ACABOU O HORROR: A ADAPTAÇÃO DA NETFLIX PARA SWEET TOOTH
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/22664 |
Resumo: | O artigo objetiva fazer um trabalho comparativo entre a graphic novel Sweet Tooth (2009-2013), do autor canadense Jeff Lemire, e a série homônima lançada pela Netflix em 2021, em adaptação de Jim Mickle. Serão consideradas as principais modificações da série em relação ao texto original. A pesquisa examinará como alguns elementos visuais e textuais principalmente do Horror (normalmente ligado ao Gótico) são claramente evitados na série, que prefere focar em elementos fantásticos ou realistas. A presente análise será feita principalmente observando teorias a respeito do Horror e do Gótico e sobre adaptação intermidiática. |
id |
UFPEL-4_1fdbfa3fab7930d2fc8a492227264871 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufpel:article/22664 |
network_acronym_str |
UFPEL-4 |
network_name_str |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ACABOU O HORROR: A ADAPTAÇÃO DA NETFLIX PARA SWEET TOOTHNO MORE HORROR: NETFLIX’S ADAPTATION FOR SWEET TOOTHLiterature; television; adaptation, gothic; horror; graphic novel.Literatura; televisão; adaptação; gótico; horror; novela gráfica.O artigo objetiva fazer um trabalho comparativo entre a graphic novel Sweet Tooth (2009-2013), do autor canadense Jeff Lemire, e a série homônima lançada pela Netflix em 2021, em adaptação de Jim Mickle. Serão consideradas as principais modificações da série em relação ao texto original. A pesquisa examinará como alguns elementos visuais e textuais principalmente do Horror (normalmente ligado ao Gótico) são claramente evitados na série, que prefere focar em elementos fantásticos ou realistas. A presente análise será feita principalmente observando teorias a respeito do Horror e do Gótico e sobre adaptação intermidiática.This article intends to do a comparative work between the graphic novel Sweet Tooth by Canadian writer Jeff Lemire (2009-2013) and the homonymous 2021 Netflix series, in an adaptation by Jim Mickle. The research considers the main alterations presented by the series in relation to the original text and examines the clear avoidance, again in the series, of visual and textual elements mainly from horror (normally connected to the gothic), because Netflix’s Sweet Tooth prefers to focus on fantastic or realistic elements. The present analysis will be made mainly in the light of theories about horror, the gothic and intermediatic adaptation.Universidade Federal de Pelotas2023-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/22664Caderno de Letras; n. 45 (2023): O INSÓLITO FICCIONAL DA TELA AOS LIVROS, DOS LIVROS À TELA: ADAPTAÇÕES, RECRIAÇÕES, TRADUÇÕES, MENÇÕES; 223-2392358-14090102-957610.15210/cdl.vi45reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/22664/18661Copyright (c) 2023 Érica Rodrigues Fonteshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Fontes, Érica2023-10-23T13:28:40Zoai:ojs.ufpel:article/22664Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2023-10-23T13:28:40Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ACABOU O HORROR: A ADAPTAÇÃO DA NETFLIX PARA SWEET TOOTH NO MORE HORROR: NETFLIX’S ADAPTATION FOR SWEET TOOTH |
title |
ACABOU O HORROR: A ADAPTAÇÃO DA NETFLIX PARA SWEET TOOTH |
spellingShingle |
ACABOU O HORROR: A ADAPTAÇÃO DA NETFLIX PARA SWEET TOOTH Rodrigues Fontes, Érica Literature; television; adaptation, gothic; horror; graphic novel. Literatura; televisão; adaptação; gótico; horror; novela gráfica. |
title_short |
ACABOU O HORROR: A ADAPTAÇÃO DA NETFLIX PARA SWEET TOOTH |
title_full |
ACABOU O HORROR: A ADAPTAÇÃO DA NETFLIX PARA SWEET TOOTH |
title_fullStr |
ACABOU O HORROR: A ADAPTAÇÃO DA NETFLIX PARA SWEET TOOTH |
title_full_unstemmed |
ACABOU O HORROR: A ADAPTAÇÃO DA NETFLIX PARA SWEET TOOTH |
title_sort |
ACABOU O HORROR: A ADAPTAÇÃO DA NETFLIX PARA SWEET TOOTH |
author |
Rodrigues Fontes, Érica |
author_facet |
Rodrigues Fontes, Érica |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues Fontes, Érica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literature; television; adaptation, gothic; horror; graphic novel. Literatura; televisão; adaptação; gótico; horror; novela gráfica. |
topic |
Literature; television; adaptation, gothic; horror; graphic novel. Literatura; televisão; adaptação; gótico; horror; novela gráfica. |
description |
O artigo objetiva fazer um trabalho comparativo entre a graphic novel Sweet Tooth (2009-2013), do autor canadense Jeff Lemire, e a série homônima lançada pela Netflix em 2021, em adaptação de Jim Mickle. Serão consideradas as principais modificações da série em relação ao texto original. A pesquisa examinará como alguns elementos visuais e textuais principalmente do Horror (normalmente ligado ao Gótico) são claramente evitados na série, que prefere focar em elementos fantásticos ou realistas. A presente análise será feita principalmente observando teorias a respeito do Horror e do Gótico e sobre adaptação intermidiática. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/22664 |
url |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/22664 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/22664/18661 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Érica Rodrigues Fontes http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Érica Rodrigues Fontes http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pelotas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caderno de Letras; n. 45 (2023): O INSÓLITO FICCIONAL DA TELA AOS LIVROS, DOS LIVROS À TELA: ADAPTAÇÕES, RECRIAÇÕES, TRADUÇÕES, MENÇÕES; 223-239 2358-1409 0102-9576 10.15210/cdl.vi45 reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online) instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) instacron:UFPEL |
instname_str |
Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
instacron_str |
UFPEL |
institution |
UFPEL |
reponame_str |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
collection |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com |
_version_ |
1799755959560568832 |