Profanar o sagrado, sacralizar o profano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/15822 |
Resumo: | No presente relato apresento reflexões sobre uma série de apresentações da performance Mitoprofânica, um solo criado dentro do projeto Performances do Parto, que faz parte da pesquisa prática da dissertação de mestrado “Ecos do Arcaico – narrativas contemporâneas de parto para um novo nascer”, de minha autoria (pela UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina). A encenação foi criada para ser apresentada em eventos e coletivos que lidam com temáticas do nascimento no Brasil; tece uma trama dupla com um dos mitos de Deméter - deusa grega que sintetiza aspectos de poder do feminino - e a narrativa de um parto real, para abordar o assunto da violência obstétrica. A partir dos desdobramentos dialógicos dos públicos participantes nas referidas apresentações, busco situar quais caminhos esta encenação pode percorrer para ser utilizada como ferramenta poética detonadora de diálogos, novas narrativas e reflexões a respeito do atendimento às gestantes e mães no sistema de saúde brasileiro. |
id |
UFPEL-3_f8c3141b4e2a6b6353deacb791fba264 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufpel:article/15822 |
network_acronym_str |
UFPEL-3 |
network_name_str |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Profanar o sagrado, sacralizar o profanoDesecrate the sacred, sacralize the profane: poetic reflections on performance practices in specific contextsPerformanceMythologies of the feminineChildbirth narrativesObstetric violencePerformanceMitologias do FemininoNarrativas de PartoViolência ObstétricaNo presente relato apresento reflexões sobre uma série de apresentações da performance Mitoprofânica, um solo criado dentro do projeto Performances do Parto, que faz parte da pesquisa prática da dissertação de mestrado “Ecos do Arcaico – narrativas contemporâneas de parto para um novo nascer”, de minha autoria (pela UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina). A encenação foi criada para ser apresentada em eventos e coletivos que lidam com temáticas do nascimento no Brasil; tece uma trama dupla com um dos mitos de Deméter - deusa grega que sintetiza aspectos de poder do feminino - e a narrativa de um parto real, para abordar o assunto da violência obstétrica. A partir dos desdobramentos dialógicos dos públicos participantes nas referidas apresentações, busco situar quais caminhos esta encenação pode percorrer para ser utilizada como ferramenta poética detonadora de diálogos, novas narrativas e reflexões a respeito do atendimento às gestantes e mães no sistema de saúde brasileiro.In the present paper, I introduce reflections about a series of sessions ofthe Mitoprofânica performance, a solo created within the Performances do Parto(Performances of Childbirth) Project, which is a scenic poetic investigation fromthe universe of childbirth as part of a larger universe of practices, the maternal. Theperformance was created to be presented at events and collectives that deal with birthissues in Brazil; weaves a double plot with one of the myths of Demeter - a Greek goddesswho synthesizes aspects of feminine power - and the narrative of a real birth, to addressthe subject of obstetric violence. Based on the dialogical unfolding of the participants inthese presentations, I seek to locate which paths this performance can take to be used asa poetic tool to arouse dialogues, new narratives and reflections on the care of pregnantwomen and mothers in the Brazilian health system.Abecan2019-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionanálise reflexiva de resultados práticos de pesquisa-criação em artes cênicasapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/1582210.15210/interfaces.v19i1.15822Interfaces Brasil/Canadá; v. 19 n. 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 37-53Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 19 No. 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 37-53Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 19 Núm. 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 37-53Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 19 No 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 37-531984-56771519-099410.15210/interfaces.v19i1reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/15822/10156Copyright (c) 2019 Interfaces Brasil/Canadáinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalhaes Carmona, Danielade Miranda, Maria Brígida2020-03-13T16:40:37Zoai:ojs.ufpel:article/15822Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/indexPUBhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/oai||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br1984-56771519-0994opendoar:2020-03-13T16:40:37Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Profanar o sagrado, sacralizar o profano Desecrate the sacred, sacralize the profane: poetic reflections on performance practices in specific contexts |
title |
Profanar o sagrado, sacralizar o profano |
spellingShingle |
Profanar o sagrado, sacralizar o profano Carvalhaes Carmona, Daniela Performance Mythologies of the feminine Childbirth narratives Obstetric violence Performance Mitologias do Feminino Narrativas de Parto Violência Obstétrica |
title_short |
Profanar o sagrado, sacralizar o profano |
title_full |
Profanar o sagrado, sacralizar o profano |
title_fullStr |
Profanar o sagrado, sacralizar o profano |
title_full_unstemmed |
Profanar o sagrado, sacralizar o profano |
title_sort |
Profanar o sagrado, sacralizar o profano |
author |
Carvalhaes Carmona, Daniela |
author_facet |
Carvalhaes Carmona, Daniela de Miranda, Maria Brígida |
author_role |
author |
author2 |
de Miranda, Maria Brígida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalhaes Carmona, Daniela de Miranda, Maria Brígida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Performance Mythologies of the feminine Childbirth narratives Obstetric violence Performance Mitologias do Feminino Narrativas de Parto Violência Obstétrica |
topic |
Performance Mythologies of the feminine Childbirth narratives Obstetric violence Performance Mitologias do Feminino Narrativas de Parto Violência Obstétrica |
description |
No presente relato apresento reflexões sobre uma série de apresentações da performance Mitoprofânica, um solo criado dentro do projeto Performances do Parto, que faz parte da pesquisa prática da dissertação de mestrado “Ecos do Arcaico – narrativas contemporâneas de parto para um novo nascer”, de minha autoria (pela UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina). A encenação foi criada para ser apresentada em eventos e coletivos que lidam com temáticas do nascimento no Brasil; tece uma trama dupla com um dos mitos de Deméter - deusa grega que sintetiza aspectos de poder do feminino - e a narrativa de um parto real, para abordar o assunto da violência obstétrica. A partir dos desdobramentos dialógicos dos públicos participantes nas referidas apresentações, busco situar quais caminhos esta encenação pode percorrer para ser utilizada como ferramenta poética detonadora de diálogos, novas narrativas e reflexões a respeito do atendimento às gestantes e mães no sistema de saúde brasileiro. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion análise reflexiva de resultados práticos de pesquisa-criação em artes cênicas |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/15822 10.15210/interfaces.v19i1.15822 |
url |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/15822 |
identifier_str_mv |
10.15210/interfaces.v19i1.15822 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/15822/10156 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Interfaces Brasil/Canadá info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Interfaces Brasil/Canadá |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Abecan |
publisher.none.fl_str_mv |
Abecan |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interfaces Brasil/Canadá; v. 19 n. 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 37-53 Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 19 No. 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 37-53 Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 19 Núm. 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 37-53 Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 19 No 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 37-53 1984-5677 1519-0994 10.15210/interfaces.v19i1 reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online) instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN) instacron:UFPEL |
instname_str |
Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
collection |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN) |
repository.mail.fl_str_mv |
||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br |
_version_ |
1799756085732573184 |