O que restou depois da grande onda: imagem e linguagem como sintomas em "Contact" e "Repetition Window", de Mé

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante Ribeiro, Helano Jader
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferreira Cuadros, Lóren Cristine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno de Letras (Pelotas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/20359
Resumo: Com o intuito de abordar a instabilidade do mundo em que vivemos, o trio de artistas japoneses “Mé” criou uma série de obras que desafiam a forma como o público percebe a fisicalidade de tudo a seu redor. A instalação intitulada “Contact” assume o formato de ondas do mar, evidenciando a preocupação com o futuro dos oceanos ao mesmo tempo em que remete à vulnerabilidade do homem diante das forças da natureza e à destruição associada ao terremoto e ao tsunami que atingiram o Japão em 2011. Por sua vez, “Repetition Window” consiste em uma instalação interativa em que o observador é convidado a visitar os arredores devastados da cidade de Ishinomaki e reconstruí-la mentalmente, imaginando como era antes do desastre. Partindo da análise comparativa das duas obras em questão, o presente artigo tenciona abordar o retorno sintomal da imagem relacionada à experiência traumática – que também é uma experiência da linguagem – como forma de resistência ao esquecimento em contraponto com as estratégias de reconstrução e foco absoluto no porvir instauradas pelo governo japonês, que têm exercido impacto negativo nas vidas de vários sobreviventes da tragédia.
id UFPEL-4_104f8ccee184c2f8eb0c17ac17ea99b5
oai_identifier_str oai:ojs.ufpel:article/20359
network_acronym_str UFPEL-4
network_name_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository_id_str
spelling O que restou depois da grande onda: imagem e linguagem como sintomas em "Contact" e "Repetition Window", de MéImagemlinguagemMémemóriasintoma.Com o intuito de abordar a instabilidade do mundo em que vivemos, o trio de artistas japoneses “Mé” criou uma série de obras que desafiam a forma como o público percebe a fisicalidade de tudo a seu redor. A instalação intitulada “Contact” assume o formato de ondas do mar, evidenciando a preocupação com o futuro dos oceanos ao mesmo tempo em que remete à vulnerabilidade do homem diante das forças da natureza e à destruição associada ao terremoto e ao tsunami que atingiram o Japão em 2011. Por sua vez, “Repetition Window” consiste em uma instalação interativa em que o observador é convidado a visitar os arredores devastados da cidade de Ishinomaki e reconstruí-la mentalmente, imaginando como era antes do desastre. Partindo da análise comparativa das duas obras em questão, o presente artigo tenciona abordar o retorno sintomal da imagem relacionada à experiência traumática – que também é uma experiência da linguagem – como forma de resistência ao esquecimento em contraponto com as estratégias de reconstrução e foco absoluto no porvir instauradas pelo governo japonês, que têm exercido impacto negativo nas vidas de vários sobreviventes da tragédia.Universidade Federal de Pelotas2021-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/2035910.15210/cdl.v0i38.20359Caderno de Letras; n. 38 (2020): HISTÓRIAS DA LITERATURA INFANTIL; 393-4072358-14090102-957610.15210/cdl.v0i38reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/20359/12607Copyright (c) 2021 Lóren Cristine Ferreira Cuadros, Helano Jader Cavalcante Ribeirohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCavalcante Ribeiro, Helano JaderFerreira Cuadros, Lóren Cristine2021-01-19T12:12:26Zoai:ojs.ufpel:article/20359Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2021-01-19T12:12:26Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O que restou depois da grande onda: imagem e linguagem como sintomas em "Contact" e "Repetition Window", de Mé
title O que restou depois da grande onda: imagem e linguagem como sintomas em "Contact" e "Repetition Window", de Mé
spellingShingle O que restou depois da grande onda: imagem e linguagem como sintomas em "Contact" e "Repetition Window", de Mé
Cavalcante Ribeiro, Helano Jader
Imagem
linguagem

memória
sintoma.
title_short O que restou depois da grande onda: imagem e linguagem como sintomas em "Contact" e "Repetition Window", de Mé
title_full O que restou depois da grande onda: imagem e linguagem como sintomas em "Contact" e "Repetition Window", de Mé
title_fullStr O que restou depois da grande onda: imagem e linguagem como sintomas em "Contact" e "Repetition Window", de Mé
title_full_unstemmed O que restou depois da grande onda: imagem e linguagem como sintomas em "Contact" e "Repetition Window", de Mé
title_sort O que restou depois da grande onda: imagem e linguagem como sintomas em "Contact" e "Repetition Window", de Mé
author Cavalcante Ribeiro, Helano Jader
author_facet Cavalcante Ribeiro, Helano Jader
Ferreira Cuadros, Lóren Cristine
author_role author
author2 Ferreira Cuadros, Lóren Cristine
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante Ribeiro, Helano Jader
Ferreira Cuadros, Lóren Cristine
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem
linguagem

memória
sintoma.
topic Imagem
linguagem

memória
sintoma.
description Com o intuito de abordar a instabilidade do mundo em que vivemos, o trio de artistas japoneses “Mé” criou uma série de obras que desafiam a forma como o público percebe a fisicalidade de tudo a seu redor. A instalação intitulada “Contact” assume o formato de ondas do mar, evidenciando a preocupação com o futuro dos oceanos ao mesmo tempo em que remete à vulnerabilidade do homem diante das forças da natureza e à destruição associada ao terremoto e ao tsunami que atingiram o Japão em 2011. Por sua vez, “Repetition Window” consiste em uma instalação interativa em que o observador é convidado a visitar os arredores devastados da cidade de Ishinomaki e reconstruí-la mentalmente, imaginando como era antes do desastre. Partindo da análise comparativa das duas obras em questão, o presente artigo tenciona abordar o retorno sintomal da imagem relacionada à experiência traumática – que também é uma experiência da linguagem – como forma de resistência ao esquecimento em contraponto com as estratégias de reconstrução e foco absoluto no porvir instauradas pelo governo japonês, que têm exercido impacto negativo nas vidas de vários sobreviventes da tragédia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/20359
10.15210/cdl.v0i38.20359
url https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/20359
identifier_str_mv 10.15210/cdl.v0i38.20359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/20359/12607
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Lóren Cristine Ferreira Cuadros, Helano Jader Cavalcante Ribeiro
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Lóren Cristine Ferreira Cuadros, Helano Jader Cavalcante Ribeiro
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv Caderno de Letras; n. 38 (2020): HISTÓRIAS DA LITERATURA INFANTIL; 393-407
2358-1409
0102-9576
10.15210/cdl.v0i38
reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
collection Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv cadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com
_version_ 1799755958634676224