Profanar o sagrado, sacralizar o profano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalhaes Carmona, Daniela
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Miranda, Maria Brígida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Brasil/Canadá (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/15822
Resumo: No presente relato apresento reflexões sobre uma série de apresentações da performance Mitoprofânica, um solo criado dentro do projeto Performances do Parto, que faz parte da pesquisa prática da dissertação de mestrado “Ecos do Arcaico – narrativas contemporâneas de parto para um novo nascer”, de minha autoria (pela UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina). A encenação foi criada para ser apresentada em eventos e coletivos que lidam com temáticas do nascimento no Brasil; tece uma trama dupla com um dos mitos de Deméter - deusa grega que sintetiza aspectos de poder do feminino - e a narrativa de um parto real, para abordar o assunto da violência obstétrica. A partir dos desdobramentos dialógicos dos públicos participantes nas referidas apresentações, busco situar quais caminhos esta encenação pode percorrer para ser utilizada como ferramenta poética detonadora de diálogos, novas narrativas e reflexões a respeito do atendimento às gestantes e mães no sistema de saúde brasileiro.
id UFPEL-3_f8c3141b4e2a6b6353deacb791fba264
oai_identifier_str oai:ojs.ufpel:article/15822
network_acronym_str UFPEL-3
network_name_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository_id_str
spelling Profanar o sagrado, sacralizar o profanoDesecrate the sacred, sacralize the profane: poetic reflections on performance practices in specific contextsPerformanceMythologies of the feminineChildbirth narrativesObstetric violencePerformanceMitologias do FemininoNarrativas de PartoViolência ObstétricaNo presente relato apresento reflexões sobre uma série de apresentações da performance Mitoprofânica, um solo criado dentro do projeto Performances do Parto, que faz parte da pesquisa prática da dissertação de mestrado “Ecos do Arcaico – narrativas contemporâneas de parto para um novo nascer”, de minha autoria (pela UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina). A encenação foi criada para ser apresentada em eventos e coletivos que lidam com temáticas do nascimento no Brasil; tece uma trama dupla com um dos mitos de Deméter - deusa grega que sintetiza aspectos de poder do feminino - e a narrativa de um parto real, para abordar o assunto da violência obstétrica. A partir dos desdobramentos dialógicos dos públicos participantes nas referidas apresentações, busco situar quais caminhos esta encenação pode percorrer para ser utilizada como ferramenta poética detonadora de diálogos, novas narrativas e reflexões a respeito do atendimento às gestantes e mães no sistema de saúde brasileiro.In the present paper, I introduce reflections about a series of sessions ofthe Mitoprofânica performance, a solo created within the Performances do Parto(Performances of Childbirth) Project, which is a scenic poetic investigation fromthe universe of childbirth as part of a larger universe of practices, the maternal. Theperformance was created to be presented at events and collectives that deal with birthissues in Brazil; weaves a double plot with one of the myths of Demeter - a Greek goddesswho synthesizes aspects of feminine power - and the narrative of a real birth, to addressthe subject of obstetric violence. Based on the dialogical unfolding of the participants inthese presentations, I seek to locate which paths this performance can take to be used asa poetic tool to arouse dialogues, new narratives and reflections on the care of pregnantwomen and mothers in the Brazilian health system.Abecan2019-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionanálise reflexiva de resultados práticos de pesquisa-criação em artes cênicasapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/1582210.15210/interfaces.v19i1.15822Interfaces Brasil/Canadá; v. 19 n. 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 37-53Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 19 No. 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 37-53Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 19 Núm. 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 37-53Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 19 No 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 37-531984-56771519-099410.15210/interfaces.v19i1reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/15822/10156Copyright (c) 2019 Interfaces Brasil/Canadáinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalhaes Carmona, Danielade Miranda, Maria Brígida2020-03-13T16:40:37Zoai:ojs.ufpel:article/15822Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/indexPUBhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/oai||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br1984-56771519-0994opendoar:2020-03-13T16:40:37Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)false
dc.title.none.fl_str_mv Profanar o sagrado, sacralizar o profano
Desecrate the sacred, sacralize the profane: poetic reflections on performance practices in specific contexts
title Profanar o sagrado, sacralizar o profano
spellingShingle Profanar o sagrado, sacralizar o profano
Carvalhaes Carmona, Daniela
Performance
Mythologies of the feminine
Childbirth narratives
Obstetric violence
Performance
Mitologias do Feminino
Narrativas de Parto
Violência Obstétrica
title_short Profanar o sagrado, sacralizar o profano
title_full Profanar o sagrado, sacralizar o profano
title_fullStr Profanar o sagrado, sacralizar o profano
title_full_unstemmed Profanar o sagrado, sacralizar o profano
title_sort Profanar o sagrado, sacralizar o profano
author Carvalhaes Carmona, Daniela
author_facet Carvalhaes Carmona, Daniela
de Miranda, Maria Brígida
author_role author
author2 de Miranda, Maria Brígida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalhaes Carmona, Daniela
de Miranda, Maria Brígida
dc.subject.por.fl_str_mv Performance
Mythologies of the feminine
Childbirth narratives
Obstetric violence
Performance
Mitologias do Feminino
Narrativas de Parto
Violência Obstétrica
topic Performance
Mythologies of the feminine
Childbirth narratives
Obstetric violence
Performance
Mitologias do Feminino
Narrativas de Parto
Violência Obstétrica
description No presente relato apresento reflexões sobre uma série de apresentações da performance Mitoprofânica, um solo criado dentro do projeto Performances do Parto, que faz parte da pesquisa prática da dissertação de mestrado “Ecos do Arcaico – narrativas contemporâneas de parto para um novo nascer”, de minha autoria (pela UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina). A encenação foi criada para ser apresentada em eventos e coletivos que lidam com temáticas do nascimento no Brasil; tece uma trama dupla com um dos mitos de Deméter - deusa grega que sintetiza aspectos de poder do feminino - e a narrativa de um parto real, para abordar o assunto da violência obstétrica. A partir dos desdobramentos dialógicos dos públicos participantes nas referidas apresentações, busco situar quais caminhos esta encenação pode percorrer para ser utilizada como ferramenta poética detonadora de diálogos, novas narrativas e reflexões a respeito do atendimento às gestantes e mães no sistema de saúde brasileiro.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
análise reflexiva de resultados práticos de pesquisa-criação em artes cênicas
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/15822
10.15210/interfaces.v19i1.15822
url https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/15822
identifier_str_mv 10.15210/interfaces.v19i1.15822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/interfaces/article/view/15822/10156
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Interfaces Brasil/Canadá
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Interfaces Brasil/Canadá
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Abecan
publisher.none.fl_str_mv Abecan
dc.source.none.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá; v. 19 n. 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 37-53
Interfaces, Brazil/Canada, Brazilian Journal of Canadian Studies; Vol. 19 No. 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 37-53
Interfaces, Brasil/Canadá; Vol. 19 Núm. 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 37-53
Interfaces, Brésil/Canadá; Vol. 19 No 1 (2019): A arte do Acontecimento - vertentes atuais da arte relacional e participativa; 37-53
1984-5677
1519-0994
10.15210/interfaces.v19i1
reponame:Interfaces Brasil/Canadá (Online)
instname:Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron:UFPEL
instname_str Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Interfaces Brasil/Canadá (Online)
collection Interfaces Brasil/Canadá (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Brasil/Canadá (Online) - Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN)
repository.mail.fl_str_mv ||interfaces.contato@outlook.com|| gunter@terra.com.br
_version_ 1799756085732573184