes embates. Novos paradigmas de gestão parecem aplicar-se inevitavelmente. Para um país habituado ao modelo de sistemas públicos, como o Canadá, questões em torno da sustentabilidade do financiamento da educação, particularmente a superior, têm motivado grandes discussões e acalorados debates. Vejamos, a seguir, o que está ocorrendo.Abstract: The educational system in Canada has been evoluing over almost four centuries. As a matter of fact, the Canadian institutions are heavily supported by public funds. The university funding system, in particular, is facing disquieting dilemmas concerning investments, at the macro and micro-level as well. In the actual economic setting, universities are facing stronger impacts. New paradigms for the university management seem to be inevitably applicable. For a country used to the public system model, like Canada, concerns around the sustainability of the educational funding, particularly for H.Ed., have been motivating big discussions and hot debates. Following, we show what is on the spot.
id UFPEL-3_a0ab7bd8fde30d5240bd06796b27c65e
oai_identifier_str oai:ojs.ufpel:article/6344
network_acronym_str UFPEL-3
network_name_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository_id_str
spelling Américanité: les transferts du concept.O sistema educacional canadense completa quase quatrocentos anos de evolução. De fato, é nos fundos públicos que as instituições de ensino canadenses têm o seu provedor-mor. O financiamento, particularmente no que tange às universidades, já enfrenta inquietantes dilemas, em nível de macro e micro investimentos. No atual cenário econômico, as universidades estão suportando fortes embates. Novos paradigmas de gestão parecem aplicar-se inevitavelmente. Para um país habituado ao modelo de sistemas públicos, como o Canadá, questões em torno da sustentabilidade do financiamento da educação, particularmente a superior, têm motivado grandes discussões e acalorados debates. Vejamos, a seguir, o que está ocorrendo.Abstract: The educational system in Canada has been evoluing over almost four centuries. As a matter of fact, the Canadian institutions are heavily supported by public funds. The university funding system, in particular, is facing disquieting dilemmas concerning investments, at the macro and micro-level as well. In the actual economic setting, universities are facing stronger impacts. New paradigms for the university management seem to be inevitably applicable. For a country used to the public system model, like Canada, concerns around the sustainability of the educational funding, particularly for H.Ed., have been motivating big discussions and hot debates. Following, we show what is on the spot.Abecan2015-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/634410.15210/interfaces.v2i1.6344Interfaces Brasil/Canadá; v. 2 n. 1 (2002); 9 - 26Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 2 No. 1 (2002); 9 - 26Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 2 Núm. 1 (2002); 9 - 26Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 2 No 1 (2002); 9 - 261984-56771519-099410.15210/interfaces.v2i1reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6344/4417Copyright (c) 2015 Interfaces Brasil/Canadáinfo:eu-repo/semantics/openAccessBernd, Zilá2017-03-12T20:01:48Zoai:ojs.ufpel:article/6344Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/indexPUBhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/oai||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br1984-56771519-0994opendoar:2017-03-12T20:01:48Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)false
dc.title.none.fl_str_mv Américanité: les transferts du concept.
title Américanité: les transferts du concept.
spellingShingle Américanité: les transferts du concept.
Bernd, Zilá
title_short Américanité: les transferts du concept.
title_full Américanité: les transferts du concept.
title_fullStr Américanité: les transferts du concept.
title_full_unstemmed Américanité: les transferts du concept.
title_sort Américanité: les transferts du concept.
author Bernd, Zilá
author_facet Bernd, Zilá
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernd, Zilá
description O sistema educacional canadense completa quase quatrocentos anos de evolução. De fato, é nos fundos públicos que as instituições de ensino canadenses têm o seu provedor-mor. O financiamento, particularmente no que tange às universidades, já enfrenta inquietantes dilemas, em nível de macro e micro investimentos. No atual cenário econômico, as universidades estão suportando fortes embates. Novos paradigmas de gestão parecem aplicar-se inevitavelmente. Para um país habituado ao modelo de sistemas públicos, como o Canadá, questões em torno da sustentabilidade do financiamento da educação, particularmente a superior, têm motivado grandes discussões e acalorados debates. Vejamos, a seguir, o que está ocorrendo.Abstract: The educational system in Canada has been evoluing over almost four centuries. As a matter of fact, the Canadian institutions are heavily supported by public funds. The university funding system, in particular, is facing disquieting dilemmas concerning investments, at the macro and micro-level as well. In the actual economic setting, universities are facing stronger impacts. New paradigms for the university management seem to be inevitably applicable. For a country used to the public system model, like Canada, concerns around the sustainability of the educational funding, particularly for H.Ed., have been motivating big discussions and hot debates. Following, we show what is on the spot.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6344
10.15210/interfaces.v2i1.6344
url https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6344
identifier_str_mv 10.15210/interfaces.v2i1.6344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/6344/4417
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Interfaces Brasil/Canadá
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Interfaces Brasil/Canadá
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Abecan
publisher.none.fl_str_mv Abecan
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá; v. 2 n. 1 (2002); 9 - 26
Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 2 No. 1 (2002); 9 - 26
Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 2 Núm. 1 (2002); 9 - 26
Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 2 No 1 (2002); 9 - 26
1984-5677
1519-0994
10.15210/interfaces.v2i1
reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)
instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron:UFPEL
instname_str Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
collection Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
repository.mail.fl_str_mv ||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br
_version_ 1799756083058704384