TABUS E TEMAS POLÊMICOS – A LITERATURA INFANTIL E JUVENIL SOB CENSURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Sílvia de Fátima Pilegi
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza, Renata Junqueira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caderno de Letras (Pelotas. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/cadernodeletras/article/view/19173
Resumo: O objetivo deste texto é suscitar reflexões em torno da censura de obras literárias voltadas ao público infantil e juvenil que tocam em tabus e temas polêmicos de nossa sociedade. Parte-se da premissa de que a leitura de textos que tematizam conflitos e dramas humanos pode possibilitar aos leitores pensarem sobre suas próprias vidas e experiências e ressignificá-las. Para instaurar o diálogo aqui proposto, indaga-se: é possível ao professor/mediador de leitura não abordar tabus e temas polêmicos no interior das escolas e, mesmo assim, colocar-se como formador de leitores sensíveis, críticos e proficientes? Há literatura infantil inadequada ou inadequação na forma de abordagem dos textos?A análise se apoia nos contos A triste história de Eredegalda (BRANT, 2013) e Pele de Asno (PERRAULT, 1697/2016) e na Nota Técnica sobre o livro “Enquanto o sono não vem” (CEALE, 2017).
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