Mulheres líderes em Educação. Da Baixada Fluminense para o mundo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malachias, Rosangela
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Brasil/Canadá (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/14553
Resumo: O artigo descreve reflexivamente as etapas concluídas e bem sucedidas do Projeto de Pesquisa e Extensão iniciado em 2015 na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, campus FEBF – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense em Duque de Caxias, RJ, Brasil. A narrativa transita entre pessoalidade e impessoalidade compatíveis ao deslocamento identitário (HALL) da autora, que também é uma mulher negra, docente em uma universidade pública brasileira, protagonista e mediadora das ações construídas coletivamente com estudantes. A autodefinição e a autoavaliação (COLLINS) tem sido uma característica de pesquisas produzidas por e sobre mulheres negras.
id UFPEL-3_e8ceadf416ed17e32d237b10d25b36f2
oai_identifier_str oai:ojs.ufpel:article/14553
network_acronym_str UFPEL-3
network_name_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository_id_str
spelling Mulheres líderes em Educação. Da Baixada Fluminense para o mundo.Woman Leaders in Education. From Baixada Fluminense to the WorldBlack WomenLeadersEducationEducommunicationDialogues.Mulheres NegrasLíderesEducaçãoEducomunicaçãoDiálogos.O artigo descreve reflexivamente as etapas concluídas e bem sucedidas do Projeto de Pesquisa e Extensão iniciado em 2015 na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, campus FEBF – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense em Duque de Caxias, RJ, Brasil. A narrativa transita entre pessoalidade e impessoalidade compatíveis ao deslocamento identitário (HALL) da autora, que também é uma mulher negra, docente em uma universidade pública brasileira, protagonista e mediadora das ações construídas coletivamente com estudantes. A autodefinição e a autoavaliação (COLLINS) tem sido uma característica de pesquisas produzidas por e sobre mulheres negras.The article describes the successful stages of the Research and Extension Projectstarted in 2015 at the Rio de Janeiro State University (UERJ), School of Education fromBaixada Fluminense (FEBF) in Duque de Caxias, RJ, Brazil. The narrative transitionsbetween personal and impersonal styles that compatible with the author's displacement(HALL) as a black woman, a teacher at a Brazilian public university and a protagonistand mediator of the actions constructed collectively with students. Self-definition andself-evaluation (COLLINS) has been a feature of research produced by and about black women.Abecan2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/1455310.15210/interfaces.v18i3.14553Interfaces Brasil/Canadá; v. 18 n. 3 (2018): Postcolonial and Intersectional studies. Multidimensional approaches and challenges for black women in Americas; 13 - 27Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 18 No. 3 (2018): Postcolonial and Intersectional studies. Multidimensional approaches and challenges for black women in Americas; 13 - 27Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 18 Núm. 3 (2018): Postcolonial and Intersectional studies. Multidimensional approaches and challenges for black women in Americas; 13 - 27Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 18 No 3 (2018): Postcolonial and Intersectional studies. Multidimensional approaches and challenges for black women in Americas; 13 - 271984-56771519-099410.15210/interfaces.v18i3reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/14553/9171Copyright (c) 2018 Interfaces Brasil/Canadáinfo:eu-repo/semantics/openAccessMalachias, Rosangela2019-08-15T23:06:49Zoai:ojs.ufpel:article/14553Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/indexPUBhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/oai||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br1984-56771519-0994opendoar:2019-08-15T23:06:49Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)false
dc.title.none.fl_str_mv Mulheres líderes em Educação. Da Baixada Fluminense para o mundo.
Woman Leaders in Education. From Baixada Fluminense to the World
title Mulheres líderes em Educação. Da Baixada Fluminense para o mundo.
spellingShingle Mulheres líderes em Educação. Da Baixada Fluminense para o mundo.
Malachias, Rosangela
Black Women
Leaders
Education
Educommunication
Dialogues.
Mulheres Negras
Líderes
Educação
Educomunicação
Diálogos.
title_short Mulheres líderes em Educação. Da Baixada Fluminense para o mundo.
title_full Mulheres líderes em Educação. Da Baixada Fluminense para o mundo.
title_fullStr Mulheres líderes em Educação. Da Baixada Fluminense para o mundo.
title_full_unstemmed Mulheres líderes em Educação. Da Baixada Fluminense para o mundo.
title_sort Mulheres líderes em Educação. Da Baixada Fluminense para o mundo.
author Malachias, Rosangela
author_facet Malachias, Rosangela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Malachias, Rosangela
dc.subject.por.fl_str_mv Black Women
Leaders
Education
Educommunication
Dialogues.
Mulheres Negras
Líderes
Educação
Educomunicação
Diálogos.
topic Black Women
Leaders
Education
Educommunication
Dialogues.
Mulheres Negras
Líderes
Educação
Educomunicação
Diálogos.
description O artigo descreve reflexivamente as etapas concluídas e bem sucedidas do Projeto de Pesquisa e Extensão iniciado em 2015 na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, campus FEBF – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense em Duque de Caxias, RJ, Brasil. A narrativa transita entre pessoalidade e impessoalidade compatíveis ao deslocamento identitário (HALL) da autora, que também é uma mulher negra, docente em uma universidade pública brasileira, protagonista e mediadora das ações construídas coletivamente com estudantes. A autodefinição e a autoavaliação (COLLINS) tem sido uma característica de pesquisas produzidas por e sobre mulheres negras.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/14553
10.15210/interfaces.v18i3.14553
url https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/14553
identifier_str_mv 10.15210/interfaces.v18i3.14553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/14553/9171
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Interfaces Brasil/Canadá
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Interfaces Brasil/Canadá
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Abecan
publisher.none.fl_str_mv Abecan
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá; v. 18 n. 3 (2018): Postcolonial and Intersectional studies. Multidimensional approaches and challenges for black women in Americas; 13 - 27
Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 18 No. 3 (2018): Postcolonial and Intersectional studies. Multidimensional approaches and challenges for black women in Americas; 13 - 27
Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 18 Núm. 3 (2018): Postcolonial and Intersectional studies. Multidimensional approaches and challenges for black women in Americas; 13 - 27
Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 18 No 3 (2018): Postcolonial and Intersectional studies. Multidimensional approaches and challenges for black women in Americas; 13 - 27
1984-5677
1519-0994
10.15210/interfaces.v18i3
reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)
instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron:UFPEL
instname_str Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
collection Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
repository.mail.fl_str_mv ||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br
_version_ 1799756085421146112