Modos de dizer a América Latina nos livros didáticos de língua espanhola : avanços e silenciamentos
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Data de Publicação: | 2021 |
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Resumo: | Este trabalho tem como objetivo compreender os modos de dizer a América Latina em livros didáticos (LD) de língua espanhola (LE), a fim de observar possíveis gestos de silenciamento de países que compõem essa região. Almejamos contribuir com as pesquisas sobre o processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola para brasileiros e nos somamos às reflexões que primam para que, nesse processo, essa língua e os países onde é falada estejam presentes em uma perspectiva humana, crítica e heterogênea. A partir de observações empíricas, identificamos alguns gestos de silenciamento em torno da América Latina. Por isso, buscamos entender como esses silenciamentos se constroem, porque compreendemos que assim poderemos contribuir para a construção de um olhar em que a aula de LE, com o suporte do livro didático, seja um lugar de presença para uma América Latina compreendida conforme sua heterogeneidade constitutiva, pois defendemos que a escola pode ser um espaço em que a língua espanhola e os latino-americanos encontrem um lugar de dizer, ou seja, um espaço de existência e resistência. Para levar a cabo essa discussão, analisamos livros didáticos de LE, tomando como base teórica, fundamentalmente, os princípios da Análise do Discurso de filiação pecheuxtiana e dos estudos em Glotopolítica. Após análises de livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático, observamos que alguns países latino-americanos sofrem efeitos do silenciamento, enquanto outros ganham um lugar de maior evidência, resultando na criação de centros de referência na América Latina, que refletem a configuração atual das relações de poder entre os países latino-americanos. Tal fato se relaciona, segundo pudemos observar, com o modo como as políticas linguísticas para o ensino de línguas estrangeiras tem se estruturado no Brasil e à reconfiguração de relações coloniais que repercutem nos livros didáticos. Em decorrência dos resultados encontrados e das discussões teóricas tecidas, refletimos acerca da possibilidade de que se pense o tratamento dado à América Latina nos LD de LE a partir do olhar da educação intercultural. |
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OLIVEIRA, Flávia Farias dehttp://lattes.cnpq.br/0567981026894586http://lattes.cnpq.br/5498953650037116DE NARDI, Fabiele Stockmans2021-06-28T17:39:50Z2021-06-28T17:39:50Z2021-03-11OLIVEIRA, Flávia Farias de. Modos de dizer a América Latina nos livros didáticos de língua espanhola: avanços e silenciamentos. 2021. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40361ark:/64986/001300000mq2cEste trabalho tem como objetivo compreender os modos de dizer a América Latina em livros didáticos (LD) de língua espanhola (LE), a fim de observar possíveis gestos de silenciamento de países que compõem essa região. Almejamos contribuir com as pesquisas sobre o processo de ensino e aprendizagem de língua espanhola para brasileiros e nos somamos às reflexões que primam para que, nesse processo, essa língua e os países onde é falada estejam presentes em uma perspectiva humana, crítica e heterogênea. A partir de observações empíricas, identificamos alguns gestos de silenciamento em torno da América Latina. Por isso, buscamos entender como esses silenciamentos se constroem, porque compreendemos que assim poderemos contribuir para a construção de um olhar em que a aula de LE, com o suporte do livro didático, seja um lugar de presença para uma América Latina compreendida conforme sua heterogeneidade constitutiva, pois defendemos que a escola pode ser um espaço em que a língua espanhola e os latino-americanos encontrem um lugar de dizer, ou seja, um espaço de existência e resistência. Para levar a cabo essa discussão, analisamos livros didáticos de LE, tomando como base teórica, fundamentalmente, os princípios da Análise do Discurso de filiação pecheuxtiana e dos estudos em Glotopolítica. Após análises de livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático, observamos que alguns países latino-americanos sofrem efeitos do silenciamento, enquanto outros ganham um lugar de maior evidência, resultando na criação de centros de referência na América Latina, que refletem a configuração atual das relações de poder entre os países latino-americanos. Tal fato se relaciona, segundo pudemos observar, com o modo como as políticas linguísticas para o ensino de línguas estrangeiras tem se estruturado no Brasil e à reconfiguração de relações coloniais que repercutem nos livros didáticos. Em decorrência dos resultados encontrados e das discussões teóricas tecidas, refletimos acerca da possibilidade de que se pense o tratamento dado à América Latina nos LD de LE a partir do olhar da educação intercultural.Este trabajo tiene como objetivo comprender los modos de decir América Latina en libros didácticos (LD) de lengua española (LE), a fin de observar posibles gestos de silenciamiento de países que componen esa región. Buscamos contribuir con las investigaciones sobre el proceso de enseñanza y aprendizaje de la lengua española para brasileños y nos sumamos a las reflexiones que defienden que en ese proceso esta lengua y los países donde es lengua oficial estén presentes en una perspectiva humana, crítica y heterogénea. A partir de observaciones empíricas, identificamos algunos gestos de silenciamiento entorno a América Latina. Por eso buscamos entender como estos silenciamientos se construyen, porque comprendemos que así podremos colaborar para la construcción de una mirada en que la clase de LE, con el soporte del libro didáctico, sea un lugar de presencia para una América Latina comprendida según su heterogeneidad constitutiva, pues defendemos que la escuela puede ser un espacio en que la lengua española y los latinoamericanos encuentren un lugar de decir, o sea, un espacio de existencia y resistencia. Para llevar a cabo esa discusión, analizamos libros didácticos de LE, tomando como base teórica, fundamentalmente, los principios del Análisis del Discurso de filiación pecheuxtiana y de los estudios en Glotopolítica. Tras análisis de libros didácticos aprobados por el Programa Nacional do Livro Didático, observamos que algunos países latinoamericanos sufren los efectos del silenciamiento, mientras otros ganan un lugar de mayor evidencia, resultando en la creación de centros de referencia en América Latina, que refleten la configuración actual de las relaciones de poder entre los países latinoamericanos. Tal hecho se relaciona, según hemos podido observar, con el modo como las políticas lingüísticas para la enseñanza de lenguas extranjeras se han estructurado en Brasil y a la reconfiguración de relaciones coloniales que repercuten en los libros didácticos. Debido a los resultados obtenidos y a nuestras discusiones teóricas, reflexionamos acerca de la posibilidad de que se piense el tratamiento dado a América Latina en los LD de LE a partir de una educación intercultural.This work aims to understand ways of referencing Latin America in textbooks (LD) in Spanish Language (LE) to observe possible muzzling moves of countries comprising this region. We wish to contribute with research about the process of teaching and learning of Spanish Language for Brazilians and add reflections that focus on the process in which this language and the countries where it is spoken are present in a human, critical and heterogeneous perspective. From empirical observations, some silencing moves were identified among Latin America. For that, the search is to understand how the silencing behaviors are built, as it is understood that in this way it will be possible to contribute to the construction of a perspective in which LE lessons, with the support of a textbook, may be a place of presence for Latin America understood according to its constitutive heterogeneity. Therefore, it is advocated that the school may be a place in which the Spanish Language and Latin Americans find a place to say something, that is, a space for existence and resistance. For that end, textbooks of LE were analyzed taking their theoretical framework as basis, fundamentally, the principles of Discourse Analysis from Pecheux affiliation and studies in Glotopolitics. After the analysis of the textbooks approved by the Programa Nacional do Livro Didático, it was observed that some Latin American countries suffer the effects of muzzling, while others gain a place of more evidence, resulting in the creation reference centers in Latin America, that reflect the yearly outline of power relations among Latin American countries. This fact is related to, as it can be observed, a way in which linguistic policies for the foreign language teaching are organizing themselves in Brazil and the reconfiguration of colonial relations that affects in the textbooks. In relation to the findings and theoretical reflections which were expressed here, it is argued that a discussion about the treatment which is given to Latin America in LD and LE, from an educational and intercultural perspective, should be possible.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLíngua espanholaAmérica LatinaLivro didáticoSilenciamentoInterculturalidadeModos de dizer a América Latina nos livros didáticos de língua espanhola : avanços e silenciamentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Flávia Farias de Oliveira.pdfTESE Flávia Farias de Oliveira.pdfapplication/pdf2757800https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40361/1/TESE%20Fl%c3%a1via%20Farias%20de%20Oliveira.pdf4c67a772c77cab0d711e8ee296bbdfb7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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