Theater in adult literacy: Paulo Freire in pandemic times

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carlos Henrique
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bomfim, Filomena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/187260
Resumo: This article seeks to confirm that the use of Paulo Freire’s Adult Literacy Method, combined with theater as an educommunicative practice, configures an effective tool for adult literacy, even for distance learning. This article presents a methodology for literacy, based on the student’s life experience, through cultural circles, vocabulary expansion and work with generative words. The study analyzed adults, aged between 40 and 65, from the Maria Teresa Municipal School, in the municipality of São João del-Rei, that went through three levels of literacy: media literacy; literacy through narratives and the construction of fictional characters; and literacy built from the relationship with other human beings and with the world.
id USP-71_82ac2ec9f4e8c45c4e59a1b45603b44a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/187260
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Theater in adult literacy: Paulo Freire in pandemic timesO teatro na alfabetização de adultos: Paulo Freire em tempos de pandemiaO teatro na alfabetização de adultos: Paulo Freire em tempos de pandemiaAlfabetizaçãoEducaçãoEducomunicaçãoTeatroDiálogoLiteracyEducationEducommunicationTheaterDialogueAlfabetizaçãoEducaçãoEducomunicaçãoTeatroDiálogoThis article seeks to confirm that the use of Paulo Freire’s Adult Literacy Method, combined with theater as an educommunicative practice, configures an effective tool for adult literacy, even for distance learning. This article presents a methodology for literacy, based on the student’s life experience, through cultural circles, vocabulary expansion and work with generative words. The study analyzed adults, aged between 40 and 65, from the Maria Teresa Municipal School, in the municipality of São João del-Rei, that went through three levels of literacy: media literacy; literacy through narratives and the construction of fictional characters; and literacy built from the relationship with other human beings and with the world.Este artigo busca confirmar que a utilização do método de alfabetização de adultos de Paulo Freire, aliado ao teatro como prática educomunicativa, configura uma ferramenta eficaz para a alfabetização de adultos, mesmo a distância. Apresenta-se uma metodologia para a alfabetização baseada na experiência de vida do estudante, por meio dos círculos de cultura, da expansão vocabular e do trabalho com as palavras geradoras. A pesquisa analisou adultos com idades entre 40 e 65 anos da Escola Municipal Maria Teresa, em São João del-Rei, que passaram por três níveis de alfabetização: alfabetização midiática; alfabetização por meio de narrativas e da construção de personagens fictícios; e a alfabetização construída a partir da relação com o outro e com o mundo.Este artigo busca confirmar que a utilização do método de alfabetização de adultos de Paulo Freire, aliado ao teatro como prática educomunicativa, configura uma ferramenta eficaz para a alfabetização de adultos, mesmo a distância. Apresenta-se uma metodologia para a alfabetização baseada na experiência de vida do estudante, por meio dos círculos de cultura, da expansão vocabular e do trabalho com as palavras geradoras. A pesquisa analisou adultos com idades entre 40 e 65 anos da Escola Municipal Maria Teresa, em São João del-Rei, que passaram por três níveis de alfabetização: alfabetização midiática; alfabetização por meio de narrativas e da construção de personagens fictícios; e a alfabetização construída a partir da relação com o outro e com o mundo.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê 100 Anos de Paulo Freireapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/18726010.11606/issn.2316-9125.v26i2p179-194Comunicação & Educação; v. 26 n. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 179-194Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 179-194Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 179-1942316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/187260/178694Copyright (c) 2021 Carlos Henrique Silva, Filomena Bomfimhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Carlos HenriqueBomfim, Filomena2022-07-19T19:17:26Zoai:revistas.usp.br:article/187260Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:34.180064Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Theater in adult literacy: Paulo Freire in pandemic times
O teatro na alfabetização de adultos: Paulo Freire em tempos de pandemia
O teatro na alfabetização de adultos: Paulo Freire em tempos de pandemia
title Theater in adult literacy: Paulo Freire in pandemic times
spellingShingle Theater in adult literacy: Paulo Freire in pandemic times
Silva, Carlos Henrique
Alfabetização
Educação
Educomunicação
Teatro
Diálogo
Literacy
Education
Educommunication
Theater
Dialogue
Alfabetização
Educação
Educomunicação
Teatro
Diálogo
title_short Theater in adult literacy: Paulo Freire in pandemic times
title_full Theater in adult literacy: Paulo Freire in pandemic times
title_fullStr Theater in adult literacy: Paulo Freire in pandemic times
title_full_unstemmed Theater in adult literacy: Paulo Freire in pandemic times
title_sort Theater in adult literacy: Paulo Freire in pandemic times
author Silva, Carlos Henrique
author_facet Silva, Carlos Henrique
Bomfim, Filomena
author_role author
author2 Bomfim, Filomena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carlos Henrique
Bomfim, Filomena
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Educação
Educomunicação
Teatro
Diálogo
Literacy
Education
Educommunication
Theater
Dialogue
Alfabetização
Educação
Educomunicação
Teatro
Diálogo
topic Alfabetização
Educação
Educomunicação
Teatro
Diálogo
Literacy
Education
Educommunication
Theater
Dialogue
Alfabetização
Educação
Educomunicação
Teatro
Diálogo
description This article seeks to confirm that the use of Paulo Freire’s Adult Literacy Method, combined with theater as an educommunicative practice, configures an effective tool for adult literacy, even for distance learning. This article presents a methodology for literacy, based on the student’s life experience, through cultural circles, vocabulary expansion and work with generative words. The study analyzed adults, aged between 40 and 65, from the Maria Teresa Municipal School, in the municipality of São João del-Rei, that went through three levels of literacy: media literacy; literacy through narratives and the construction of fictional characters; and literacy built from the relationship with other human beings and with the world.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Dossiê 100 Anos de Paulo Freire
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/187260
10.11606/issn.2316-9125.v26i2p179-194
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/187260
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v26i2p179-194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/187260/178694
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Carlos Henrique Silva, Filomena Bomfim
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Carlos Henrique Silva, Filomena Bomfim
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 26 n. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 179-194
Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 179-194
Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 179-194
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092773912576