ACABOU O HORROR: A ADAPTAÇÃO DA NETFLIX PARA SWEET TOOTH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Fontes, Érica
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno de Letras (Pelotas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/22664
Resumo: O artigo objetiva fazer um trabalho comparativo entre a graphic novel Sweet Tooth (2009-2013), do autor canadense Jeff Lemire, e a série homônima lançada pela Netflix em 2021, em adaptação de Jim Mickle. Serão consideradas as principais modificações da série em relação ao texto original. A pesquisa examinará como alguns elementos visuais e textuais principalmente do Horror (normalmente ligado ao Gótico) são claramente evitados na série, que prefere focar em elementos fantásticos ou realistas. A presente análise será feita principalmente observando teorias a respeito do Horror e do Gótico e sobre adaptação intermidiática.
id UFPEL-4_1fdbfa3fab7930d2fc8a492227264871
oai_identifier_str oai:ojs.ufpel:article/22664
network_acronym_str UFPEL-4
network_name_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository_id_str
spelling ACABOU O HORROR: A ADAPTAÇÃO DA NETFLIX PARA SWEET TOOTHNO MORE HORROR: NETFLIX’S ADAPTATION FOR SWEET TOOTHLiterature; television; adaptation, gothic; horror; graphic novel.Literatura; televisão; adaptação; gótico; horror; novela gráfica.O artigo objetiva fazer um trabalho comparativo entre a graphic novel Sweet Tooth (2009-2013), do autor canadense Jeff Lemire, e a série homônima lançada pela Netflix em 2021, em adaptação de Jim Mickle. Serão consideradas as principais modificações da série em relação ao texto original. A pesquisa examinará como alguns elementos visuais e textuais principalmente do Horror (normalmente ligado ao Gótico) são claramente evitados na série, que prefere focar em elementos fantásticos ou realistas. A presente análise será feita principalmente observando teorias a respeito do Horror e do Gótico e sobre adaptação intermidiática.This article intends to do a comparative work between the graphic novel Sweet Tooth by Canadian writer Jeff Lemire (2009-2013) and the homonymous 2021 Netflix series, in an adaptation by Jim Mickle. The research considers the main alterations presented by the series in relation to the original text and examines the clear avoidance, again in the series, of visual and textual elements mainly from horror (normally connected to the gothic), because Netflix’s Sweet Tooth prefers to focus on fantastic or realistic elements. The present analysis will be made mainly in the light of theories about horror, the gothic and intermediatic adaptation.Universidade Federal de Pelotas2023-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/22664Caderno de Letras; n. 45 (2023): O INSÓLITO FICCIONAL DA TELA AOS LIVROS, DOS LIVROS À TELA: ADAPTAÇÕES, RECRIAÇÕES, TRADUÇÕES, MENÇÕES; 223-2392358-14090102-957610.15210/cdl.vi45reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttps://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/22664/18661Copyright (c) 2023 Érica Rodrigues Fonteshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Fontes, Érica2023-10-23T13:28:40Zoai:ojs.ufpel:article/22664Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2023-10-23T13:28:40Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv ACABOU O HORROR: A ADAPTAÇÃO DA NETFLIX PARA SWEET TOOTH
NO MORE HORROR: NETFLIX’S ADAPTATION FOR SWEET TOOTH
title ACABOU O HORROR: A ADAPTAÇÃO DA NETFLIX PARA SWEET TOOTH
spellingShingle ACABOU O HORROR: A ADAPTAÇÃO DA NETFLIX PARA SWEET TOOTH
Rodrigues Fontes, Érica
Literature; television; adaptation, gothic; horror; graphic novel.
Literatura; televisão; adaptação; gótico; horror; novela gráfica.
title_short ACABOU O HORROR: A ADAPTAÇÃO DA NETFLIX PARA SWEET TOOTH
title_full ACABOU O HORROR: A ADAPTAÇÃO DA NETFLIX PARA SWEET TOOTH
title_fullStr ACABOU O HORROR: A ADAPTAÇÃO DA NETFLIX PARA SWEET TOOTH
title_full_unstemmed ACABOU O HORROR: A ADAPTAÇÃO DA NETFLIX PARA SWEET TOOTH
title_sort ACABOU O HORROR: A ADAPTAÇÃO DA NETFLIX PARA SWEET TOOTH
author Rodrigues Fontes, Érica
author_facet Rodrigues Fontes, Érica
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues Fontes, Érica
dc.subject.por.fl_str_mv Literature; television; adaptation, gothic; horror; graphic novel.
Literatura; televisão; adaptação; gótico; horror; novela gráfica.
topic Literature; television; adaptation, gothic; horror; graphic novel.
Literatura; televisão; adaptação; gótico; horror; novela gráfica.
description O artigo objetiva fazer um trabalho comparativo entre a graphic novel Sweet Tooth (2009-2013), do autor canadense Jeff Lemire, e a série homônima lançada pela Netflix em 2021, em adaptação de Jim Mickle. Serão consideradas as principais modificações da série em relação ao texto original. A pesquisa examinará como alguns elementos visuais e textuais principalmente do Horror (normalmente ligado ao Gótico) são claramente evitados na série, que prefere focar em elementos fantásticos ou realistas. A presente análise será feita principalmente observando teorias a respeito do Horror e do Gótico e sobre adaptação intermidiática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/22664
url https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/22664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/22664/18661
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Érica Rodrigues Fontes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Érica Rodrigues Fontes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv Caderno de Letras; n. 45 (2023): O INSÓLITO FICCIONAL DA TELA AOS LIVROS, DOS LIVROS À TELA: ADAPTAÇÕES, RECRIAÇÕES, TRADUÇÕES, MENÇÕES; 223-239
2358-1409
0102-9576
10.15210/cdl.vi45
reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
collection Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv cadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com
_version_ 1799755959560568832