DISCURSOS DE/SOBRE AMÉRICA LATINA NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: “A HISTÓRIA QUE A HISTÓRIA NÃO CONTA”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colaça, Joyce Palha
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno de Letras (Pelotas. Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/22976
Resumo: Partindo das reflexões de Orlandi em Terra à vista e na continuidade de sua produção acerca dos discursos sobre os índios no Brasil, a proposta apresentada no texto em tela é compreender como tais discussões podem ocupar as aulas de língua espanhola no Brasil, promovendo como foco os conhecimentos sobre a América Latina produzidos por sujeitos deste espaço. Inscrito no campo teórico da Análise do Discurso de linha francesa na relação que estabelece com as questões sobre a língua e os saberes constituídos no Brasil, as análises sobre a forma como a invasão é significada e celebrada nos enunciados acerca do Día de la Hispanidad buscam compreender os processos de produção de sentidos que repetem as violências, físicas y simbólicas, pelas quais passaram os povos originários. Como forma de desconstruir os sentidos sobre um suposto lugar de destaque do colonizador são apresentados recortes de materiais produzidos no âmbito dos cursos de língua espanhola da Universidade Federal de Sergipe, que têm como objetivo possibilitar caminhar por outros espaços, outros discursos sobre a América Latina. A proposta é, por fim, considerar uma educação linguística de base discursiva, que possibilite a formação de professores e professoras de língua espanhola capazes de promoverem outros saberes em suas aulas.
id UFPEL-4_29a212c301027f998d7b94d71856d8eb
oai_identifier_str oai:ojs.10.0.0.224:article/22976
network_acronym_str UFPEL-4
network_name_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository_id_str
spelling DISCURSOS DE/SOBRE AMÉRICA LATINA NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: “A HISTÓRIA QUE A HISTÓRIA NÃO CONTA”América Latina; discursos de/sobre; educação linguística em língua espanhola.Partindo das reflexões de Orlandi em Terra à vista e na continuidade de sua produção acerca dos discursos sobre os índios no Brasil, a proposta apresentada no texto em tela é compreender como tais discussões podem ocupar as aulas de língua espanhola no Brasil, promovendo como foco os conhecimentos sobre a América Latina produzidos por sujeitos deste espaço. Inscrito no campo teórico da Análise do Discurso de linha francesa na relação que estabelece com as questões sobre a língua e os saberes constituídos no Brasil, as análises sobre a forma como a invasão é significada e celebrada nos enunciados acerca do Día de la Hispanidad buscam compreender os processos de produção de sentidos que repetem as violências, físicas y simbólicas, pelas quais passaram os povos originários. Como forma de desconstruir os sentidos sobre um suposto lugar de destaque do colonizador são apresentados recortes de materiais produzidos no âmbito dos cursos de língua espanhola da Universidade Federal de Sergipe, que têm como objetivo possibilitar caminhar por outros espaços, outros discursos sobre a América Latina. A proposta é, por fim, considerar uma educação linguística de base discursiva, que possibilite a formação de professores e professoras de língua espanhola capazes de promoverem outros saberes em suas aulas. Universidade Federal de PelotasColaça, Joyce Palha2022-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/2297610.15210/cdl.v0i0.22976Caderno de Letras; 2022: Número especial - 30 ANOS DE TERRA À VISTA. UMA HOMENAGEM A ENI ORLANDI; 89-1102358-14090102-957610.15210/cdl.v0i0reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELporhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/22976/14407Direitos autorais 2022 Joyce Palha Colaçahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-02T15:31:00Zoai:ojs.10.0.0.224:article/22976Revistahttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/indexPUBhttp://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/oaicadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com2358-14090102-9576opendoar:2022-06-02T15:31Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
dc.title.none.fl_str_mv DISCURSOS DE/SOBRE AMÉRICA LATINA NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: “A HISTÓRIA QUE A HISTÓRIA NÃO CONTA”
title DISCURSOS DE/SOBRE AMÉRICA LATINA NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: “A HISTÓRIA QUE A HISTÓRIA NÃO CONTA”
spellingShingle DISCURSOS DE/SOBRE AMÉRICA LATINA NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: “A HISTÓRIA QUE A HISTÓRIA NÃO CONTA”
Colaça, Joyce Palha
América Latina; discursos de/sobre; educação linguística em língua espanhola.
title_short DISCURSOS DE/SOBRE AMÉRICA LATINA NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: “A HISTÓRIA QUE A HISTÓRIA NÃO CONTA”
title_full DISCURSOS DE/SOBRE AMÉRICA LATINA NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: “A HISTÓRIA QUE A HISTÓRIA NÃO CONTA”
title_fullStr DISCURSOS DE/SOBRE AMÉRICA LATINA NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: “A HISTÓRIA QUE A HISTÓRIA NÃO CONTA”
title_full_unstemmed DISCURSOS DE/SOBRE AMÉRICA LATINA NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: “A HISTÓRIA QUE A HISTÓRIA NÃO CONTA”
title_sort DISCURSOS DE/SOBRE AMÉRICA LATINA NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA: “A HISTÓRIA QUE A HISTÓRIA NÃO CONTA”
author Colaça, Joyce Palha
author_facet Colaça, Joyce Palha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Colaça, Joyce Palha
dc.subject.por.fl_str_mv América Latina; discursos de/sobre; educação linguística em língua espanhola.
topic América Latina; discursos de/sobre; educação linguística em língua espanhola.
description Partindo das reflexões de Orlandi em Terra à vista e na continuidade de sua produção acerca dos discursos sobre os índios no Brasil, a proposta apresentada no texto em tela é compreender como tais discussões podem ocupar as aulas de língua espanhola no Brasil, promovendo como foco os conhecimentos sobre a América Latina produzidos por sujeitos deste espaço. Inscrito no campo teórico da Análise do Discurso de linha francesa na relação que estabelece com as questões sobre a língua e os saberes constituídos no Brasil, as análises sobre a forma como a invasão é significada e celebrada nos enunciados acerca do Día de la Hispanidad buscam compreender os processos de produção de sentidos que repetem as violências, físicas y simbólicas, pelas quais passaram os povos originários. Como forma de desconstruir os sentidos sobre um suposto lugar de destaque do colonizador são apresentados recortes de materiais produzidos no âmbito dos cursos de língua espanhola da Universidade Federal de Sergipe, que têm como objetivo possibilitar caminhar por outros espaços, outros discursos sobre a América Latina. A proposta é, por fim, considerar uma educação linguística de base discursiva, que possibilite a formação de professores e professoras de língua espanhola capazes de promoverem outros saberes em suas aulas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/22976
10.15210/cdl.v0i0.22976
url http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/22976
identifier_str_mv 10.15210/cdl.v0i0.22976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/22976/14407
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Joyce Palha Colaça
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Joyce Palha Colaça
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pelotas
dc.source.none.fl_str_mv Caderno de Letras; 2022: Número especial - 30 ANOS DE TERRA À VISTA. UMA HOMENAGEM A ENI ORLANDI; 89-110
2358-1409
0102-9576
10.15210/cdl.v0i0
reponame:Caderno de Letras (Pelotas. Online)
instname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron:UFPEL
instname_str Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
instacron_str UFPEL
institution UFPEL
reponame_str Caderno de Letras (Pelotas. Online)
collection Caderno de Letras (Pelotas. Online)
repository.name.fl_str_mv Caderno de Letras (Pelotas. Online) - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
repository.mail.fl_str_mv cadernodeletras@ufpel.edu.br||cadernodeletras@ufpel.edu.br|| hjcribeiro@gmail.com|| fonseca.claudialorena@gmail.com
_version_ 1750217249750253568