Mulheres líderes em Educação. Da Baixada Fluminense para o mundo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/14553 |
Resumo: | O artigo descreve reflexivamente as etapas concluídas e bem sucedidas do Projeto de Pesquisa e Extensão iniciado em 2015 na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, campus FEBF – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense em Duque de Caxias, RJ, Brasil. A narrativa transita entre pessoalidade e impessoalidade compatíveis ao deslocamento identitário (HALL) da autora, que também é uma mulher negra, docente em uma universidade pública brasileira, protagonista e mediadora das ações construídas coletivamente com estudantes. A autodefinição e a autoavaliação (COLLINS) tem sido uma característica de pesquisas produzidas por e sobre mulheres negras. |
id |
UFPEL-3_e8ceadf416ed17e32d237b10d25b36f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufpel:article/14553 |
network_acronym_str |
UFPEL-3 |
network_name_str |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mulheres líderes em Educação. Da Baixada Fluminense para o mundo.Woman Leaders in Education. From Baixada Fluminense to the WorldBlack WomenLeadersEducationEducommunicationDialogues.Mulheres NegrasLíderesEducaçãoEducomunicaçãoDiálogos.O artigo descreve reflexivamente as etapas concluídas e bem sucedidas do Projeto de Pesquisa e Extensão iniciado em 2015 na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, campus FEBF – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense em Duque de Caxias, RJ, Brasil. A narrativa transita entre pessoalidade e impessoalidade compatíveis ao deslocamento identitário (HALL) da autora, que também é uma mulher negra, docente em uma universidade pública brasileira, protagonista e mediadora das ações construídas coletivamente com estudantes. A autodefinição e a autoavaliação (COLLINS) tem sido uma característica de pesquisas produzidas por e sobre mulheres negras.The article describes the successful stages of the Research and Extension Projectstarted in 2015 at the Rio de Janeiro State University (UERJ), School of Education fromBaixada Fluminense (FEBF) in Duque de Caxias, RJ, Brazil. The narrative transitionsbetween personal and impersonal styles that compatible with the author's displacement(HALL) as a black woman, a teacher at a Brazilian public university and a protagonistand mediator of the actions constructed collectively with students. Self-definition andself-evaluation (COLLINS) has been a feature of research produced by and about black women.Abecan2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/1455310.15210/interfaces.v18i3.14553Interfaces Brasil/Canadá; v. 18 n. 3 (2018): Postcolonial and Intersectional studies. Multidimensional approaches and challenges for black women in Americas; 13 - 27Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 18 No. 3 (2018): Postcolonial and Intersectional studies. Multidimensional approaches and challenges for black women in Americas; 13 - 27Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 18 Núm. 3 (2018): Postcolonial and Intersectional studies. Multidimensional approaches and challenges for black women in Americas; 13 - 27Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 18 No 3 (2018): Postcolonial and Intersectional studies. Multidimensional approaches and challenges for black women in Americas; 13 - 271984-56771519-099410.15210/interfaces.v18i3reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/14553/9171Copyright (c) 2018 Interfaces Brasil/Canadáinfo:eu-repo/semantics/openAccessMalachias, Rosangela2019-08-15T23:06:49Zoai:ojs.ufpel:article/14553Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/indexPUBhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/oai||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br1984-56771519-0994opendoar:2019-08-15T23:06:49Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mulheres líderes em Educação. Da Baixada Fluminense para o mundo. Woman Leaders in Education. From Baixada Fluminense to the World |
title |
Mulheres líderes em Educação. Da Baixada Fluminense para o mundo. |
spellingShingle |
Mulheres líderes em Educação. Da Baixada Fluminense para o mundo. Malachias, Rosangela Black Women Leaders Education Educommunication Dialogues. Mulheres Negras Líderes Educação Educomunicação Diálogos. |
title_short |
Mulheres líderes em Educação. Da Baixada Fluminense para o mundo. |
title_full |
Mulheres líderes em Educação. Da Baixada Fluminense para o mundo. |
title_fullStr |
Mulheres líderes em Educação. Da Baixada Fluminense para o mundo. |
title_full_unstemmed |
Mulheres líderes em Educação. Da Baixada Fluminense para o mundo. |
title_sort |
Mulheres líderes em Educação. Da Baixada Fluminense para o mundo. |
author |
Malachias, Rosangela |
author_facet |
Malachias, Rosangela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Malachias, Rosangela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Black Women Leaders Education Educommunication Dialogues. Mulheres Negras Líderes Educação Educomunicação Diálogos. |
topic |
Black Women Leaders Education Educommunication Dialogues. Mulheres Negras Líderes Educação Educomunicação Diálogos. |
description |
O artigo descreve reflexivamente as etapas concluídas e bem sucedidas do Projeto de Pesquisa e Extensão iniciado em 2015 na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, campus FEBF – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense em Duque de Caxias, RJ, Brasil. A narrativa transita entre pessoalidade e impessoalidade compatíveis ao deslocamento identitário (HALL) da autora, que também é uma mulher negra, docente em uma universidade pública brasileira, protagonista e mediadora das ações construídas coletivamente com estudantes. A autodefinição e a autoavaliação (COLLINS) tem sido uma característica de pesquisas produzidas por e sobre mulheres negras. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/14553 10.15210/interfaces.v18i3.14553 |
url |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/14553 |
identifier_str_mv |
10.15210/interfaces.v18i3.14553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/14553/9171 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Interfaces Brasil/Canadá info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Interfaces Brasil/Canadá |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Abecan |
publisher.none.fl_str_mv |
Abecan |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interfaces Brasil/Canadá; v. 18 n. 3 (2018): Postcolonial and Intersectional studies. Multidimensional approaches and challenges for black women in Americas; 13 - 27 Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 18 No. 3 (2018): Postcolonial and Intersectional studies. Multidimensional approaches and challenges for black women in Americas; 13 - 27 Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 18 Núm. 3 (2018): Postcolonial and Intersectional studies. Multidimensional approaches and challenges for black women in Americas; 13 - 27 Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 18 No 3 (2018): Postcolonial and Intersectional studies. Multidimensional approaches and challenges for black women in Americas; 13 - 27 1984-5677 1519-0994 10.15210/interfaces.v18i3 reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online) instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN) instacron:UFPEL |
instname_str |
Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
collection |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br |
_version_ |
1799756085421146112 |